Prêmio Abdias Nascimento será entregue dia 07 de novembro no Rio de Janeiro

Enviado por / FonteDa Lista Racial 

A cerimônia de entrega do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento será no dia 7 de novembro no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon (RJ). Os vencedores das sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros) serão conhecidos somente na noite de premiação.

As inscrições contabilizaram mais de 150 trabalhos jornalísticos. Os destaques foram para as categorias Mídia Impressa e Televisão: ambas empataram 21% do total de inscritos. A segunda colocada foi a Internet (18%), seguida pela Categoria Especial de Gênero (16%). A Mídia Alternativa participou com 12% do total de inscrições, enquanto Rádio e Fotografia somaram 8% e 4% respectivamente.

Do ponto de vista regional, a região Sudeste foi a campeã no número de inscritos (51% do total). A segunda região foi o Nordeste (29%), seguida pelo Centro-Oeste (14%). As regiões Sul e Norte, aparecem, respectivamente com 5% e 1% do total.

Finalistas

Após análise da Comissão de Pré-Seleção, os trabalhos estão sendo avaliados pela Comissão Julgadora, responsável pela escolha dos três finalistas em cada categoria. Os contemplados que seguirão para a etapa final vão ser anunciados em breve.

Lançado em maio pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), o prêmio faz uma homenagem ao ex-Senador Abdias Nascimento, um dos ícones da luta contra o racismo no Brasil, falecido em maio aos 97 anos.

O Prêmio Jornalista Abdias Nascimento é uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), vinculada ao SJPMRJ. E conta com a parceria da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), do Centro de Informações das Nações Unidas (ONU) e da Fundação Cultural Palmares. Tem ainda o apoio da Superintendência de Igualdade Racial do Estado do Rio de Janeiro (SUPIR) e do Conselho Estadual dos Direitos dos Negros (CEDINE). O patrocínio é da Fundação Ford, Fundação W. K. Kellogg e da Oi.

 

 

 

+ sobre o tema

Consciência Negra programação Mato Grosso do Sul 2011

05/11 Feira da Agricultura Familiar de Furnas dos...

O golpe à democracia e a população negra

Muito já foi dito sobre os últimos fatos políticos...

“Vogue Itália” lança edição especial só com Barbies negras

Após provocar burburinho no mundo da moda com a...

Consciência negra é mudança. Mudança para o novo

Ao longo de nossa história recente, diversos movimentos sociais...

para lembrar

Amarras das letras: das críticas ao academicismo da militância

Ou: porque a crítica ao academicismo de negros e...

HQ Angola Janga – Uma História de Palmares vai ganhar uma minissérie nos EUA

Graphic novel de Marcelo D’Salete será adaptada pela produtora...

Mário Soares: ‘Os mercados não podem ser os senhores do Estado’

Por: SIMONE DUARTE O antigo Presidente da República diz...
spot_imgspot_img

Milton Nascimento recebe título de ‘Doutor Honoris Causa’ pela Unicamp

O Conselho Universitário da Unicamp (Consu) aprovou, nesta terça-feira (26), o título de doutor Honoris Causa ao músico Milton Nascimento. A decisão foi unânime, com 62 votos....

Busto vandalizado de líder quilombola é reparado em cidade do Rio

O busto da líder quilombola Maria Conga, vandalizado no último dia 19, véspera do feriado da Consciência Negra, foi reparado neste sábado (30) pela...

Exposição com cerca de 70 pinturas de Abdias Nascimento será aberta em Franca, cidade natal do intelectual e ativista pan-africanista, quando são comemorados os...

Em 28 de novembro será aberta a exposição Abdias Nascimento – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista, mostra que apresentará ao público de Franca a faceta...
-+=