Coletivo de Educação da CONAQ lança Curso de Formação para professoras/es e estudantes quilombolas

Enviado por / FonteCONAQ, por Letícia Queiroz

O Coletivo de Educação da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) lança nesta terça-feira (17) o Curso de Formação de Professoras e Professores Quilombolas e abre o período de inscrições. Apoiado pelo Edital Equidade Racial na Educação do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), o curso destina vagas para professoras, professores, estudantes de todas as modalidades de ensino e pessoas interessadas no tema da educação quilombola.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio. Acesse aqui o formulário de inscrição: https://forms.gle/zZEiHz4ZFsSKVy4M7O curso é parte do Programa Nacional de Educação da CONAQ – PRONEQ e tem como objetivo fortalecer e viabilizar a educação escolar quilombola. Durante a formação será possível realizar discussões sobre a implementação das diretrizes curriculares nas escolas e comentar os avanços e desafios de quem ensina e aprende nas escolas quilombolas.

Givânia Maria da Silva, coordenadora do Coletivo de Educação da CONAQ e integrante da Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala no Brasil, afirma que o curso fortalecerá o movimento quilombola e ampliará as discussões sobre a garantia dos direitos, principalmente da educação de qualidade.

“O curso é uma tentativa da CONAQ em responder a forte demanda entre professoras e professores e estudantes quilombolas no que se refere a formação. Sabemos que esse é um campo muito fragilizado quando o tema é a questão quilombola. O curso visa também fortalecer a relação da educação com as lutas territoriais. Nosso grande objetivo é fazer com que estudantes e professoras percebam que a luta por território é também uma luta por educação”, destacou Givânia.

A formação foi pensada na necessidade de abordar como tem sido a educação quilombola no Brasil e na importância de melhorá-la. Em 2012 o Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou a resolução nº 08 de 20 de novembro, criando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação escolar quilombola e a estabeleceu como uma modalidade de ensino. Apesar disso, não existem esforços governamentais para formação de professoras/es voltados para a educação escolar quilombola.

A falta de investimento na área acaba refletindo dentro das salas de aula e no processo de aprendizado de jovens quilombolas.

A aula inaugural será na próxima sexta-feira (20) e vai contar com a participação de Givânia Silva e Antônio Bispo dos Santos, que é poeta, liderança quilombola e membro da coordenação da CONAQ. O curso vai durar 14 semanas, sendo que os encontros semanais serão sempre às sextas-feiras e terão duração de até 2 horas e 30 minutos. As reuniões vão contar com formadoras/es quilombolas.Ao final do curso as pessoas que participaram integralmente serão estimuladas a escrever e compartilhar aprendizagens. Os textos, músicas, poesias vão compor um e-book. A publicação será um material didático para professoras/es e estudantes quilombolas.

As interessadas devem acessar o site da CONAQ e preencher o formulário de inscrição.

+ sobre o tema

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá...

Estudantes de licenciatura podem se cadastrar para concorrer a bolsas

Os novos alunos matriculados em cursos de licenciatura presenciais em 2025 que foram...

para lembrar

A ocupação das escolas em SP, segundo um novo documentário que está no YouTube. Por Cidinha da Silva

“Razões nós temos. Nós não somos rebeldes sem causa!” Essa...

Americano de 12 anos se enforca após sofrer bullying na escola

Garoto era alvo de provocações por tamanho, inteligência e...

UNESCO lança versão em português de material sobre diversidade cultural

Para comemorar o Dia Internacional da Diversidade Cultural para...
spot_imgspot_img

Saiba como se cadastrar para o Pé-de-Meia Licenciaturas

Os estudantes de cursos de licenciatura na modalidade presencial, que cumprem os requisitos para serem beneficiados pelo Pé-de-Meia Licenciaturas, devem concluir a inscrição no programa...

Chance de faculdade para jovem de classe média-alta é mais que triplo da registrada por pobre

A probabilidade de um jovem de classe média-alta cruzar a barreira do ensino médio e ingressar em uma universidade é mais que o triplo da registrada...

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio regular em escola pública em 2024 poderão sacar R$ 1 mil do programa Pé-de-Meia, do governo...
-+=