Carlos Negreiros, cantor, percussionista e compositor, morre no Rio depois de show

Enviado por / FonteDo G1

Integrante da Orquestra Afro-Brasileira e referência em ritmos afro-brasileiros, Negreiros morreu no camarim após se apresentar no Teatro Municipal Ipanema.

O cantor, percussionista e compositor Carlos Negreiros morreu no Rio na quinta-feira (14). Negreiros integrou a Orquestra Afro-Brasileira, big-band criada há 80 anos pelo maestro Abigail Moura.

Segundo informou a Secretaria Municipal de Cultura carioca, o músico morreu no camarim do Teatro Municipal Ipanema na noite de quinta, depois de participar do show “Uma roda para Moacir Santos”, com o Andrea Ernest Dias Quarteto, ao lado de Ney Lopes e BNegão.

Também estavam na apresentação os músicos da banda: Andrea Ernest Dias (flauta), Pedro Fonseca (piano e teclados), Miguel Dias (baixo e arranjo) e Felipe Larrosa Moura (bateria).

Ao término do show, Negreiros foi muito aplaudido. O velório do corpo do artista será nesta sexta-feira (15) no Teatro Ipanema das 10h às 14h, e o sepultamento no Cemitério do Catumbi.

Orquestra Afro-Brasileira

Conhecida por misturar instrumentos da tradição ocidental, como sax e clarinete, e instrumentos afro-brasileiros, como o agogô e o berimbau, a Orquestra Afro-Brasileira ficou famosa por tocar músicas cantadas em português e em idiomas africanos, como banto e o iorubá.

A Secretaria de Cultura também informou que Carlos Negreiros assinava a direção artística do projeto e algumas das composições, junto com Abigail Moura. Há exatamente um mês, ele celebrou seus 80 anos no mesmo Teatro Ipanema, durante show da Orquestra Afro-Brasileira.

Diz a pasta que o percussionista também mostrou a força da música afro-brasileira com o grupo Quase Tudo Pandeiro no Todas as Bossas, mesclando vários ritmos, passeando por jongo, maracatu, congada e ciranda.

Considerado uma referência em ritmos afro-brasileiros, Carlos Negreiros deixa mulher, amigos e admiradores.

+ sobre o tema

Lugar de fala: o medo branco

ESTABELECER QUE MINORIAS SÓ PODEM FALAR DOS PROBLEMAS DO...

Hoje na história, 15 Dia da Umbanda : Homenagem pede respeito e fim do preconceito

A Câmara realizou nesta segunda-feira (12), sessão solene em...

Taís Araújo e Lázaro Ramos poderão protagonizar nova série na Globo

O casal de atores Taís Araújo e Lázaro Ramos...

para lembrar

A adorável amizade de uma garotinha e sua porca de estimação

Não é muito convencional ter um porquinho de estimação,...

Junho é tempo de festa em todo o Nordeste

Por: ARMANDO FALCÃO NETO   Anarriê, anavantu, puxa...

Time Flies (O Tempo Voa): Propaganda de Cape Town, South Africa

New Allan Gray advert entitled "Time Flies" from King...

Nigéria: polícia resgata mulheres grávidas de ‘fábricas de bebês’

    A polícia da Nigéria invadiu um suposto orfanato ilegal...
spot_imgspot_img

Exposição com cerca de 70 pinturas de Abdias Nascimento será aberta em Franca, cidade natal do intelectual e ativista pan-africanista, quando são comemorados os...

Em 28 de novembro será aberta a exposição Abdias Nascimento – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista, mostra que apresentará ao público de Franca a faceta...

Liniker volta ao Rio com show do aclamado álbum “Caju”

O primeiro show de 2025 da Liniker na cidade do Rio de Janeiro já tem data para acontecer: é em 12 de abril, na Marina da...

Busto vandalizado de líder quilombola é reparado em cidade do Rio

O busto da líder quilombola Maria Conga, vandalizado no último dia 19, véspera do feriado da Consciência Negra, foi reparado neste sábado (30) pela...
-+=