Ator que concorre ao Oscar disse que foi “um idiota” por usar palavra ofensiva
No R7
O ator Benedict Cumberbatch, que concorre ao Oscar de Melhor Ator por O Jogo da Imitação, se envolveu em uma polêmica e foi acusado de racismo nas redes sociais. Na segunda-feira (26), Cumbercatch pediu desculpas publicamente e disse que foi “um idiota”.
O ator de 12 Anos de Escravidão e da série Sherlock participou de um programa de televisão dos Estados Unidos na última quarta-feira e conversou com o apresentador Tavis Smiley sobre a falta de oportunidades para atores negros no Reino Unido. Durante o papo, ele afirmou que quanto mais longe vão os atores “de cor”, mais difícil fica.
O termo é considerado inapropriado e racista, e a frase provocou críticas no Twitter. A ONG Show Racism the Red Card (“Dê um cartão vermelho ao racismo”, em tradução livre) afirmou que Cumberbatch trouxe à tona, em seu discurso no programa, um sério problema da indústria do entretenimento, mas que usou uma palavra inadequada.
Diante da polêmica, Cumberbatch fez questão de se desculpar publicamente e disse estar devastado.
— Não há desculpas por ter sido um idiota e sei que agora o estrago está feito. Eu só posso desejar que esse incidente sirva para trazer à tona a questão do uso de termos inofensivos e adequados. A parte mais vergonhosa, para mim, é que eu estava falando sobre desigualdade racial entre atores do Reino Unido e a necessidade urgente de uma mudança na nossa indústria quando usei a palavra.