Avon se junta à ONU para combater a LGBTIfobia em ambientes de trabalho

A marca aderiu aos Padrões de Conduta da Organização e agora se compromete a agir em prol da liberdade de expressão em todos os seus espaços corporativos.

Por Ketlyn Araujo Do MDE Mulher

(Gilbert Baker/Reprodução)

Nesta segunda-feira (12), a gigante de beleza Avon formalizou um compromisso em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de ajudar a combater atos discriminatórios contra membros da comunidade LGBTI(lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais) em ambientes de trabalho.

A medida vale para o mundo todo, e marca a adesão da empresa nos chamados Padrões de Conduta Empresarial das Organizações das Nações Unidas, que nada mais é do que um documento responsável por reunir recomendações contra a discriminação nos mais diferentes âmbitos, entre fornecedores, parceiros de negócios, clientes e locais de trabalho.

“Os princípios-base da Avon incluem o respeito aos direitos e se aplicam a todos. Discriminação, de qualquer tipo, não é bem-vinda aqui. Queremos ser uma empresa totalmente inclusiva não só para os nossos funcionários, associados e revendedores LGBTI, mas também para nossos clientes e fornecedores. Estereótipos desafiadores estão no centro de muitas de nossas campanhas e vamos continuar trabalhando para promover representações positivas de pessoas LGBTI+ em nossos negócios”, disse Jan Zijderveld, presidente global da Avon, em comunicado oficial à imprensa.

A Avon foi uma das primeiras empresas a promover diretamente o empoderamento financeiro de mulheres, por meio da contratação expressiva de suas revendedoras, além de ser a primeira a colocar uma transexual, a ativista Candy Mel, em uma campanha veiculada na TV aberta. A drag queen Pabblo Vittar foi outra personalidade atuante em prol da diversidade convidada a fazer importantes parcerias com a marca.

Além da Avon, mais de 200 outras companhias em território global também expressaram apoio ao padrão desenvolvido pela ONU em parceria com o Instituto de Direitos Humanos e Negócios, que inclui cinco principais tópicos: respeitar os direitos humanos em todos os momentos, eliminar a discriminação no local de trabalho, fornecer suporte no local de trabalho, Impedir outras violações dos direitos humanos no mercado e atuar na esfera pública.

“Se quisermos alcançar um progresso global mais rápido em direção à igualdade para lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais as empresas não terão apenas que cumprir com as suas responsabilidades em relação à preservação dos direitos humanos, elas precisam se tornar agentes ativos da mudança”, completa Zeid Ra’ad Al Hussein, Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, no mesmo comunicado.

Mais informações sobre a atitude podem ser encontradas nos sites da empresae da ONU.

+ sobre o tema

Fórum Social Mundial denuncia ‘aliança perversa’ contra a vida das mulheres

Ativistas pela igualdade de gênero da Índia, Curdistão, Estados Unidos, Saara...

Saúde: maternidade, aborto e violência sexual

A garantia de uma maternidade saudável e segura deve...

Coletivo Dúdú Badé: O grupo que ensina memória e cultura negra para crianças

Elas promovem atividades lúdicas e lançaram catálogo com reflexões...

Cresce o número de mulheres que ganham mais que seus maridos, mostra estudo

O poder financeiro das mulheres em casamentos heterossexuais está...

para lembrar

Mexicana faz 127 anos e explica longevidade: nunca se casou

Leandra Becerra Lumbreras nasceu em 31 de agosto de...

Suprema Corte dos EUA derruba decisão que garante direito a aborto

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta sexta-feira...

Exposição “Mãe Preta” integra Circuito Cultural Rio

As conhecidas imagens das amas-de-leite negras, registradas desde meados...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=