Jovens de todo o mundo fizeram manifestação no Riocentro.
Eles taparam a boca com esparadrapo e pediram representação na Rio+20.
Por: Nathalia Passarinho
Jovens de todo o mundo fizeram uma manifestação neste domingo (17) no Riocentro, onde acontecem as negociações da Rio+20, por maior participação nas negociações da conferência. Com esparadrapos na boca e cartazes em mãos, eles pediram a criação de um grupo de delegados jovens que possam participar ativamente da tomada de decisões nas próximas conferências ambientais.
“O rascunho apresentado pelo Brasil retirou a proposta de criação do Alto Comissariado para o Futuro. Queremos ter gente com poder para participar da conferência e que não represente interesses de nações, mas sim das futuras gerações”, explicou a jovem Anna Davidson, do Canadá.
A mais nova integrante da manifestação é a alemã Josephina, de oito meses, que acompanha a mãe, Maja Gopel, em reuniões da sociedade civil na Rio+20. “Queremos ter uma face nas negociações. Estamos preocupados com a falta de políticas de longo prazo. Sem meio-ambiente não há crescimento econômico”, afirmou Maja.
Segundo ela, quem mais irá “sofrer” com a falta de políticas de desenvolvimento sustentável são as crianças, como Josephina, e as futuras gerações. “Muitas discussões se perdem na tecnocracia. Os que estão para nascer são os que mais vai sentir os efeitos das nossas decisões”, disse.
Fonte: G1