Beth Belisário, do bloco Ilú Obá de Min, abre série especial da coluna Um Certo Alguém em sinergia com a Ocupação Chiquinha Gonzaga

A coluna Um Certo Alguém, do site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br), abre o mês de março com uma série de cinco edições que tem como convidadas artistas que narram textos da dramaturga Maria Shu na Ocupação Chiquinha Gonzaga, em cartaz na organização. No dia 4, quinta-feira, a estreia acontece com a participação de Beth Belisário, presidente do Bloco Afro Ilú Obá de Min, sediado na capital paulista, fundado por ela e a também percussionista Adriana Aragão.

Nas próximas semanas o público poderá conferir, respectivamente, na coluna as entrevistas da cantora, compositora e apresentadora Jup do Bairro, da atriz Indira Nascimento, da multiartista Dona Jacira, mãe do rapper Emicida, e da cantora Fabiana Cozza.

Publicada semanalmente, Um Certo Alguém é composta por quatro perguntas feitas aos entrevistados: qual é a história de sua maior saudade? o que o emociona no dia a dia? como você se imagina no amanhã? e quem é? Elas abordam passado presente e futuro, de forma a aproximar, a cada nova edição, público e personalidades do meio da arte e da cultura.

Em sua participação, Beth Belisário, ao se projetar no futuro, afirma: “Imagino continuar sendo dona da minha própria coroa. Coroa essa que já carrego por causa dos meus tambores e das minhas ancestrais”. Sobre o passado, traz uma lembrança recente: “Hoje, a minha maior saudade é estar com as minhas manas e parceiras do Ilú, em que faço a regência com 450 mulheres, saudando todos os orixás, de Exu a Oxalá e todas as iabás”.

No dia a dia, a convidada diz se emocionar ao “ver as mulheres pretas tendo voz, com tanta potência, e sendo reconhecidas como autoras de conhecimentos milenares vindos do continente africano. Fazendo com que nós, mulheres pretas, reconheçamos a força feminina nutrida pelo berço da humanidade”.

Mãe de Niara Belisario Cruz, que cresce sendo criada por duas mães “com muito amor e compreensão do que é ser e viver neste planeta”, Beth se define como uma mulher preta, pobre e periférica, que ao longo de 52 anos conquistou respeito e reconhecimento pelo trabalho de empoderamento junto a tantas outras mulheres que acreditaram na sua batuta como maestrina.

Para acessar as edições anteriores de Um Certo Alguém: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/um-certo-alguem-leia-entrevistas-coluna

Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Museu Whitney recorre a acervo para contar história do ativismo nos EUA

Instituição em Nova York exibe obras sobre protestos raciais,...

ESPELHO ATLÂNTICO na Revista RAÇA deste mês!

PanoramaCine Negra Diáspora De Almada ...

1808, 1822 e os negros por Emir Sader

A forma que assumiu a independência política no Brasil...

para lembrar

Morre no Rio o sambista Almir Guineto, fundador do Fundo de Quintal, aos 70 anos

Morreu nesta sexta-feira o sambista Almir Guineto, aos 70...

Musical de ‘Torto Arado’, que estreia em São Paulo, cria uma atmosfera épica e lírica

Itamar Vieira Junior ainda não havia publicado "Torto Arado", o livro que...

Sons afro-brasileiros: Tiganá Santana faz show na Casa de Francisca

Cantor, filósofo e professor da Universidade Federal da Bahia, o...

Mano Brown deve viver Marighella em filme de Wagner Moura

O rapper Mano Brown, dos Racionais MC’s, deve ficar com...
spot_imgspot_img

Taís Araujo viverá Elza Soares em cinebiografia produzida por Fernando Meirelles

Taís Araujo foi confirmada como protagonista da cinebiografia de Elza Soares, uma das maiores vozes da música brasileira. O longa será produzido pela O2 Filmes, produtora de Fernando Meirelles,...

Exposição de bonecas mostra saber quilombola no Rio

Artesãs do Quilombo São José da Serra estão expondo, pela primeira vez fora da sua comunidade as suas bonecas feitas com palha de milho...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.