Clarence Avant, conhecido como ‘padrinho da música negra’ morre aos 92 anos

Enviado por / FonteDo G1

Executivo pioneiro da música, Avant morreu no domingo (13) em Los Angeles.

Clarence Avant, conhecido como “Padrinho Negro” da música e do entretenimento morreu neste domingo (13) aos 92 anos, em Los Angeles. A informação foi confirmada pela família do músico e executivo da música por meio de um comunicado.

“Através de sua liderança empresarial revolucionária, Clarence tornou-se carinhosamente conhecido como ‘o padrinho negro’ nos mundos da música, entretenimento, política e esportes”, diz o comunicado. “Clarence deixa para trás uma família amorosa e um mar de amigos e associados que mudaram o mundo e continuarão a mudar o mundo nas próximas gerações. A alegria de seu legado alivia a tristeza de nossa perda.”

Avant foi um executivo da música pioneiro, além de produtor de filmes e empreendedor. Em 2019, documentário “O Pai da Black Music”, dirigido por Reginald Hudlin, retratou sua história, na Netflix.

Nascido na Carolina do Norte em 1931, Avant começou a trabalhar no mundo da música na década de 1950, gerenciando cantores de sucesso, incluindo Little Willie John. Ele passou a trabalhar para a Venture Records e, dois anos depois, fundou a Sussex Records.

Avant também lançou uma das primeiras estações de rádio totalmente pertencentes a negros e se dedicou em defender a cultura negra como consultor dos estúdios MGM e do canal ABC na década de 1970.

Ele ainda gerenciou nomes como Sarah Vaughan, Jimmy Smith, Lalo Schifrin e Freddie Hubbard e intermediou a venda da Stax Records na década de 1960. Foi ele quem descobriu e contratou o cantor de Bill Withers, de “Ain’t no sunshine” ainda na década de 1970, co-promoveu “Bad”, a primeira turnê mundial solo de Michael Jackson e foi presidente do conselho da Motown nos anos de 1990, após sua venda para a PolyGram.

O executivo ainda ajudaria produtores e artistas como Quincy Jones, David Geffen, Jay-Z, Jimmy Jam & Terry Lewis, Pharrell Williams, Whitney Houston, entre muitos outros.

Ao longo de uma carreira, ganhou uma série de prêmios, recebendo uma estrela da Calçada da Fama de Hollywood em 2016 e depois um gongo do Hall da Fama do Rock and Roll em 2021, durante o qual Barack Obama e Kamala Harris falaram em um vídeo tributo.

Avant se casou com Jacqueline ‘Jackie’ Alberta Gray em 1967 e eles tiveram dois filhos. A mais velha, Nicole Avant, é ex-embaixadora dos EUA nas Bahamas e esposa Co-CEO da Netflix, Ted Sarandos.

+ sobre o tema

para lembrar

Fundadora de primeiro Terreiro de Candomblé paulistano terá nome de Rua em São Paulo

São Paulo/SP – A Rua Ruiva, logradouro publico localizado...

Como os bandeirantes paulistas destruíram o Quilombo dos Palmares e mataram Zumbi

Em seu afã de continuar a escrever a história...

“Cidade Correria – Um Bando de Artistas” estreia no Circuito Spcine nesta quinta-feira (22)

Escrito e dirigido pela cineasta Juliana Vicente, idealizadora da...

Jogo em que escravos são açoitados é usado em aula de história na UFPR

Game de computador gerou polêmica entre os estudantes da...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=