Boataria do Bolsa Família foi orquestrada, criminosa e via telemarketing

Desde o começo da semana que a empresa Interagentes, de forma independente, vem realizando uma apuração do que aconteceu na boataria do Bolsa Família. Desde terça-feira à tarde, que havia ficado claro que o boato teria se disseminado por fora da Internet. Os primeiros comentários realizados pela pesquisa na rede não anunciavam o fim do programa, mas comentavam que havia muita gente em frente a agências da CEF. Ou seja, o que se espalhava já era a repercussão do evento.

Há pouco, a Polícia Federal anunciou que o boato teria se disseminado a partir de uma operação de telemarketing. Uma mensagem anunciando o fim do programa Bolsa Família foi replicada milhares de vezes. Agora a PF tenta descobrir quem contratou os serviços de telemarketing e se, de fato, existe algum grupo com interesse político-eleitoral por trás da tentativa de se assustar os beneficiários do Bolsa Família.

A polícia também vai interrogar, a partir da próxima semana, as 200 primeiras pessoas a fazer saques logo após o início da disseminação dos boatos sobre o fim dos programas. A polícia quer saber como cada um deles foi informado sobre o fim do programa.

Somente no último final de semana, a CEF registrou 920 mil saques de beneficiários do programa. A corrida às agências levou os beneficiários a sacarem R$ 152 milhões.

Após o ocorrido, o governo federal disse que vai passar a passar a monitorar melhor os saques feitos por beneficiários do Programa Bolsa Família durante os finais de semana. Segundo a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, a medida vai se somar a outros mecanismos de controle do pagamento dos benefícios. A finalidade é permitir uma resposta mais rápida a problemas como os tumultos do último fim de semana em agências bancárias da Caixa Econômica Federal e lotéricas de 12 estados.

Com informações da Agência Brasil e de O Globo.

 

 

Fonte: Revista Fórum

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Servidora do Senado pede voto para Marina

  Questionada sobre o possível uso da máquina na campanha,...

Idealizadores do Ficha Limpa criam abaixo-assinado para reforma política

Movimento espera coletar 1,6 milhão de assinaturas até 4...

Artistas e intelectuais defendem a candidatura de Dilma e o governo Lula

O ponto alto do encontro de artistas e...

O adolescente do Morro do Papagaio e o adulto de Stanford

Recentemente li no jornal "O Globo" que uma comediante norte-americana cometeu...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=