Cerca de 2,5 mil alunos ingressarão na UFMT por cotas

Aprovado em novembro de 2011, após muitas discussões entre alunos, especialistas e educadores prós e contras, o sistema de cotas para pessoas negras e alunos das redes públicas de ensino já está valendo para as inscrições na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2012 que começaram hoje. Neste caso, serão destinadas 2.574 para os beneficiários da chamada categoria ações afirmativas espalhadas nos quatro campi da universidade. O mesmo total de vagas será disputado pelos alunos que se inscreverem na categoria ampla concorrência.

Além das 5.148 vagas, a UFMT disponibilizará, também, 276 sobrevagas para estudantes negros de famílias de baixa renda. Para concorrem às sobrevagas, os interessados deverão inscrever-se no site da UFMT, no período de 16 a 21 de janeiro.

Por meio desse sistema de cotas, já está garantido o acesso de pelo menos 772 alunos oriundos de escolas públicas, o que equivale a 30% das vagas destinadas às ações afirmativas enquanto outros 20% está reservado para estudantes negros que cursaram integralmente o ensino fundamental e médio em escolas públicas. Ou seja, 514 alunos que se encaixam nesse perfil devem ingressar em algum dos cursos regulares e presenciais, distribuídos os campi Cuiabá, com 46 cursos e 2.667 vagas; Rondonópolis, com 17 cursos e 1.011 vagas; Sinop com dez cursos e 725 vagas; e Araguaia, unidade Barra do Garças, com oito cursos e 400 vagas e unidade Pontal do Araguaia com oito cursos e 345 vagas.

À ocasião da aprovação do sistema de cotas, a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, disse que foi uma decisão originada de uma discussão de muito tempo e que felizmente foi tomada pelos conselheiros com representação em todas as instituições da universidade. O motivo, segundo Maria Lúcia, é que era preciso criar uma política definitiva de médio prazo para que se pudesse ter na UFMT, estudantes de escolas públicas e também estudantes negros. A decisão vale por 10 anos e ao final desse período a universidade voltará a discutir a necessidade de dividir vagas entre estudantes da rede pública e privada de ensino.

O prazo para inscrições por meio do Sisu estende-se até a quinta-feira (12). Os candidatos só poderão inscrever-se pela internet, nos endereços www.ufmt.br/ingresso2012 ou www.sisu.mec.gov.br.

Secretário de Tecnologia da Informação da UFMT, Alexandre Martins dos Anjos, lembra aos candidatos que eles poderão fazer opção por dois cursos, mas que só poderão se inscrever em uma categoria: ampla concorrência ou ação afirmativa. Deverão também acompanhar diariamente a sua classificação, tendo em vista que ela poderá alterar-se no transcorrer do período de inscrição e que, ao verificarem que sua pontuação está abaixo da nota de corte, poderão mudar sua opção de curso.

 

 

 Mais sobre o assunto: 

As cotas para negros: por que mudei de opinião

Comparato: Justiça para os negros – VÌDEO

 

Fonte: Só Notícias

+ sobre o tema

Jovens negros correm mais riscos de morrer do que os brancos

Dados comprovam que morrem mais negros do que brancos...

O argumento anti-identitário

Identitarismo virou um palavrão. "O identitarismo é um erro. É...

Camisas de clubes brasileiros serão leiloadas e recursos será aplicado contra o racismo

As camisas de Bahia, Grêmio, Internacional e Juventude estão...

Londrina: Encontro debate segurança pública e racismo institucional

O encontro, realizado, dia 04, no anfiteatro do PDE,...

para lembrar

O Brasil esteve aqui

Eu entendo de diplomacias tanto quanto entendo de dirigir...

Os campos e a cor: Um caso de racismo por semana no futebol brasileiro em 2017

Enquanto a bola rola nos gramados nacionais, um monstro...

A mulher negra incomoda mais que o homem negro

Uma conversa com a jornalista Cristiane Damacena, vítima de...

No Brasil, a medicina é branca e classe média – Por: Mara Gomes

Vale milhões de vezes mais a vida de um...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=