Dilma admite que demorou para reagir a ataques religiosos

Candidata classifica onde de boatos como ‘campanha perversa feita à base de calúnias e difamações’

Andréia Sadi e Ricardo Galhardo, iG Brasília 

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, disse hoje, na primeira entrevista coletiva depois do primeiro turno da disputa presidencial, que sua campanha percebeu tarde demais a onda de boatos junto ao eleitorado evangélico e católico. ?Nós estávamos inocentes. A gente percebeu tarde demais, mas percebemos?, disse ela.

Segundo Dilma, a campanha vai fazer um movimento de esclarecimento junto ao eleitorado religioso para rebater boatos que circularam na internet nas últimas semanas e são apontados como uma das principais causas para a eleição não ter acabado no primeiro turno. ?Vamos fazer um movimento no sentido de esclarecer a população?, disse Dilma.

A candidata classificou a onde de boatos como uma ?campanha perversa? feita à base de calúnias e difamações. ?Foi uma campanha perversa com bastante inverdades sobre o que eu penso. Quem acusava não aparecia de forma muito clara. A base desta campanha foi feita com base em calúnias e difamações?, acusou Dilma.

Segundo o governador reeleito de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, a campanha vai acionar todas a lideranças com bom trânsito nos meios religiosos, entre elas o deputado eleito Gabriel Chalita (PSB), o segundo mais votado no Estado de São Paulo com apoio de setores conservadores da Igreja Católica.

Na avaliação da coordenação da campanha de Dilma, o estrago causado entre o eleitorado religioso vem mais dos boatos e mentiras do que das posições da petista e do PT sobre temas polêmicos como o aborto.

Entre estes boatos está um e-mail que remetia para uma página da internet inexistente na qual estaria um vídeo em que Dilma teria dito que ?nem Jesus Cristo me tira esta eleição?. A candidata nunca pronunciou a frase. Hoje, na entrevista coletiva, ela citou Deus três vezes. O ato foi também uma demonstração de força da coligação que a apoia com a presença no palco de governadores e senadores eleitos no domingo.

Com atraso de um dia, Dilma finalmente lembrou que foi a vencedora do primeiro turno com 37 milhões de votos. De acordo com ela, o segundo turno vai permitir a polarização, ou a eleição plebiscitária, pretendida por Lula, de forma mais clara. A candidata deixou claro que uma das estratégias será a comparação entre os oito anos de Lula e a administração de Fernando Henrique Cardoso, da qual seu adversário, José Serra, fez parte.

Fonte: Ultimo Segundo

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Em homenagem a Bob Marley, Jamaica descriminaliza maconha

As mudanças legislativas determinam que o consumo não seja...

Como a necropolítica e o coronavírus condenam o sistema carcerário

As políticas voltadas ao sistema carcerário são essenciais para...

Como garantir que o Congresso não seja um clubinho de homens brancos?

Michel Temer dá posse a um ministério de homens...

“Vergonha passageira” não deve afetar sucesso fora dos campos, diz brasilianista Peter Hakim

por Alessandra Corrêa A dramática derrota por 7 x 1 sofrida...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=