Emenda fortalece ações de igualdade racial em Corumba

Fonte: MS Notícias –

Com uma extensa agenda de atividades e programação especial que inclui diversas homenagens – uma delas ao deputado federal Vander Loubet (PT-MS) – o povo corumbaense, por meio da Prefeitura Municipal, vai celebrar a Semana da Consciência Negra de 16 a 21 deste mês. O prefeito Ruiter Cunha (PT) e toda sua equipe elaboraram um programa para marcar o primeiro ano em que Corumbá terá seu feriado municipal no Dia Nacional da Consciência Negra, 16 de novembro, data oficializada no Brasil.

A homenagem a Vander deve-se à iniciativa do deputado de oferecer uma emenda de R$ 200 mil de sua cota individual para os projetos de promoção da igualdade racial desenvolvidos na gestão de Ruiter, desde seu primeiro mandato. “As políticas afirmativas contêm a expectativa de justiça e de paz, conceituada no respeito às diferenças para que se fortaleça o princípio da igualdade. Corumbá vem fazendo isso e é um exemplo para o Brasil e o mundo”, afirma Vander.

Com secretarias e gerências criadas para idealizar e executar as ações da política pública de promoção humana da Prefeitura, com ênfase no combate aos preconceitos, a gestão de Ruiter Cunha, desde 2005, garantiu, com envolvimento da sociedade, diversos avanços. Além de sancionar o Dia Municipal da Consciência Negra, que teve a aprovação unânime da Câmara de Vereadores, o prefeito já havia instituído e realizado os fóruns e o Plano de Igualdade Racial, criou uma área específica para os cultos e manifestações afroreligiosos e está implantando em área urbana o Parque Municipal de Lazer, Esportes e Recreação Zumbi dos Palmares (mártir da resistência dos escravos no Brasil).

PROGRAMA – A Semana de Consciência Negra será aberta em Corumbá na próxima segunda-feira, 16, no Centro de Convenções, com debates e exibição do filme “Camba´Race (Lamento Negro), do jornalista sulmatogrossense Sionei Ricardo Leão. No dia 17, a palestra “História dos desafios dos negros no Brasil”, pelo padre Ari Antonio dos Reis, no Auditório da Faculdade Santa Teresa, às 14h30min. Depois haverá uma celebração afro na Nossa Senhora dos Remédios, em Ladário (município vizinho a Corumbá), a partir das 19h.

No dia 18, às 19h, acontecerá o seminário participativo para instalação do Fórum Permanente da Educação e Diversidade Ètnico-Racial de Corumbá e Ladário, no Espaço Educacional. Na quinta-feira, 19, haverá panfletagem de conscientização à tarde, no centro da cidade de Corumbá, e à noite uma seresta especial com atrações locais e nacionais no Jardim da Independência. No dia 20, um café da manhã no Centro de Convenções às 8h reunirá diversos afrodescendentes (artistas, representantes de organizações, empresários, professores, e militares, entre outros), e à tarde o preeito Ruiter fará um pronunciamento à comunidade em rede de tevê. No sábado, o encerramento com o Encontro do Trabalhador, incluindo capoeira, hip-hop e o Festival de Ladainha.

Matéria original

+ sobre o tema

IR 2024: a um mês do prazo final, mais da metade ainda não entregou a declaração

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda...

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

para lembrar

Obama avança na disputa contra Osama

Fonte: Folha de São Paulo SÉRGIO DÁVILA Barack Hussein Obama avançou...

Nota Pública Abong: Sociedade civil organizada, autônoma e atuante é base da democracia!

A Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais – Abong,...

Joaquim Barbosa renuncia hoje à vaga de ministro do TSE

Fonte: Folha OnLine-   O ministro Joaquim Barbosa vai...

No ataque, Jair e Paulo

Enquanto o Brasil afunda em crises, o presidente da...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação de desnutrição aguda, a ONU alerta que o mundo dificilmente atingirá a meta estabelecida no...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...
-+=