Eugenia e racismo comunista: União Soviética planejou criar super-homens

A história da eugenia e do racismo comunista na União Soviética e em outros países de regime marxista é muito pouco pesquisada e divulgada.

Diferentemente do que muitos imaginam, houve uma poderosa corrente eugenista na Rússia após a tomada do poder pelos comunistas e a instituição dos governos de Lênin (1917-1924) e Stálin (1924-1953).

O termo “eugenia” foi utilizado na Rússia desde 1915. Dois dos fundadores da eugenia russa eugenia foram: Nicholas Koltsov (1892-1940) e Yuri Filipchenko (1882-1930).

O primeio deles fundou em Moscou, em 1918, o Instituto de Biologia Experimental; o segundo, Filipchenko, foi o promotor mais ativo das teorias eugênicas entre 1914 e 1920.

Ele publicou vários trabalhos sobre genética e neurociência craniométrica. Em 1918, ele publicou seu primeiro artigo sobre a eugenia, que o tornou muito popular.

No período de 1921-1925, ele escreveu quatro livros sobre o mesmo assunto, incluindo esboços biográficos de Galton e Mendel.

Filipchenko se beneficiou da mudança de regime. A ciência a serviço do novo homem da Revolução de 1917 e a guerra civil que se seguiu deram início a um período crucial para os jovens investigadores russos. O novo regime se seduziu com a ideia de que ele poderia melhorar as condições de vida humana graças ao progresso científico.

Kol’tsov no verão de 1920, criou o Departamento de Eugenia” em seu Instituto de Moscou. Em setembro, ele se ofereceu para ajudar Filipchenko em pesquisa nessa nova área e em 19 de novembro de 1920 foi criada a Sociedade Eugênica Russa.

Filipchenko por sua vez fundou em 14 fevereiro de 1921 o Escritório de Eugenia na Academia de Ciências de São Petersburgo.

A Sociedade Eugênica Russa em 1922 contava com cem membros e tinha escritórios em Moscou, Leningrado, Saratov, Odessa e outras grandes cidades.

No mesmo ano, ele começou a publicar trimestralmente o “Jornal Russo de Eugenia” que saiu até o início dos anos 30.

A revista levantava os mesmos temas da eugenia ocidental: a demografia, a criminalidade, mendelianismo, esterilização, análise da hereditariedade dos transtornos mentais e nervosos (esquizofrenia, psicose maníaco-depressiva), epilepsia, alcoolismo, da sífilis e da propensão para a violência, a organização prática da estatística e análise antropológica, etc.

Koltsov foi nomeado o representante da Sociedade Eugênica Russa na Comissão Internacional da eugenia em dezembro de 1921.

Em 1922, a União Soviética tornou-se um membro pleno da Comissão. Dois anos mais tarde, a delegação soviética participou do Congresso Internacional de eugenia, que foi realizada em Milão, durante o regime fascista.

Finalmente, em um estudo comparativo entre o Islã eo Socialismo (1922) Anel escreveu: “A eugenia é em si um ideal nobre, que dá sentido à vida” e que visaria “a criação pelo trabalho consciente de várias gerações de um tipo superior de homem, o conquistador da natureza e criador da vida. A eugenia é a religião do futuro, e tem seus profetas.”

D. T. Yudin, autor de “Eugenia”, publicado em 1924, afirma no prefácio que a nova ciência combina a “genética humana”, “antropologia social”, “demografia política”,”análise patológica”, “higiene social ou racial” e que tem como objetivo criar uma “biologia de tipos sociais.”

Mas na Rússia esses profetas rapidamente se dividiram em “liberais” e “bolcheviques”, ou mais precisamente, por pessoas como Anel (que publicou artigos sobre a inteligência superior dos membros do partido e da necessidade de transferir essa mente superior através de prole numerosa), e estudiosos como Filipchenko, que foi expulso pela primeira vez do movimento eugenista, em 1926, por que insistiu em estudar a genealogia da elite burguesa do antigo regime.

Em meados dos anos 20. uma nova geração de estudiosos marxistas (M.V.Volotsky, Alexander Serebrovskiy) se propôs a transformar a eugenia em uma ciência puramente bolchevique. Seria baseado no darwinismo materialista, com alegada base científica e experimental, e visando eliminar todos os vestígios de “idealismo”.

Na ordem do dia havia três itens: esterilização, melhores condições de higiene e um aumento em indivíduos com “excelente” fertilidade.

Volotsky em 1923 publicou o livro “Aumentando a força da raça” (Поднятие жизненных сил расы, em russo), no qual ele conclamou a Rússia soviética a adotar urgentemente um programa de esterilização.

Sua proposta foi recebida com hostilidade pelos liberais baseados em torno de Filipchenko em Leningrado. Mas, em última análise, os argumentos morais e demográfico obrigou as autoridades a abandonar a esterilização, pois de 1917 a 1930, Moscou perdeu mais de 40% de sua população e 70% em Petrogrado! Na maioria das províncias da taxa de mortalidade soviética ultrapassou a taxa de natalidade, de modo que as medidas eugênicas não estavam no momento apropriado.

Mil crianças talentosas de cada fabricante

Muitos estudiosos marxistas eram seguidores de Lamarck. Estava em voga o biólogo vienense Paul Kammerer, lamarckiano e eugenista convicto.

Ele inspirou Volotsk a escrever o segundo livro de “interesse de classe e da eugenia moderna”, assim como muitos cientistas e médicos, como A.Serebrovsky, que escreveu em 1926, “Anais da Sociedade de biólogos marxistas”: “Cada classe tem que criar a sua próprio eugenia”.

Para este fim Serebrovskiy fundou com Salomão Leavitt, em 1926, o Escritório da Saúde Humana e Hereditariedade. Em seu artigo de abertura, “Antropogenética e eugenia em uma sociedade socialista”, o biólogo sugeriu que melhorar a saúde das pessoas, melhorando o “abastecimento” para atender período de cinco anos em dois anos e meio.

Não foi só sobre a melhoria do estado nutricional das pessoas: as pessoas ainda tinham que ganhá-lo! Para este fim Serebrovskiy ofereceu um banco de esperma e lançou um amplo programa de inseminação artificial: “A fabricação talentosa e eficaz pode, portanto, chegar a mil. Em tais circunstâncias, a seleção humana vai dar um salto para a frente.”

Assim, dez anos antes de Hitler, pesquisadores soviéticos já estavam planejando a «Lebensborn» bolchevique para a maior glória da pátria do socialismo.

Mas o programa de eugenia ocorreu no Quinto Plano Quinquenal (1929-1933), quando Stalin estava firmado no poder. Esta foi a era da industrialização contínua do país, os primeiros processos políticos, a fome organizada, o controle populacional e a propaganda visando desacreditar a ciência dos especialistas burgueses.

A Sociedade Eugênica Russa foi dissolvida em 1930, e Filipchenko, apesar de ter passado 10 anos sujeito a todos os caprichos do novo regime, foi removido de todos os seus postos. Ele morreu de repente de meningite maio 1930, quando a eugenia foi acusado de “bio” forma agravada de “idealismo menchevique”, no jargão stalinista.

Todavia é sabido que os russos comunistas são racistas e realmentes o restante ignorantes são idiotas úteis!

Fonte: Nação Mestiça

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Mackenzie expulsa estudante que gravou vídeo armado e ameaçou matar negros

Pedro Baleotti, eleitor de Jair Bolsonaro, divulgou um vídeo...

Meninos vítimas de racismo em hipermercado reconhecem mais um segurança suspeito de agressão

Outro funcionário do Extra já havia sido reconhecido em...

Shopping de área nobre de SP quer apreender crianças de rua e entregar para PM

Estabelecimento no bairro de Higienópolis, uma das regiões mais...

Anulação de provas do Enem gera ataques de xenofobia

OAB-CE vai analisar os comentários para decidir sobre a...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=