“Eles estavam em um carro de luxo, em um lugar de pobre”, diz ex-secretária Estado da Mulher Vanda Menezes

Por Gilca Cinara

“Digo e afirmo que é racismo. Eles são negros, estavam dentro de um carro de luxo em um lugar pobre”. Esse é o relato da ex-secretária de Estado da Mulher, Vanda Menezes, que teve seu filho de 15 anos e dois sobrinhos agredidos durante uma abordagem da Rádio Patrulha. O fato ocorreu ontem (10), no bairro do Jacintinho, em frente à residência de Vanda, no Conjunto José da Silva Peixoto.

Em entrevista ao CadaMinuto, Vanda relatou que ontem, por volta das 15h, quando seu filho voltava da escola junto com os primos foi abordado por militares. “Um passou pelo outro e ninguém disse nada. Antes mesmo que eles entrassem em casa, a viatura voltou cantando pneu e parou no meio da pista. Todos eles desceram armados e ficaram com as armas apontadas para cabeça dos meninos”.

Os familiares da ex-secretária presenciaram toda a ação e questionaram aos militares o motivo da abordagem. Segundo ela, os policiais disseram que era uma abordagem de rotina, já que havia três homens dentro do carro.

“Tenho 31 anos de Perícia Criminal e não foi isso que aprendi dentro da corporação. Honrei e a maioria honra a farda. Estou chocada e sei que quando a truculência é grande, os traumas ficam”, afirmou ela.

Vanda disse ainda, que está chocada com a ironia e com a falta de respeito dos militares com o governador do Estado. “Quando meu filho e sobrinhos pediram para ligar pra mim, os policiais responderam que poderiam ligar para o papa, para o governador e para quem eles quisessem”, lamentou.

Para a ex-secretária, a abordagem feita no Jacintinho não ocorreria da mesma forma se fosse na Ponta Verde, com pessoas brancas, do olhos verdes. “Eu luto pelos Direitos Humanos. Não posso permitir que essa cultura continue”.

 

 

 

Fonte: Lista Racial 

+ sobre o tema

para lembrar

Mendigo gato e mendigo lixo: a cor de quem merece ou não ficar na rua

por Higor Faria No dia 08 de dezembro,...

Rafael Braga e o retrato do racismo institucional do cárcere

Há um ano e meio Rafael Braga está atrás...

Steve McQueen é xingado em premiação: “Você é um lixeiro ridículo. Vá se f…”

Diretor Steve McQueen é xingado no palco quando recebia...

Romário: textos de blogueira do Globo são “preconceituosos”

Senador afirmou que Silvia Pilz tem "uma visão de...
spot_imgspot_img

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...

‘Moro num país racista’, diz empresário que encerrou contrato de R$ 1 mi por ser chamado de ‘negão’

Nem o ambiente formal de uma reunião de negócios foi capaz de inibir uma fala ofensiva, de acordo com Juliano Pereira dos Santos, diretor...
-+=