Demitido por ser negro não arrumadinho!

Robson de Sá, 24, modelo e cantor nas horas vagas, trabalhava como auxiliar administrativo em um escritório no centro do Rio de janeiro e pediu desligamento da última empresa a convite do seu supervisor atual. Ambos já tinham trabalhados juntos anteriormente, mas o que não esperava, era que na atual empresa enfrentaria problemas raciais e moral.

enviado para o Portal Geledés por Giovani Falcão do Facebook 

Reprodução Facebook

Após sofrer várias agressões verbais como:“Agora estão contratando neguinho com cabelo black e barba pra fazer?” “Venha amanhã com o cabelo mais baixo!” “Venha mais arrumadinho” o auxiliar resolveu ir a delegacia para registrar um boletim de ocorrência, e para sua surpresa ao chegar no outro dia para trabalhar, foi desligado com a justificativa que: NÓS PEDIMOS PARA VIR ARRUMADINHO!!

O Registro feito na delegacia online e protocolado pela 4º DP no Centro do RJ e está anexado a queixa crime do Ministério do Trabalho. O modelo entrará com uma ação judicial exigindo dano morais.

Leia o desabafo que fez nas suas redes sociais: Link do Facebook

DEMITIDO POR SER NEGRO!

Hoje o post é diferente: REVOLTA! Não, você não leu errado: Acabo de ser demitido por ser negro e ter cabelo black, em um trabalho de escritório administrativo “off line”, somando a números e várias estatísticas sociais..

Há pouco mais de um mês troquei de trabalho a convite de um “ex-supervisor” para integrar sua equipe justamente por crédito à minha conduta e meu desempenho profissional. Na ocasião, participei de um processo seletivo “sob indicação do mesmo” e pedi demissão do serviço anterior  quando contatado para levar minha carteira de trabalho. O trabalho era o mesmo que realizava na antiga empresa, onde nos conhecemos, logo não tive dificuldade com o sistema, mas a conduta e valores eram outros e pude logo perceber isso, na pele.

No primeiro dia de trabalho, sem disfarçar, o dono da empresa passa por mim e me olha torto, mas eu finjo normalidade, mesmo percebendo perguntar porque contratar um negro de cabelo Afro e barba? Mais tarde, ao final do expediente, meu supervisor me chamou pra conversar pedindo pra que, a partir daquele dia, eu viesse mais “arrumadinho”, “fizesse a barba” e que olhasse em torno da operação pra ver o nível das pessoas. Me senti estranho, diferente, mas acreditei ser fruto da minha imaginação e que “de repente” não tinha acertado no look “frist job” (blusa apolo, calça jeans e tênis social).

Mas não parou por ai.. os olhares só aumentam, as repulsas antes irrustidas hoje já eram claras a ponto de me desenvolver uma paranóia comportamental, social e lamento com amigos e familiares. Comprei roupas novas, blusas sociais, sapato sempre engraxados.. nada disso contribuia! Elogios na rua não me faltavam.. até meu supervisor dizer: AMANHÃ VENHA COM O CABELO MAIS BAIXO! e naquele momento tive a certeza de que estava sendo vítima de preconceito e assédio moral. Sim, muitas pessoas, como eu passam por isso e se aderem ao sistema ou padronizam seus interesses em busca de aceitação, mas e eu, o que faço?

Hoje ao final do expediente fui desligado da empresa com a justificativa de que não me adequei a empresa e na entrevista de desligamento o próprio RH contratante, que estatelado dizia: “Não sei nem o que te dizer, fomos pegos de surpresa!” Se colocou a disposição para entrar em contato com a antiga empresa e tentar uma recontratação, caso haja interesse. Informado sobre as intervenções raciais e que durante o processo seletivo não tinha sido dito ela falou: “Mas a gente disse ARRUMADINHO!”

Que triste! Que vazio! Um soco!

Só um negro sabe o sabor e a dor das nossas conquistas e indiferenças sociais.. Me tiraram de um navio e me deixaram numa sociedade amargurada de padrões e rótulos pra serventia. EU VOU SOBREVIVER!!

De repente esse não seja o melhor caminho, mas hoje reforço um novo parágrafo na minha vida profissional, pessoal e como cidadão: SOU NEGRO SIM, E RACISTAS NÃO PASSARÃO!  vamos resolver isso judicialmente. De repente pagando uma NOTA PRETA, essa cor mude de sentido para esses racistas alienados.

 

+ sobre o tema

Justiça de SP revoga prisão de PM presa por envolvimento na morte de motoboy

A Justiça paulista revogou nesta quinta-feira (16) a prisão...

Após ser vítima de racismo, Roberto Carlos vira ‘a lenda’ em Makhachkala

Em região que sofre com preconceito na Rússia, carinho...

Auto-odio, ignorância? Dupla que pichou suástica na estátua de Zumbi pede desculpas

Dois homens foram identificados após fotos postadas e exibidas...

‘Não podemos nos alinhar aos Datenas, Jabores e Pondés’

Um militante do MPL alerta para a tentativa da...

para lembrar

“POR QUE ATIROU EM MIM?”

  Daniel Mello Esta era a pergunta escrita...

Na delegacia, suspeita de carta racista não responde a nenhuma pergunta sobre o caso

Jane Cordeiro pode responder por injúria racial, racismo e...

Lei estabelece sistema de cotas nos cursos de pós-graduação no RJ

Medida é válida para cursos nas universidades estaduais. Filhos de...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=