Ban Ki-moon é reeleito secretário-geral da ONU por unanimidade

Candidato único, Ban prometeu manter espírito de ‘construção de pontes’ do primeiro mandato


NOVA YORK – A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) reelegeu por unanimidade o secretário-geral Ban Ki-moon.

O diplomata sul-coreano de 67 anos iniciará em 1º de janeiro de 2012 um novo mandato de cinco anos, até dezembro de 2016. Ele era candidato único ao posto.

Reeleito em sessão realizada nesta terça-feira, 21, Ban prometeu manter na ONU o espírito de “construção de pontes” desenvolvido durante seu primeiro mandato, em um momento de importantes mudanças no cenário global.

Ban é o oitavo secretário-geral da ONU, criada em 1945 após a Segunda Guerra Mundial.

‘Objetividade e independência’

Depois de ser recomendado pelo presidente do Conselho de Segurança da ONU, o gabonês Nelson Messone, Ban Ki-moon foi aplaudido pelos representantes das 192 nações que votaram em favor do segundo mandato.

No discurso de recomendação, Messone disse que Ban demonstrou “objetividade e independência” no cargo. “Nos quatro anos e meio que tem como secretário-geral, (Ki-moon) demonstrou objetividade e independência em seu trabalho, em ocasiões e circunstâncias difíceis para promover a paz, a justiça e a segurança internacional”, disse. Para o diplomata do Gabão, Ban “manterá durante seu segundo mandato o ímpeto que tem dado à organização até agora”.

Direitos da mulher

O secretário-geral foi saudado pelo presidente da Assembleia Geral, o suíço Joseph Deiss, ao entrar na sala. Segundo Deiss, a reeleição de Ban é uma demonstração da “estima” e da “confiança” que todos os Estados-membro da ONU têm por ele. “Em um cenário internacional complexo, você (Ban) reforçou o papel e a visibilidade das Nações Unidas, adotando medidas de reformas, lançando iniciativas inovadoras e pedindo constantemente o respeito aos direitos humanos, ao estado de direito e a outros pilares que emanam da nossa Carta”, disse Deiss.

O diplomata mencionou ainda o trabalho de Ban na luta pelos direitos da mulher e disse que o secretário-geral será certamente lembrado como “o homem que criou a ONU Mulheres”. Deiss também falou do papel de Ban com relação ao meio-ambiente, em favor do desenvolvimento sustentável e do uso seguro da energia nuclear.

Com Agência Estado e AP

 

Fonte: Estadão

+ sobre o tema

“É melhor morrer em pé do que viver de joelhos”

Quem ama as liberdades democráticas que se mire em...

Bolsonaro para os pobres, Paulo Freire para os ricos

A elite brasileira, que adora odiar Freire, compra a...

Peritos das Nações Unidas avaliam condições de vida dos africanos em Portugal

Por: António Pereira Neves Genebra, 14 mai...

Senador republicano adere a Obama

Folha de São Paulo quarta-feira, 29 de abril de...

para lembrar

Lula afirma que quem quiser vencê-lo deverá acordar cedo e pôr “pé no barro”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva transformou o...

Predominantes na classe C, negros movimentaram R$ 760 bilhões em 2012

De cada 100 pessoas que entraram na classe C...

Rápido como uma bala

Rápido como uma bala. Sob o título "É um...

Michelle Obama cria conta no Twitter e posta foto com novo visual

Michelle Obama resolveu comemorar seu aniversário de 49 anos, nesta...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=