Criança escreve carta para contar que chorou após mulher dizer que ‘não existe princesa preta’

Menina de 9 anos brincava com uma amiga, em um parque de Anápolis, quando foi ofendida. Depois de cinco dias triste, ela resolveu escrever a mensagem para a mãe para revelar o que tinha acontecido.

Por Rafael Oliveira, do G1

Tiana, de “A Princesa e o Sapo” (2009) (Imagem: Reprodução/Walt Disney)

A estudante Ana Luísa Cardoso Silva, de 9 anos, escreveu uma carta para a mãe cinco dias depois de ouvir de uma mulher que “não existe princesa preta”, enquanto brincava com outra criança no Parque Ipiranga, em Anápolis, a 55 km de Goiânia. No texto, ela afirma que ama a Elsa, personagem do filme Frozen.

“Mamãe, é verdade que não existe princesa preta? Eu fui brincar, a mulher falou. Fiquei triste e com medo de contar para você. Ela falou que não tinha princesa preta. Eu chorei, mamãe”, escreve a menina.

O caso aconteceu na tarde do dia 1º, durante um piquenique que a família resolveu fazer no parque. Na área reservada para crianças, a menina chamou outra garota para brincar de castelo e princesa. Foi quando, de acordo com Ana Luísa, que uma mulher loira, sentada num banco próximo à recreação, falou para ela que “não existe princesa preta”.

Segundo a menina contou à mãe, um homem que também estava no local disse à mulher para não se dirigir às crianças dessa forma. Logo em seguida, ela saiu do banco e sentou em outro lugar da praça.

Carta da Ana Luísa deixada em cima da cama para a mãe ler — Foto: Luciana Cardoso/Arquivo Pessoal

Carta

A criança só escreveu a carta no domingo (5). Ela deixou o bilhete em cima da cama para que a mãe, a humorista Luciana Cristina Cardoso, de 42 anos, pudesse ler.

“Notei que ela estava triste desde aquele dia, mas não quis me contar. Quando eu li a carta, chorei muito. Ela é criança e não entende ainda”, relata a mãe.

Sobre as paixões da filha, Luciana relata que roteiros infantis de princesas são os preferidos. “Ela gosta muito de assistir filmes com essa temática”, conta.

Desde o episódio, a humorista relata que a menina não quer voltar ao parque, onde gostava de brincar e comer pipoca.

A mãe de Ana Luísa afirma que vai registrar um boletim de ocorrência pelo ato de racismo praticado contra a filha. Até a publicação desta reportagem, ela não soube informar quem é a mulher que conversou com a filha no parque.

 

Leia Também:

Princesa negra

Realeza Africana: 8 belas princesas negras

+ sobre o tema

para lembrar

“Só lamento que tenha sido em Manchester e não na Bahia”

Internautas denunciaram, na manhã desta terça-feira (23), o perfil...

A Discriminação de Boris Casoy: Isso é uma vergonha

Neste vídeo o apresentador da Band, Boris Casoy declara...

Metade dos casos de racismo acontece onde a vítima trabalha ou mora

Metade dos casos de racismo acontece onde a vítima...

RACISMO NA ITÁLIA: Mais um capítulo do racismo na Itália

O prefeito de Brescia, Adriano Paroli, do PDL, informou...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=