Câmara apresenta plano de ações administrativas para a equidade de gênero e raça

A Câmara vai adotar medidas políticas e administrativas de promoção da igualdade entre homens e mulheres e entre todas as raças, nos termos do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal. Nesta quarta-feira (23), o presidente Marco Maia e a Procuradora Especial da Mulher, deputada Elcione Barbalho, entregaram formalmente cópia do Plano de Ação da Casa para a Secretária de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Ministra Iriny Lopes.

Em rápida solenidade que contou com a presença de deputadas e de diretores da Câmara, a Procuradora Especial da Mulher destacou a importância de se adotarem medidas concretas de incentivo à igualdade de condições de trabalho, salariais e de apoio às mulheres e a todas as raças, lembrando que metade da força de trabalho é do sexo feminino e que, portanto, devem ser ocupados pelas mulheres número equivalente de cargos de chefia.

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, pediu às deputadas e ao presidente da Câmara, Marco Maia, apoio para a votação em plenário da Lei de Igualdade de Gêneros e Raças, que desde março tramita em regime de urgência, e disse que a Lei vai impor a equidade não apenas na administração pública, mas especialmente na iniciativa privada, que é onde trabalha a maioria das mulheres.

O presidente Marco Maia enfatizou que a Câmara está empenhada na efetiva implantação do Programa de Equidade, não apenas porque definiu um plano de ações concretas nesse sentido, mas também por admitir publicamente que existem desigualdades de tratamento. “O primeiro passo para corrigir as falhas é reconhecer publicamente que elas existem e fazer a mea culpa” – afirmou.

A Câmara aderiu formalmente ao Programa Pró-Equidade em junho de 2011, criando um grupo de trabalho que, em 11 de novembro, concluiu a elaboração do documento que reúne as ações a serem implantadas para tornar mais justas e igualitárias as condições de trabalho na Casa. É esse o plano de metas que foi entregue oficialmente à Ministra.

O Programa Pró-equidade de Gênero e Raça está em seu 4º ano e objetiva promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres nas instituições públicas e privadas por meio do desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional. É uma iniciativa do Governo Federal, que, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República – SPM/PR e do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, reafirma os compromissos de promoção da igualdade entre mulheres e homens inscrita na Constituição Federal de 1988.

Conta ainda com o apoio da Entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e da Organização Internacional do Trabalho – (OIT – Escritório Brasil).

Fonte: Câmara

+ sobre o tema

Pela estrada afora

Viajar sozinha pode ser uma deliciosa aventura, uma ponte...

Inscrições para o 12º Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe até 15/10/2011

As interessadas em participar do 12º Encontro Feminista Latino-Americano...

Para tudo! Michelle Obama chegou para reinar no snapchat

A primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, e a mais...

para lembrar

O que aconteceu com o primeiro casal gay a se revelar no Exército brasileiro

Em junho de 2008, ÉPOCA contou a história do...

Nasci negra depois dos 30

Nasci negra depois dos 30 por Shirlene Marques 2014...

‘As Bahias e a Cozinha Mineira’ e a discussão de gênero nos espaços públicos

A música é uma grande aliada para discutir padrões,...

Juliana Ribeiro mostra Preta Brasileira no verão de Salvador

Das partituras para o palco, a poesia vira som...
spot_imgspot_img

Rebeca Andrade se torna a primeira mulher brasileira a ganhar o Laureus

Maior medalhista olímpica do Brasil, a ginasta Rebeca Andrade, 25, tornou-se a primeira mulher do país a vencer o prêmio Laureus, considerado o Oscar do...

Prêmio Faz Diferença 2024: os finalistas na categoria Diversidade

Liderança feminina, Ana Fontes é a Chair do W20 Brasil, grupo oficial de engajamento do G20 em favor das mulheres. Desde 2017, quando a Austrália sediou...

Dona Ivone Lara, senhora da canção, é celebrada na passagem dos seus 104 anos

No próximo dia 13 comemora-se o Dia Nacional da Mulher Sambista, data consagrada ao nascimento da assistente social, cantora e compositora Yvonne Lara da Costa, nome...
-+=