Cotas raciais, porque sim!

Por: Walmyr Júnior

Gostaria de compartilhar nessa coluna um texto sensacional da militante do Coletivo Enegrecer Marcela Ribeiro. A jovem estudante, diretora de Combate ao Racismo da UNE, reflete a cerca das políticas de ações afirmativas, fazendo recorte nas cotas raciais para o funcionalismo público federal.

Para nós esse debate é muito importante pois, a partir dele, vamos ter um maior empoderamento da população negra e veremos mais negros e negras ocupando espaços que sempre foi ocupado pela população não negra. Segue abaixo o texto da Marcela!!

“Já passamos exaustivamente por esse debate e não faz muito tempo. No julgamento da constitucionalidade das cotas para universidades públicas reconheceu-se mais que a legalidade da política afirmativa, reconheceu-se a dívida histórica do estado brasileiro com o povo negro, reconheceu-se que o racismo ainda existe nesse país.

Apesar de argumentações similares o objeto de discussão é distinto, agora não se trata mais das cotas nas universidades, mas, das cotas em concursos públicos. Aprovada no Senado, a lei que garante reserva de 20% das vagas em concursos públicos federais para negros e negras (incluindo aí os “pardos” do IBGE) velhas falsas polêmicas colocam roupa nova e trazem mais uma vez o cinismo do racismo à baila.

Ora, se há o reconhecimento da dívida histórica do estado brasileiro com o povo negro, não seria uma das formas de reparação o empoderamento econômico desse setor?! E mais, se há o reconhecimento da existência de racismo na organização política, social e econômica do Brasil, não seria correto democratizar os espaços da administração pública?

Segundo o racismo brasileiro: não! E vemos mais uma vez dizer que a mestiçagem brasileira impede o estabelecimento de políticas públicas afirmativas, novamente vemos questões acerca de como reconhecer quem é negro no Brasil, mais uma vez vemos o debate da meritocracia medíocre e hipócrita.

Nós da União Nacional dos e das Estudantes viemos nos juntar ao povo deste país para dizer mais uma vez: BASTA! Não aceitamos mais a camuflagem da discriminação racial em argumentos legalistas, ou falsos preceitos sociais.

Essas frágeis argumentações da criatividade racista já não convencem e não convencem porque os dados mostram que no momento de segregar socialmente é extremamente nítido quem são os negros e as negras deste país. No momento da política de encarceramento, do genocídio da juventude por parte do estado, de deixar a margem o reconhecimento do direito a terra, de ocupar os postos mais precarizados de trabalho delineia-se muito bem quem é negro ou negra no Brasil.

E seguimos sendo segundo dados oficiais, do IBGE, mais de 50% da população brasileira, sub-representada em menos de 30% entre os servidores públicos, de acordo com o Ministério de Planejamento e a Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial (SEPIR). De modo que também temos críticas ao projeto de lei, para começar 20% é pouco, a população indígena não fora contemplada e deixaram de fora os cargos de confiança.

Queremos mais direitos e seguiremos lutando por uma sociedade mais justa e igualitária, o Projeto de Lei (PL) 6.783/13 é um começo no processo de corrigir a disparidade existente, esses 20% representam um avanço significativo na perspectiva de compreensão de democratizar o Estado e igualar as oportunidades.

Mesmo assim o povo negro quer mais. Teremos cada vez mais que lutarmos juntos.

Combater ao Racismo essa luta nos: UNE!”

* Walmyr Júnior Integra a Pastoral da Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro. É membro do Coletivo de Juventude Negra – Enegrecer. Graduado em História pela PUC-RJ e representou a sociedade civil em encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ.

Fonte:Jb

+ sobre o tema

Governo dos Homens Brancos

13 de maio de 2016. Dia que devia ser...

Zulu Araújo – Ausência de cheque e tênis de marca

O ano de 2012 não está nada alvissareiro para...

Zara vai indenizar cliente vítima de racismo em loja no Shopping Bahia

Quatro meses após uma denúncia de racismo, a varejista Zara e o Shopping...

O sombrio passado nazista de um castelo de conto de fadas

    Estampado em cartões-postais, guias de viagem e até em...

para lembrar

Um ano depois, Lei de cotas cria oportunidades mas não convence críticos

Antonio Oliveira começou a trabalhar aos 13 anos fazendo...

Contador de Histórias africano é barrado em aeroporto de MG

Por: Benita Prieto Ele havia estado com a Vice-Cônsul...

Especialistas avaliam relatório da CPI sobre violência contra jovens negros

Investigar as causas e consequências da violência contra a...

Essa mulher negra desarmada foi morta pela polícia. Por que não marchamos por ela?

Texto de Darnell L. Moore. Publicado originalmente com o título:...
spot_imgspot_img

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...
-+=