Empreendedores de favelas são destaque em feira

“Nós identificamos empreendedores dos setores econômicos que mais se destacam nas comunidades pacificadas, como beleza, gastronomia, turismo e comércio, e fizemos um roteiro específico de acordo com as particularidades de cada ramo”, explica a coordenadora de empreendimentos em comunidades pacificadas, Carla Panisset.

Favela 247 – Micro e pequenos empresários das favelas que possuem UPPs participam da Feira do Empreendedor, em Jacarepaguá, para expor as iniciativas criadas em novos negócios. Até amanhã há na feira visitas guiadas para os empreendedores das favelas, para que possam conhecer as mais diversas iniciativas expostas. A empresária do ramo de beleza do Jacarezinho, Rosângela Martins Lima, explica: “Estou procurando conhecer novidades para melhorar meu salão. Minha primeira necessidade é informatizar tudo, para eu ficar livre só para vender meu serviço” PP-RJ.

Por Alfredo Mergulhão, para o UPP-RJ 

Oportunidades de negócios para empreendedores de comunidades

Iniciativas em áreas com UPPs ganharam destaque na Feira do Empreendedor

Em busca de novos parceiros e oportunidades de negócios, os micro e pequenos empresários de comunidades pacificadas do Rio de Janeiro participam da Feira do Empreendedor, que vai de quinta-feira a domingo no Riocentro, em Jacarepaguá. As iniciativas criadas em áreas com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) ganharam espaço destacado na programação.

Todos os dias haverá visitas guiadas para os empreendedores de comunidades. Na abertura do evento, um grupo de empresárias do ramo da beleza percorreu um roteiro preparado para elas. “Estou procurando conhecer novidades para melhorar meu salão. Minha primeira necessidade é informatizar tudo, para eu ficar livre só para vender meu serviço”, disse Rosângela Martins de Lima, do Jacarezinho.

Rosângela já foi escriturária, arquivista e babá antes de abrir um salão de manicure há 8 anos. Mas o negócio melhorou depois que ela fez uma série de cursos oferecidos pelo Sebrae, que entrou nas comunidades após a chegada das UPPs.

Além de Rosângela, outras nove mulheres empreendedoras do mesmo ramo participaram da visita guiada e assistiram uma palestra no estande Sebrae Beleza. “Nós identificamos empreendedores dos setores econômicos que mais se destacam nas comunidades pacificadas, como beleza, gastronomia, turismo e comércio, e fizemos um roteiro específico de acordo com as particularidades de cada ramo”, explica a coordenadora de empreendimentos em comunidades pacificadas, Carla Panisset.

Painéis temáticos

O resultado é a realização de visitas que resultem na ampliação ou melhoria dos negócios. Para fomentar as novas iniciativas, a AgeRio está presente no evento com o Fundo UPP Empreendedor, que já financiou mais de 5 mil projetos nos últimos dois anos. Há ainda o estande Comunidade Sebrae, dedicado exclusivamente ao empreendedorismo em favelas, com painéis voltados ao público que busca oportunidades nesses locais.

Ana Márcia Bonfim da Silva foi a primeira empreendedora a expor seu caso de sucesso. Ela contou a um público curioso como conseguiu montar um restaurante na Rocinha. Ela começou vendendo caldos em uma praça perto de onde mora, em três panelas, que guarda como recordação do passado e inspiração para o futuro. “Com a ajuda do Sebrae, eu aprendi a controlar melhor meu negócio é hoje eu consegui comprar uma casa para minha filha e ampliar minha cozinha. A maioria da família trabalha comigo”, relatou.

Na Maré, Thiago Barros transformou um negócio que estava à beira da falência em uma empresa de sucesso. Ele adquiriu um petshop depois de realizar uma pesquisa e descobrir que os clientes estavam insatisfeitos com o atendimento. “É a mesma empresa, no mesmo local, vendendo o mesmo produto. As vendas aumentaram em 64%”, disse.

O primeiro dia da Feira do Empreendedor também teve lançamento do Guia de Bolso das Comunidades do Rio, feito pela Rede de Conexão de Turismo (Contur Favela) e pelo Sebrae, com apoio do Territórios da Paz, da Rio Mais Social, Riotur, prefeitura e governo estadual.

A publicação compila mapas, lugares, bares e restaurantes, opções de hospedagem, eventos e contatos de guias locais. Há informações sobre o Chapéu Mangueira e Babilônia, Prazeres, Santa Marta, Cabritos e Tabajaras, Turano, Salgueiro e Formiga. A Vila Cruzeiro, o Complexo do Alemão e a Rocinha também integram o Contur, mas entrarão na próxima edição do guia.

“Criar o Contur ajuda a dar peso para os guias locais, principalmente para reivindicar políticas públicas que beneficiem as comunidades”, afirmou Gilmar de Oliveira Lopes, de Tabajaras Cabritos. O guia Cristiano Ferreira, do Alemão, destacou que a intenção da rede é fazer com que o turista gaste na comunidade, gerando emprego e renda. “Já fizemos algumas parcerias interessantes no evento. Alguns empresários nos procuraram para negociar, porque querem inserir as favelas nos seus pacotes”, disse.

 

Fonte: Brasil 247

+ sobre o tema

Lei que amplia o Simples Nacional entra em vigor

A partir de agora, o que determinará se o...

6 mitos sobre o negro no mercado de trabalho

por Patricia Santos de Jesus via Guest Post para o Portal Geledés Nesses anos...

Google abre vagas para o Programa de Estágio 2016

Inscrições para o processo seletivo estão abertas até 24...

Paraná tem 1,4 mil vagas, mais cadastro de reserva

  Paraná tem 1,4 mil vagas, mais cadastro...

para lembrar

Lançado manual sobre direitos LGBT no mundo do trabalho

ONU lançou manual sobre direitos LGBT no mundo do...

Site com vagas de empregos para negros é inaugurado em São Paulo

SP ganha site com vagas de emprego exclusivas para...

4 mil vagas no Rio para afrodescendentes

Governo oferece cursos gratuitos, com bolsa, para afrodescendentes ...

Concursos com inscrições abertas nesta segunda somam 26,2 mil vagas

Há cargos para todos os níveis de escolaridade.Salários chegam...
spot_imgspot_img

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm um grande desafio pela frente relacionado à equidade de gênero. Um estudo recente da McKinsey...

Sem desigualdade de gênero, mundo poderia ter PIB ao menos 20% maior, diz Banco Mundial

O Produto Interno Bruto (PIB) global poderia aumentar em mais de 20% com políticas públicas que removessem as dificuldades impostas às mulheres no mercado...
-+=