Centro de Documentação Samora Machel

História do Centro

O Centro de Documentação Samora Machel é uma instituição social e política independente, de utilidade pública, sem fins lucrativos.

Em homenagem ao espírito de investigação,respeito e orgulho que Samora Machel tinha pela História de Moçambique e pelo seu povo, os seus objectivos definem-se como um centro aglutinador para o debate de ideias, de estudo, divulgação de informação, deposito de material documental e sua preservação.

O CDSM nasceu por iniciativa da Família Samora Machel – todos aqueles que com ele conviveram e combateram na luta pela Independência Nacional e pelo estabelecimento da República Popular de Moçambique -, por forma a preservar o seu exemplo , o seu estilo de liderança e amor pela Pátria e por todas as Moçambicanas e Moçambicanos, em nome de quem declarou a Independência Nacional, a 25 de Junho de 1975.

De entre as várias iniciativas do CDSM estão a investigação, estudo e divulgação de quem foi o primeiro Chefe de Estado de Moçambique, sem perder de vista que as suas principais preocupações e objectivos se centravam no estabelecimento de uma Unidade Nacional que se sobrepusesse aos valores meramente tribais, regionais, racistas e mesmo religiosos.

Por isso, este Centro não se vai basear, nem servir somente para se estudar a figura do político, militar, diplomata e estadista que lhe deu o nome.

Samora Machel dirigiu um povo e uma nação que enfrentou várias guerras, privações económicas, modelos de desenvolvimento e governação discutíveis, que determinaram a vida dos moçambicanos, anterior e posterior ao seu desaparecimento físico.Investigar, debater, estudar e divulgar o que aconteceu nas primeiras duas décadas da Independência do país, é um passo necessário para que as gerações vindouras entendam e percebam a História do seu país no contexto nacional, africano e internacional.

O papel que Moçambique teve no mundo das relações internacionais, com particular destaque para a África Austral, resulta de uma cultura que Samora aprendeu e cultivou durante a Luta de Libertação pela Independência do país e que aplicou em Moçambique, demonstrando ao povo a necessidade de ser solidário e apoiar, por vezes derramando o seu próprio sangue, outros povos ainda oprimidos no Zimbabwe, Namíbia, África do Sul, Sahara Ocidental, Timor Leste, Palestina.

O CDSM é, por este conjunto de factores, uma ferramenta disponível a todos os que queiram Estudar, Debater e Divulgar Moçambique Servindo a sua História.

 

+ sobre o tema

Os desafios de um general brasileiro no Congo

Convidado para chefiar a 2ª maior missão da ONU,...

Conheça o trabalho dos grupos Bumba Maria Meu Boi e Samba das Sete Mulheres

Grupos formados só por mulheres usam arte como ferramenta...

Serena Williams confirma “freguesia” de Sharapova e vai à final de Brisbane

Grandes rivais dentro de quadra, Serena Williams e...

Jay-Z cria coleção para Barney’s

As cores da cidade de Nova York ao anoitecer...

para lembrar

Seu cafezinho tem trabalho escravo?

Só continue a ler este artigo se você tomou...

Consciência Negra e Polícia Militar: Desafios e Perspectivas

Estive lá na Academia de Polícia Militar Dom João...

Zumbi dos Palmares

Cronologia • Mais ou menos em 1600: negros fugidos do...

Morre em São Paulo aos 31 anos Wagner Santos, Rei Momo do Carnaval 2012

Morreu em São Paulo, na madrugada desta quarta-feira...
spot_imgspot_img

NICHO 54 lança publicação inédita que investiga a história do Cinema Negro no Brasil 

Pesquisa que mapeou e consolidou dados sobre filmes produzidos por pessoas negras no Brasil de 1949 a 2022 encontrou 1.104 obras; 83% de toda...

Obrigada Shirley

É com muita tristeza que compartilhamos a notícia do falecimento da Shirley Villela, nossa companheira e amiga, tecedora da Redes da Maré, de 2013...

Mel Duarte celebra cinco anos do álbum “Mormaço – entre outras formas de calor” com apresentações gratuitas em São Paulo

A cantora, escritora, poeta, compositora e produtora cultural Mel Duarte, conhecida por sua brilhante performance de "spoken word", celebra o quinto aniversário do seu...
-+=