Impasses e Desafios para a Educação no século XXI

Em debate, especialistas fizeram um diagnóstico do ensino no país e questionaram: “como trazer a educação para o dia a dia dos alunos?”

Convidados do Fórum Brasil discutem a educação no país (André Luy – Foto)

“Como trazer a Educação para o dia a dia concreto dos alunos?”. A pergunta foi feita por José Francisco Soares, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), durante o debate “Os impasses e desafios para a Educação no século 21″. O encontro faz parte do “Fórum Brasil – Diálogos para o Futuro”, realizado por CartaCapital.

Em sua fala, Soares ressaltou as finalidades da educação básica para desenvolver a capacidade de comunicação e domínio das operações matemáticas. Essas finalidades hoje se contrapõem a novas necessidades, como competência digital, capacidades sociais, consciência cultural e sentido de empreendedorismo. “Como trazer tudo isto para dentro da escola?”, questionou.

O professor responde que, em primeiro lugar, o estudante precisa manter uma trajetória regular e alcançar diversos aprendizados necessários para uma vida plena. Assim, poderá alcançar o saber (conteúdo), o saber-fazer e o saber-mobilizar. Neste caminho, enfrenta o desafio de criar uma linguagem de expressão dos fatos pedagógicos a ser utilizada por todos os atores educacionais. “A educação de qualidade tem duas dimensões: inclusão e excelência”.

Em sua fala a pesquisadora Bernardete Gatti, consultora da Fundação Carlos Chagas e vice-presidente da Academia Paulista de Educação, concentrou-se em responder à pergunta: “Quem faz a Educação?” A situação dos professores, que enfrentam a fragilidade da carreira e dos salários e as falhas em sua formação, pontua questões essenciais, segundo ela. “Os professores de Física nas escolas brasileiras com licenciatura nesta especialidade não chegam a 17% dos que lecionam esta disciplina. Precisamos revolucionar a formação dos docentes”, alertou.

“Não temos professores suficientes na rede para trabalhar os conteúdos. Estamos improvisando o ensino em várias áreas de conhecimento. Os alunos acabam passando de ano sem aulas.”

A especialista defendeu a articulação de uma política nacional dirigida à formação inicial dos docentes. Ela disse ver lacunas nas estruturas curriculares, inclusive na própria licenciatura, e riscos na expansão acelerada dos cursos a distância. “Como vamos suprir a necessidade de formar bons professores sem uma concepção que dê base a esta carreira?”, perguntou.

Gatti lembrou ainda que a taxa de evasão nos cursos de licenciatura é hoje de 70%.

Romualdo Portela de Oliveira, professor na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), que realizou uma avaliação do cenário da Educação no país durante o Governo Lula, destacou, em sua exposição, três grandes desafios para uma política nacional para a área: a questão do preparo dos docentes, apontada por Bernadete anteriormente; a questão do financiamento e a do desenvolvimento profissional. “Não conseguimos atrair os bons alunos para a carreira de professor. Estes têm melhores opções no mercado. Os estudantes mais fracos escolhem a carreira e são vítimas da formação deficiente e ainda da falta de vagas, exceto para disciplinas específicas, como Física e Química.”

“Ou mexemos nisto em conjunto, ou não melhoraremos as condições de ensino no país. Temos que trabalhar pensando no futuro”, acrescentou. “Existe uma retórica de melhorar a Educação que não chega à prática. Temos que ser propositivos e transformar esta intenção em política efetiva.”

 

Fonte: Carta Capital 

 

+ sobre o tema

Professores indígenas ocupam Secretaria de Educação da Bahia

  Um grupo de 60 professores, alunos e pais indígenas...

Antonio Candido indica 10 livros para conhecer o Brasil

  Quando nos pedem para indicar um número muito limitado...

Resultado da segunda chamada do ProUni sai nesta segunda-feira

Brasília – Os estudantes que se inscreveram no Programa...

Violência é o maior problema para pais, alunos e professores da escola pública

Pesquisa conclui que, no estado de São Paulo, progressão...

para lembrar

Estudantes protestam contra exigência do Enem para Ciência sem Fronteiras

Nova regra para concorrer a bolsas de estudo no...

USP assina acordo experimental para participar do Enade

Além da prova, a universidade estadual paulista participará das...

A campanha dos professores para denunciar Paes e Cabral

Charge do Vitor Teixeira, via Facebook do site do SEPE,...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=