Casos de estupro crescem no Estado de São Paulo e na capital paulista

Registros passaram de 4.532 no primeiro semestre de 2015 para 4.736 em 2016, resultando em alta de 4,5%, segundo Secretaria de Segurança Pública

Do iG

O número de crimes de estupro cresceu em todo o Estado de São Paulo se comparado o primeiro semestre de 2016 com o mesmo período do ano passado. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, os estupros aumentaram 4,5%, passando de 4.532 para 4.736.  Só em junho, o aumento foi de 19,09%.

Na capital não foi diferente, sendo registrado crescimento de 13,58% no mesmo mês. O secretário Mágino Alves afirmou não saber as causas para o problema.

O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (25) junto com as estatísticas de roubos de veículos. Neste caso, o aumento foi de 13,34% no Estado e 22,9% na capital em junho.

Segundo o secretário, uma das explicações é a crise econômica. “O que notamos é um aumento nos casos de crimes contra o patrimônio”, disse Alves. Ele ainda afirmou que estão sendo programadas ações em desmanches (que recebem peças dos veículos roubados) para tentar reduzir o número de delitos.

Já comparando os primeiros seis meses de 2016 e 2015, houve queda de 2,64%, passando de 38,9 mil registros para 37,9 mil no Estado.

Homicídios caem

O número de assassinatos teve nova redução. A queda foi de 11,74% no Estado e de 17,81% na capital. Segundo o secretário, a taxa de homicídios atingiu a menor do País: 7,69 ocorrências para cada 100 mil habitantes.

Alves, no entanto, não soube dizer se alguma ocorrência registrada no mês anterior como morte suspeita foi reclassificada para homicídio após investigação policial.

*Com informações do Estadão Conteúdo

+ sobre o tema

Decisão de afastar José Mayer inclui pressão de funcionários da Globo

Anunciada na noite de segunda-feira (03), a decisão de...

Justiça usa educação para reduzir machismo e violência doméstica

Juízes e promotores já não esperam reduzir a violência...

Câmara aprova registro de violência contra a mulher em prontuário médico

Os deputados aprovaram hoje (20) projeto de lei que...

para lembrar

Jovem bate em mulher com socos e joelhadas e câmera registra agressão

Caso ocorreu em Álvaro de Carvalho (SP); suspeito é...

Feminicídio: como uma cidade mexicana ajudou a batizar a violência contra mulheres

Desde 1993, uma onda de assassinatos brutais de mulheres,...

Homem ameaça pelo Facebook fazer “o mesmo que o cara de Campinas” e é preso

Rodrigo Nomura Guerreiro fez uma série de ameaças contra...

Resolvi lutar após ser abusada por sete anos

No especial “Vozes da Ocupação”, damos espaço para as...
spot_imgspot_img

Cuca Beludo

"cuidado com a Cuca que a Cuca te pega, te pega daqui, te pega de lá" (Dorival Caymmi) houve um tempo em que o grande...

Misoginia em nível máximo

O ódio às mulheres no Brasil alcançou nível tão intenso quanto despudorado. A violência de gênero circula escancarada, sem vergonha ou sutileza. O Fórum...

Lei Maria da Penha: as alterações da Lei 14.550/23 com perspectiva de gênero

A Lei nº 14.550, que entrou em vigor em 20/4/2023, promoveu importantes alterações na Lei nº 11.340/06, com o nítido objetivo de reforçar o...
-+=