Conceição Evaristo será 1ª mulher negra a receber o título de doutora honoris causa pela UFPR

Enviado por / FonteBrasil de Fato

A concessão do título foi aprovada, na última semana, por unanimidade pelo Conselho Universitário

A escritora Conceição Evaristo irá receber o título de doutora honoris causa pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A concessão do título foi aprovada, na última semana, por unanimidade pelo Conselho Universitário.  

Conceição Evaristo será a primeira mulher negra a receber tal título na UFPR. Até o momento, a universidade concedeu 62 títulos honoris causa, sendo 56 para homens (51 para homens brancos) e apenas 6 para mulheres, todas brancas.

“Nesse sentido, torna-se urgente que a Universidade realize essa reparação histórica não apenas na concessão de títulos, mas sobretudo reconhecendo e questionando as regras e dinâmicas sociais, culturais, econômicas e políticas que dificultam os acessos para as mulheres, em especial as negras dentro e fora do mundo acadêmico”, aponta o relato da apreciação do Conselho Universitário.

O documento ainda ressalta a importância de reconhecer os “méritos dessa grande intelectual, artista e figura pública” e a necessidade de propor uma reflexão sobre “as dificuldades encontradas pelas mulheres, em especial as negras e periféricas, em serem reconhecidas pelo seu trabalho intelectual, visto que Conceição Evaristo demorou 44 anos para publicar sua primeira obra e mais 30 anos para alcançar visibilidade”.

O título de doutora honoris causa é concedido a pesquisadoras e pesquisadores que, em sua atuação profissional, contribuíram decisivamente para construção do conhecimento em sua respectiva área.

Trajetória da escritora

Conceição Evaristo nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1946. Mudou-se para o Rio de Janeiro, em 1973, onde integrou os quadros do magistério da capital até 2006. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1990. Recebeu o título de mestre em Letras-Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 1996. Em 2011, concluiu seu doutorado em Letras-Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Sua produção literária inclui livros de romance, poesia e contos. Em 2015, ganhou o prêmio Jabuti de Literatura, na categoria “Contos e Crônicas”, com a obra “Olhos d’água”. Em 2018, foi candidata a uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL). 

+ sobre o tema

‘Se benefício existe, temos que usar’, diz viúvo que ganhou direito a salário-maternidade

Catarinense que perdeu mulher horas após nascimento de seu...

Medalha Theodosina Ribeiro 2015

Entre as indicadas está a levantadora Fofão, campeã olímpica...

Os Gays e a Bíblia

É no mínimo surpreendente constatar as pressões sobre o...

Desmascarar as falácias desse tal feminismo

Sugerido por Vânia De Carta Caputal O que as feministas não...

para lembrar

Vítimas de assédio sexual online têm idade média de 10 anos, diz ONG

A ONG Think Olga, que participou nesta terça-feira (16) de...

‘Foi ódio mesmo’, diz vítima de ataque homofóbico com ácido, em Curitiba

Homem foi atingido nos braços e no rosto e...

Luiza Bairros ministra da Secretaria de Igualdade Racial – SEPPIR

  A presidente eleita, Dilma Rousseff, chamou a socióloga Luiza...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=