Como Kofi Annan e os cientistas agrícolas querem levar a revolução verde para África

 

Aos 73 anos, o ex-secretário-geral das Nações Unidas, o ganês Kofi Annan, tem entre mãos aquele que será, provavelmente, o seu maior desafio de sempre: levar a revolução verde – agrícola – para o continente africano.

Annan lidera a Alliance for Green Revolution in África (Agra), uma iniciativa com projectos em mais de 15 países e que tem como objectivo recentrar o papel dos pequenos produtores agrícolas nos desafios sociais e económicos do continente africano.

Annan admite que a agricultura africana tem três grandes desafios e um objectivo principal. Os desafios passam por levar os pequenos agricultores a abandonarem as tradições ancestrais e investirem em sementes híbridas e novos fertilizantes; ajudar os Governo a relaxar o seu controlo sobre as sementes e abrirem as portas ao sector privado; e aumentar a segurança alimentar sem esquecer as alterações climáticas.

O grande objectivo? Imitar a revolução verde asiática, que nos anos 70 multiplicou as culturas através da introdução de novos tipos de sementes e de fertilizantes.

Para ajudar a missão da Acra, Annan pediu aos chamados cientistas agrícolas para ajudarem os agricultores nesta transição. São homens como Arnold Mushongri, um tanzaniano de 40 anos, que estão a tentar convencer os pequenos agricultores que devem procurara novas sementes e a atenção dos mercados.

Segundo Annan, só esta revolução agrária poderá resolver o cada vez mais crítico problema de segurança alimentar de África. O diplomata ganês, que dedicou praticamente todo o seu tempo pós-Nações Unidas a esta causa, sabe que só a África subsariana gastou, em 2011, perto de €115 mil milhões (R$ 270 mil milhões) na importação de alimentos básicos.

Um dos outros objectivos da Acra é duplicar o rendimento de 20 milhões de pequenos agricultores africanos até 2020. Mas, para que esse objectivo seja possível, há um longo caminho a trilhar o mais rapidamente possível.

“A produtividade agrícola na África subsariana é, em média, um quarto da de outras regiões em desenvolvimento e pouco mudou nos últimos 30 anos. E, ainda assim, a África já se alimentou e já exportou alimentos. E pode voltar a fazê-lo”, explicou Annan ao Financial Times.

Reconhecendo que as sementes são o principal problema da fraca produtividade agrícola africana – um problema de falta de conhecimento científico – Annan espera agora que os chamados cientistas agrícolas ajudem na transição deste complexo processo.

Estão a ser introduzidas variedades altamente produtivas, resistentes a pestes e que se dão bem com os períodos de seca. E o mercado será liberalizado. Só assim, acredita o Prémio Nobel, o continente africano atingirá a auto-suficiência alimentar.

 

 

Fonte: Greensavers

+ sobre o tema

Clementina. De uma voz do povo emerge o canto ancestral

Surgida a partir de um TCC, biografia conta a...

Mia Couto: Situação em Moçambique “é apocalíptica”

O número de mortos em Moçambique não pára de...

Um Negro, Um Voto

Existem dois equívocos fatais em discursos que alguns amigos...

Ideias Negras #33 | Douglas Belchior: é hora do nosso povo se autorrepresentar na política

Douglas Belchior, formado em História pela PUC-SP, é fundador...

para lembrar

Taís Araujo – Estou ‘feliz e realizada’ e quero outro filho logo

Taís Araújo anda sumida desde que deu à luz...

Prêmio para atividades culturais afro-brasileiras será lançado

Objetivo é reconhecer e apoiar iniciativas realizadas por comunidades...

Música de Beyoncé desbanca Radiohead e Strokes e é eleita a melhor da década

Depois da eleição dos discos mais importantes da década,...
spot_imgspot_img

Leci Brandão – Na Palma da Mão em curta temporada no Imperator

Com direção de Luiz Antonio Pilar e texto de Leonardo Bruno, musical que celebra vida e obra da artista se apresenta no Imperator Vencedor do Prêmio Shell de Teatro na categoria "Direção" Nome incontornável da música brasileira, compositora e intérprete de...

MinC vai lançar plataforma de streaming voltada ao audiovisual nacional

O Ministério da Cultura está se preparando para lançar, ainda no segundo semestre deste ano, uma plataforma de streaming dedicada à produção audiovisual brasileira. Idealizado pela Secretaria do Audiovisual...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...
-+=