Eduardo Pereira da Silva: Breve nota sobre o direito de defesa

Há pouco mais de sessenta anos, a obra “O sol é para todos” (“To Kill a Mockingbird”), de Harper Lee, era lançada. O romance foi premiado com o Pulitzer e logo foi adaptado para o cinema, dando origem ao filme homônimo que recebeu dois prêmios Oscar (melhor roteiro adaptado e melhor ator para Gregory Peck).

“O sol é para todos” conta a história do julgamento de Tom Robinson, um lavrador negro injustamente acusado de estuprar uma garota branca, numa comunidade do sul dos Estados Unidos nos anos 30. Para a sua defesa, o tribunal designa o advogado branco Atticus Finch. A narrativa segue o ponto de vista de sua filha, a pequena Scout.

A obra tem como tema principal a injustiça racial. Há, porém, um aspecto menos discutido do romance que nos parece bastante relevante e atual: o desprezo pelo direito de defesa.

Numa comunidade cega pelo ódio racial, o advogado e seus filhos passam a ser alvo de represálias. Scout e seu irmão mais velho Jem chegam a ser atacados após o julgamento do caso.

Esse trecho da obra pode ser facilmente relacionado com a forma com que o direito de defesa ainda é visto por parcela importante de nossa sociedade. A reportagem da revista Marie Claire Brasil, publicada em 24 de março de 2021, ilustra bastante esse fato e nos remete ao episódio do livro narrado acima: ela descreve como um grupo de mães planejou transformar em protesto um aniversário dos filhos da advogada Valeska Zanin, que atua na defesa do ex-Presidente Lula, na denominada Operação Lava Jato.

O advogado Cristiano Zanin, que atua junto à advogada Valeska Zanin, foi também alvo de deboche de jornalistas nos meios de comunicação do país pelo simples fato de ter atuado como defensor no processo.

A polarização política em torno do caso citado contribui para explicar o episódio. Tal tipo de polarização, assim como o racismo, a misoginia, a xenofobia, o antissemitismo e o classismo presentes na sociedade podem contaminar o sistema judicial e colocar em xeque a higidez de seus julgamentos. O desprezo pelo direito de defesa talvez seja um dos sintomas mais visíveis desta contaminação.

Sobre a forma como o direito de defesa ainda é visto pela população brasileira, não se pode deixar de observar como a imprensa ajuda a propagar a ideia de que advogado é “defensor de bandido”, numa lógica que inverte a própria noção do devido processo legal, ao se considerar alguém como culpado antes mesmo que ele venha a ser condenado, além de confundir o direito de defesa com o fato que se está levando a julgamento.

Expressões de menosprezo ao profissional que atua na defesa de acusados como “defensor de bandido” e “advogado de porta de cadeia” ainda são comuns.

E, infelizmente, até mesmo o sistema de justiça não nos parece imune a esse tipo de pensamento. A resistência de parte da magistratura à implantação das audiências de custódia – num país com grande número de presos provisórios, números alarmantes de pessoas mortas em confronto com a polícia e em que denúncias de execuções extrajudiciais são comuns – aponta, em certa medida, um incômodo com o exercício do direito de defesa.

O mesmo se diga em relação à resistência do Judiciário em reconhecer a necessidade de remodelar a disposição das salas de audiência e do plenário do júri para que defesa e acusação sejam vistas como partes em situação de igualdade.

A implantação relativamente recente de Defensorias Públicas em vários Estados, tantos anos após a promulgação da Constituição Federal, sem estrutura, carreira de apoio e remuneração dos defensores equiparáveis àquelas do Ministério Público, igualmente indica que o direito de defesa ainda não é visto como prioritário pelo próprio Estado.

Em recente decisão, o Superior Tribunal de Justiça adotou o entendimento quanto de que o reconhecimento do acusado pela vítima deve observar obrigatoriamente as formalidades do artigo 226 do Código de Processo Penal (HC n. 598.886/ SC, relator Ministro Rogério Schietti Cruz). Assim, a vítima deverá fazer uma descrição prévia do ofensor, devidamente registrada. E a pessoa a ser reconhecida deverá ser colocada ao lado de outras que com ela tenham semelhança. Trata-se de uma mudança de décadas da jurisprudência anteriormente consolidada que indicava não haver nulidade na inobservância das formalidades para o reconhecimento feito meramente por fotografias, se não houvesse prova do prejuízo.

A jurisprudência anterior apenas seguia um entendimento bastante consolidado em nosso direito no sentido de que a decretação de nulidade exige prova de prejuízo, algo que desconsidera que a forma no processo penal, por vezes, é a própria garantia. E que coloca sobre os ombros da defesa o ônus de uma prova, por vezes, impossível.

Outro dispositivo por vezes ignorado e pouco compreendido diz respeito ao recolhimento do advogado preso a sala de Estado Maior, nos casos de prisões cautelares. O dispositivo previsto no artigo 7°, inciso V, do Estatuto da Advocacia, pode proteger o advogado de represálias que venha a sofrer do próprio sistema judicial por sua atuação.

O direito de autodefesa, também, não raramente, é atacado, com a tentativa de impor restrições ou condições ao exercício do direito ao silêncio. Há processos em que ainda se adota o entendimento de que o acusado no processo não pode deixar de responder às perguntas formuladas pela acusação, se quiser responder às perguntas da defesa. Ou em que, de maneira sutil e implícita, se busca extrair culpabilidade do silêncio do acusado.

O direito a ampla defesa e ao devido processo legal estão previstos em nossa Constituição Federal (artigo 5°, inciso LIV e LV da Constituição Federal). São garantias inseparáveis daquilo que chamamos de Estado Democrático de Direito. A Constituição prevê, ainda, em seu artigo 133, que a advocacia é indispensável à administração da justiça.

Tais dispositivos são, antes de tudo, imperativos civilizatórios. Infelizmente, ainda há uma visão vigente de que são disposições meramente formais, obstáculos a serem vencidos para a entrega de uma justiça eficiente.

Um dos caminhos para a ocorrência de grandes erros judiciários passa pela limitação ou desprezo ao direito de defesa.

Nosso sistema judicial ainda precisa superar o falso antagonismo entre respeito às garantias da defesa e prestação jurisdicional célere e eficiente. Ou entre o respeito ao direito de defesa e o combate à criminalidade. É esta contraposição que legitima, por vezes, os ataques ao direito de defesa.

O sistema penal brasileiro é notoriamente seletivo. Há uma sobrerrepresentação de negros entre a população carcerária do país. Diversos fatores contribuem para esse fenômeno e o explicam. Dificilmente conseguiremos reverter esse quadro sem atacarmos a percepção existente na população e no próprio sistema judicial acerca da importância do direito de defesa.

Esse é um desafio de comunicação social, das instituições e da própria imprensa. Valorizar o direito de defesa e a Defensoria Pública é uma entre tantas medidas necessárias para combater o arbítrio e a seletividade de nosso sistema penal. Trazer representatividade para dentro do sistema de justiça, advocacia incluída, é outro caminho indispensável.

 

 

Eduardo Pereira da Silva é juiz Federal em Goiânia

+ sobre o tema

“Quantos senadores negros há no Brasil?” Angela Davis, a antítese de Joaquim Barbosa

por : Marcos Sacramento A ausência de negros em cargos políticos...

Webinar – Vidas negras importam? Reflexões e debates afro diaspóricos sobre dignidade humana

DESCRIÇÃO DO EVENTO Palestrante(s): Data: 09 de julho de 2020 PAINEL 01...

Caso “Kuku” reacende debate sobre o racismo em Portugal

No dia 5 de Dezembro de 2012, o Tribunal...

para lembrar

SBT está sendo acusado de racismo

O SBT está sendo criticado por internautas após veicular...

Após insultos na internet, Rafael Vaz levanta bandeira contra o racismo

O zagueiro Rafael Vaz sentiu tristeza, raiva, vontade de...
spot_imgspot_img

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...
-+=