Elza Soares é ovacionada em show para mais de 30 mil pessoas em Manaus

Cantora fez show gratuito na primeira noite do Passo a Paço, no Centro da capital amazonense.

Por Indiara Bessa Do G1

Elza Soares se apresenta em palco montado no Centro de Manaus (Foto: Ingrid Anne/Manauscult)

Deus é mulher. A frase vai além de ser nome do último álbum de Elza Soares e imprime a grandeza da cantora que, aos 81 anos, pisou no palco do Passo a Paço, em Manaus, na noite de sábado (1º).

Em um grito de resistência pelas minorias, Elza voltou à capital amazonense com apresentação carregada de representatividade feminina. “Eu falo sobre essas coisas todas que eu acho que há uma necessidade de falar”, disse.

Só de aparecer no palco, a cantora já foi ovacionada pela plateia, que parecia ter sede da voz rouca e inconfundível de Elza, já considerada a cantora do milênio. A primeira música, “O que se cala” carrega a identidade do show e foi abraçada pelo público, que entoou o verso “O meu país é o meu lugar de fala”.

Elza chama ao palco grupo de batuque feminino ao palco em grito de resistência negra (Foto: Ingrid Anne/Manauscult) 

Fora dos palcos, o discurso não muda. Em entrevista ao G1, a cantora reafirma a posição de luta pelas minorias.

“Eu falo da homofobia, que eu acho um absurdo, eu falo sobre a cultura negra, falo sobre a mulher e falo sobre essas coisas todas que eu acho que há uma necessidade de falar e tô falando, tô gritando à beça, tô até rouca de tanto gritar”, brinca.

As primeiras canções do show são do mais recente álbum de Elza, o já citado “Deus é mulher”, lançado este ano. As batidas de influências punk e eletrônica parecem flutuar na voz forte da cantora.

Nas primeiras filas de pessoas próximas ao palco, é fácil identificar os grupos de fãs que foram ao evento prestigiar Elza. A cantora respondeu aos gritos de “Eu te amo” da plateia, e reforçou o carinho pelo público manauara.

“Eu amo vocês e estava com saudades. Eu vinha muito pra Manaus e de repente esqueceram de mim. Agora mandaram me buscar e eu estou aqui com vocês”, disse a cantora.

As músicas do álbum anterior, “A Mulher do Fim do Mundo”, também foram lembradas durante o show. Um destaque para “Maria de Vila Matilde”, onde Elza denuncia a violência doméstica e comanda um coro de centenas de mulheres ao dizer “Cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim!”.

Elza Soares se apresenta em Manaus (Foto: Ingrid Anne/Manauscult) 

Com direito a participação do grupo Ilú Obá de Min, o show segue e o público pareceu não se importar que apresentação prosseguiu além do tempo estimado. “Vocês querem mais?”, ela perguntou, após se despedir do público. Elza voltou a sentar na cadeira onde permaneceu durante todo o show. Para encerrar, cantou mais duas músicas.

Ao G1, a cantora ressaltou que acha importante levar um show carregado de discursos fortes e necessários de forma gratuita ao Norte do país.

“A gente tem que fazer isso, eu acho que é merecimento. Ei, governo, você tinha que se comunicar mais com a cultura e dar isso para o povo, o povo precisa e merece música. É como eu digo, a música é a representação do país”, defende.

Passo a Paço

A primeira noite do “Passo a Paço” reuniu mais de 36 mil pessoas no Centro de Manaus. Além de Elza Soares, o rapper Projota e o grupo Tropkillaz foram outras atrações.

Projota se apresenta no Passo a Paço, em Manaus (Foto: Ingrid Anne/Manauscult) 

No Palco Praça dos Ingleses, a banda de rock alternativo Luneta Mágica se apresentou por volta das 19h, com um repertório formado pelas músicas “No Meu Peito”,“Rita”, “Mônica” e “Porto de Lenhas”. Em março deste ano, a banda teve a oportunidade de se apresentar no Festival Lollapalooza, em São Paulo.

“Já tocamos em vários festivais de grande porte. O ‘Lolla’ foi um dos que a gente tocou fora, mas a gente sente o prazer mesmo de tocar aqui na nossa terra e com um visual tão lindo como esse aqui no Porto, de uma área que estava abandonada mas está sendo recuperada e isso faz muito sentido pra gente. É muito legal tocar fora, viajar, mas, quando a gente toca aqui, sente o calor do público da cidade é melhor ainda”, afirma Pablo Araújo, vocalista e guitarrista da banda.

Banda Luneta Mágica em apresentação no Palco Praça dos Ingleses na noite deste sábado (1) (Foto: Eliana Nascimento/G1 AM ) 

Durante o show, a fã da banda amazonense, Julia Albook, de 19 anos, conta que conheceu os integrantes por meio de um festival da região.

“Era bem difícil encontrar o gênero alternativo em Manaus. Eu passei a gostar muito da banda por causa disso. Conheci a banda Luneta Mágica em um festival que aconteceu ano passado no Les Artistes Café Teatro. Quanto à participação deles esse ano no ‘Lolla’, foi surpreendente, fiquei muito feliz”, disse a fã.

Museu Paço da Liberdade em Manaus (Foto: Eliana Nascimento/G1 AM )

+ sobre o tema

1º Seminário Afrobrasileiro de Artes Visuais

Horário: 30 novembro 2010 às 18:00 a 2...

Rihanna é a primeira mulher a criar uma grife original na Vuitton

Rihanna anunciou nesta sexta-feira (10) a criação da nova...

Em SP, risco de morte de negros por covid-19 é 62% maior em relação aos brancos

Dados do boletim epidemiológico da Prefeitura de São Paulo...

Michael Jackson estaria com medo de perder o nariz

O cantor Michael Jackson, 50 anos, que luta contra...

para lembrar

Ex-arcebispo Desmond Tutu celebra missa em homenagem a Mandela

“Deus, obrigado pelo presente de Madiba. Obrigado, porque ele...

Cantora de soul Candice Glover vence o “American Idol”

Candice Glover, uma cantora de soul de uma...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=