Estará a África no futuro de Lula?

Por: Christina Lemos

 

O presidente Lula, ao concluir o seu segundo mandato, registrará a notável marca de ter visitado 25 países africanos. E neste caso poderá repetir seu bordão preferido: “nunca antes na história deste país” um presidente deu tanta atenção às nações africanas.

 

A sete meses de encerrar seus 8 anos de governo, Lula tem assumido publicamente um tom de despedida, e age como se já calculasse seu futuro. Recentemente, perguntado sobre o que fará depois de passar a faixa presidencial ao sucessor, disse que continuará sendo político e acrescentou que gostaria de atuar pelo desenvolvimento da África.

 

É claro que ninguém, em sã consciência, imagina que Lula ficará sem exercer forte influência sobre o PT e sobre a política nacional. Mas a cada novo prêmio, o presidente é lembrado como eventual nome para encarnar um projeto transnacional de combate à fome e à miséria.

 

Nesta segunda-feira, na abertura do evento “Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar”, Lula vestiu novamente o figurino de “Mandela do combate à fome” – como definiu um diplomata. Declarou que a vitória sobre a miséria está diretamente relacionada à soberania dos povos:

 

– Se um país tiver a arma mais poderosa que tiver, mas não tiver a comida de cada dia do seu povo plantada no seu território ou comprada fora, esse país não tem soberania.

 

O discurso foi ouvido com atenção por Josette Sheeran, a executiva do Programa Mundial de Alimentação da ONU, que havia acabado de entregar a Lula o prêmio de “Campeão Mundial na Luta contra a Fome”.

 

O presidente ainda destacou que o Brasil “precisa entender” que agora passou à condição de “país doador”, e prometeu financiamento do BNDES a programas de segurança alimentar na África, além de ajuda integral da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que pode até mesmo se instalar no continente africano para favorecer o intercâmbio.

 

Se a África estará no destino de Lula, só o futuro dirá, mas o fato é que o caminho está pavimentado para isso. Muito embora, a se orientar pelo projeto petista de poder, o futuro de Lula passa bem longe do “continente esquecido”, e prevê sua volta ao cargo em 2014.

 

Ele próprio, até o momento, nada disse a respeito – e nem poderia.

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Renda de pessoas negras equivale a 58% da de brancas, mostra estudo

A renda do trabalho principal de pessoas negras correspondia,...

Geledés – Instituto da Mulher Negra se solidariza à Ministra Marina Silva

Geledés – Instituto da Mulher Negra, organização fundada e...

STF forma maioria para validar lei que expulsa empresa por escravidão em SP

O plenário do Supremo Tribunal Federal formou maioria, nesta...

para lembrar

Em Londres, Michelle Obama visita delegação dos Estados Unidos

Esposa do presidente Barack Obama, primeira-dama participa de um...

Ex-patroa de babá que pulou do 3° andar para fugir de agressão em Salvador é indiciada por quatro crimes

A empresária Melina Esteves França, investigada por agredir e manter a...

Geledés repudia decisão da Câmara sobre aborto

Geledés – Instituto da Mulher Negra vem a público...

União Africana classifica escravidão e regime colonial de genocídio

Líderes de países africanos deram um novo passo na crescente reivindicação por reparações históricas ao classificar a "escravidão, deportação e colonização de crimes contra a humanidade e genocídio contra os...

Quilombolas pedem maior participação em debates sobre a COP30

As comunidades afrodescendentes e quilombolas pedem mais espaço nos encontros sobre mudança do clima que antecedem a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as...

Imposto de Renda 2025: prazo começa nesta segunda; veja mudanças e quem precisa declarar

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 começa nesta segunda-feira (17) e se estende até 30 de maio. Vídeo: Imposto de Renda...
-+=