“Eles estavam em um carro de luxo, em um lugar de pobre”, diz ex-secretária Estado da Mulher Vanda Menezes

Por Gilca Cinara

“Digo e afirmo que é racismo. Eles são negros, estavam dentro de um carro de luxo em um lugar pobre”. Esse é o relato da ex-secretária de Estado da Mulher, Vanda Menezes, que teve seu filho de 15 anos e dois sobrinhos agredidos durante uma abordagem da Rádio Patrulha. O fato ocorreu ontem (10), no bairro do Jacintinho, em frente à residência de Vanda, no Conjunto José da Silva Peixoto.

Em entrevista ao CadaMinuto, Vanda relatou que ontem, por volta das 15h, quando seu filho voltava da escola junto com os primos foi abordado por militares. “Um passou pelo outro e ninguém disse nada. Antes mesmo que eles entrassem em casa, a viatura voltou cantando pneu e parou no meio da pista. Todos eles desceram armados e ficaram com as armas apontadas para cabeça dos meninos”.

Os familiares da ex-secretária presenciaram toda a ação e questionaram aos militares o motivo da abordagem. Segundo ela, os policiais disseram que era uma abordagem de rotina, já que havia três homens dentro do carro.

“Tenho 31 anos de Perícia Criminal e não foi isso que aprendi dentro da corporação. Honrei e a maioria honra a farda. Estou chocada e sei que quando a truculência é grande, os traumas ficam”, afirmou ela.

Vanda disse ainda, que está chocada com a ironia e com a falta de respeito dos militares com o governador do Estado. “Quando meu filho e sobrinhos pediram para ligar pra mim, os policiais responderam que poderiam ligar para o papa, para o governador e para quem eles quisessem”, lamentou.

Para a ex-secretária, a abordagem feita no Jacintinho não ocorreria da mesma forma se fosse na Ponta Verde, com pessoas brancas, do olhos verdes. “Eu luto pelos Direitos Humanos. Não posso permitir que essa cultura continue”.

 

 

 

Fonte: Lista Racial 

+ sobre o tema

Comunidade protesta contra chacina no Cabula, em Salvador. PM intimida

Manifestantes de movimentos sociais e moradores da comunidade caminharam...

Colégio é condenado a pagar R$ 40 mil por danos morais após omissão em caso de bullying

Mãe de adolescente alega que agressões físicas e psicológicas...

Brasil de Fato: Ex-chefe da Rota incita violência no Facebook e seguidores ameaçam jornalista

Coronel Adriano Lopes Lucinda Telhada, candidato a vereador pelo...

Antirracismo, uma luta de negros e brancos

Março não é apenas o mês em que, no...

para lembrar

Afinal, o que aprendemos com o BBB20?

O Big Brother Brasil, em uma edição chamada por...

Enem: Floripa – No PI, candidato diz que tema da redação foi fácil: ‘Vivi na pele’

No Piauí, candidatos que fizeram neste domingo (4) o...

Violência e vácuo na legislação: ‘O Judiciário ainda é hesitante em condenar o racismo’

"Precisamos entender que o racismo não acontece apenas quando...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=