‘Eu Não Sou Negro’ abre a janela para discutir sobre o Racismo

Aproveitando que o RACISMO é o tema em evidência, embora mereça discussão a todo instante, assisti na madrugada de sábado (13/6), o filme “EU NÃO SOU SEU NEGRO”, dirigido pelo haitiano Raoul Peck. Ele conta que a história dos negros na América é a história da América. E não é uma história bonita.

O filme traz flashes da história americana, pautada pela escravidão, pelas leis segregacionistas, pela violência policial que mata, ainda, hoje muitas vidas, ao passo que apresenta o revide negro, as marchas, os Panteras Negras e o recente movimento do BLACK LIVES MATTER, traduzindo para o português, “VIDAS NEGRAS IMPORTAM”.

O discurso do documentário é certeiro ao chamar os brancos a se responsabilizarem pelas desigualdades raciais que mantêm seus privilégios. Este é o elemento mais transformador do filme.

A população branca deste país tem que se perguntar por que foi necessário haver ‘os negros’ no passado. Mas eu não sou um negro, sou um homem. Mas se você pensa que sou um negro, significa que você precisa de um, então precisa se perguntar por quê ?

Não sei se o meu posicionamento é o politicamente correto, mas o problema do RACISMO não é mais um tema pra ser discutido somente em “bolhas”, circuitos fechados, enfim, literalmente, no “gueto”. Entendo que o mundo gira, o tempo não pára, a conjuntura histórica e junto com ela o Poder de Fala.

Não custa nada estender o problema do Racismo aos brancos, principalmente, para aqueles que ainda discutem o tema de forma “rasa” ou seja, no senso comum, para que percebam a estrutura de privilégios presentes dados a eles na sociedade.

Desse modo, o documentário oferece àqueles que “são vistos por todos, mas não se vêem”, a possibilidade de encarar o que acontece do “outro lado”, aquele que não é possível ver do lugar de privilégio dos espaços da branquitude. “EU NÃO SOU SEU NEGRO” abre essa janela. Basta saber se as pessoas brancas ou os que se acham, alguns como “NARCISO”, irão se reconhecer no espelho triste e fiel das suas ações.

+ sobre o tema

Elio Gaspari: A cota de sucesso da turma do ProUni

Fonte: Folha de São Paulo - ELIO GASPARI...

É preciso reformar o pensamento sobre racismo

A crise econômica acende um alerta para o racismo,...

Xenofobia se converte em agressões contra imigrantes haitianos

Desde julho, 13 trabalhadores do Haiti denunciaram espancamentos sofridos...

para lembrar

Racismo contra Yuki Nakamura

Uma hora isso iria acontecer. Depois que alguns jogadores...

“Não vamos conseguir superar o racismo sem que toda a sociedade assuma isso”

Ana Carolina Dartora discutiu o enraizamento do racismo no...

6 coisas que pessoas aliadas da luta Anti-racista não podem esquecer!

Pessoas negras passam por isso o tempo todo:Tentamos posicionar...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=