Erika Januza diz que está entalada após história de racismo: “Não posso colocar para fora”

Enviado por / FonteContigo!

A atriz Erika Januza, que está esperando a volta da novela Amor de Mãe, conversou com a jovem ativista Ndeye Fatou Ndiaye e deu um depoimento forte sobre um caso recente de racismo que sofreu.

“No trabalho, não vai dar para eu te contar, mas eu já passei. Sou doida para contar essa história. Ela está aqui (faz gesto apontando pra a garganta), mas não posso colocar ela para fora. Digo: neste momento, como atriz, já passei. Mas antes também. Eu trabalhava como secretária, mas sempre tinha uma coisa de olharem: “Quem é essa menina que está aqui na recepção, na porta de entrada do lugar?”, relatou ela em uma conversa franca.

A atriz também contou como lida com o preconceito. Ela relata que participou de muitos concursos de beleza e que chegou a ser chamada de “horrorosa” pela mãe de uma das concorrentes.

Agora, atriz da TV Globo, os casos não deixam de acontecer.

“A gente fica com raiva. Um dia eu estava aqui na Barra, me chamaram no trânsito por causa de um negócio que aconteceu no engarrafamento. “Tinha que ser neguinha mesmo!” Aquele negócio me deu tanta raiva”, disse ela.

No momento, Januza afirma que ficou paralisada. “Me cegou de indignação! Ele foi embora no carro e não tinha como eu ir atrás (…) O fato de ser atriz não me blinda de nada, diminui. Quem achava feia, agora acha linda, quem achava “preta demais” agora diz: “Nossa, você tem os traços finos… Tem um bloqueio por causa a profissão. Mas as coisas acontecem”, declara.

+ sobre o tema

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...

para lembrar

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...
spot_imgspot_img

Justiça para Herus, executado em festa junina no Rio

Não há razão alguma em segurança pública para que Herus Guimarães Mendes, um office boy de 23 anos, pai de uma criança de dois...

Em tempos de cólera, amor

Planejei escrever sobre o amor numa semana mais que óbvia. Eu adoro esta data capitalista-afetiva que é o Dia dos Namorados. Gosto que nossa...

Lula sanciona lei de cotas para negros em concurso e eleva reserva de vagas para 30%

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) a prorrogação da lei de cotas federais, que passa a reservar 30% das vagas para pretos e pardos em concursos...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.