Carlos Negreiros, cantor, percussionista e compositor, morre no Rio depois de show

Enviado por / FonteDo G1

Integrante da Orquestra Afro-Brasileira e referência em ritmos afro-brasileiros, Negreiros morreu no camarim após se apresentar no Teatro Municipal Ipanema.

O cantor, percussionista e compositor Carlos Negreiros morreu no Rio na quinta-feira (14). Negreiros integrou a Orquestra Afro-Brasileira, big-band criada há 80 anos pelo maestro Abigail Moura.

Segundo informou a Secretaria Municipal de Cultura carioca, o músico morreu no camarim do Teatro Municipal Ipanema na noite de quinta, depois de participar do show “Uma roda para Moacir Santos”, com o Andrea Ernest Dias Quarteto, ao lado de Ney Lopes e BNegão.

Também estavam na apresentação os músicos da banda: Andrea Ernest Dias (flauta), Pedro Fonseca (piano e teclados), Miguel Dias (baixo e arranjo) e Felipe Larrosa Moura (bateria).

Ao término do show, Negreiros foi muito aplaudido. O velório do corpo do artista será nesta sexta-feira (15) no Teatro Ipanema das 10h às 14h, e o sepultamento no Cemitério do Catumbi.

Orquestra Afro-Brasileira

Conhecida por misturar instrumentos da tradição ocidental, como sax e clarinete, e instrumentos afro-brasileiros, como o agogô e o berimbau, a Orquestra Afro-Brasileira ficou famosa por tocar músicas cantadas em português e em idiomas africanos, como banto e o iorubá.

A Secretaria de Cultura também informou que Carlos Negreiros assinava a direção artística do projeto e algumas das composições, junto com Abigail Moura. Há exatamente um mês, ele celebrou seus 80 anos no mesmo Teatro Ipanema, durante show da Orquestra Afro-Brasileira.

Diz a pasta que o percussionista também mostrou a força da música afro-brasileira com o grupo Quase Tudo Pandeiro no Todas as Bossas, mesclando vários ritmos, passeando por jongo, maracatu, congada e ciranda.

Considerado uma referência em ritmos afro-brasileiros, Carlos Negreiros deixa mulher, amigos e admiradores.

+ sobre o tema

Morte de Gorete de Yansã

  Hoje nós mulheres negras estamos triste pois mais uma...

Brasileiros fazem a diferença: Marcos Romão deixa um legado dos dois lados do Atlântico

Dias conturbados, acontecimentos trágicos que fazem difícil cair no...

Roberto Freire divulga nota de pesar pelo falecimento de Abigail Páscoa

Roberto Freire divulga nota de pesar pelo falecimento de...

Morre a atriz Nichelle Nichols, a tenente Uhura, de ‘Star Trek’, aos 89 anos

Morreu na noite deste sábado (30) a atriz Nichelle...

para lembrar

Planos de Aula: As manifestações culturais afro-brasileiras

Autor: ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO...

Cabeleira afro volta à moda na Copa após sucesso nas décadas de 60 e 70

Estrelas brasileiras, de seleções africanas e até da Bélgica...

Aryson Heráclito celebra ancestralidade yorubá na mostra ‘YORÙBÁIANO’

O artista baiano Ayrson Heráclito reverencia em suas obras a herança...
spot_imgspot_img

Moa do Katendê, morto em 2018, revolucionou cultura afrobrasileira e virou filme

Moa do Katendê já era uma pessoa bem conhecida quando o cineasta Gustavo McNair o encontrou pela primeira vez. Ele, que nunca tinha tido...

Ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas

Um estudo realizado pela Plano CDE sobre a Lei 10.639/03 e liderado por Geledés Instituto da Mulher Negra e Instituto Alana, com parceira do...

Sete em cada 10 secretarias municipais de educação descumprem lei que obriga ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas

Um levantamento mostrou que sete em cada dez secretarias municipais de educação descumprem parcial ou totalmente a lei que obriga o ensino sobre história...
-+=