Shopping de área nobre de SP quer apreender crianças de rua e entregar para PM

Estabelecimento no bairro de Higienópolis, uma das regiões mais caras da cidade, teve pedido negado pela Justiça

por Cleide Carvalho no O Globo

Fachada do Shopping Pátio Higienópolis
Shopping Pátio Higienópolis entrou na Justiça para apreender menores desacompanhados do pai Foto- Edilson Dantas : Agência O Globo

O bairro nobre de Higienópolis , em São Paulo, está envolvido em mais uma polêmica. Depois de declarações contrárias à construção de uma estação de metrô no bairro para, segundo uma moradora, evitar a movimentação de “gente diferenciada” , desta vez o shopping Pátio Higienópolis decidiu entrar na Justiça para que seus seguranças tenham autorização para apreender crianças e adolescentes desacompanhados. O pedido teve como alvo meninos e meninas em situação de rua, acusados pelo shopping de praticar “atos de vandalismo, depredação, agressão, furtos e intimidação de frequentadores”.

O shopping é também frequentado por crianças e adolescentes moradores do bairro, inclusive alunos de colégios tradicionais como o Sion e Rio Branco, mas o alvo do pedido foram menores em situação de rua — muitos deles vivem sob o Minhocão, um viaduto nas proximidades do estabelecimento.

Além de pedir autorização para que seus seguranças apreendam menores e entreguem à Polícia Militar, a administração pediu que o Conselho Tutelar inspecione periodicamente o shopping a fim de constatar a presença de menores em situação de rua e adotar as medidas pertinentes.

A juíza Monica Arnoni, da Vara da Infância e Juventude, negou o pedido e afirmou, na sentença, que, se crianças e adolescentes praticarem ato infracional, independentemente de estarem em situação de rua, podem ser apreendidos de acordo com as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o que torna desnecessária qualquer autorização prévia da Justiça.

Porém, segundo a sentença, o pedido do shopping incluiu também autorização para apreender crianças e adolescentes que não estejam na companhia de seus pais ou responsáveis, que estejam esmolando ou simplesmente caminhando em sentido contrário na escada rolante.

“Genuína higiene pessoal”

Na avaliação da juíza, o shopping busca “um salvo-conduto para efetivar no estabelecimento uma genuína higiene social”, e o pedido lembra a doutrina Separate But Equal (Separados mas iguais), que pregava que todos eram iguais, mas permitia a segregação racial nos Estados Unidos. Ela lembra que o shopping é um local privado aberto ao público, e por isso deve permitir a circulação de qualquer pessoa “sem qualquer tipo de segregação ou preconceito”.

“A simples presença física do outro que não é igual ou não segue o ideal de normalidade que se convencionou para o referido shopping center não legitima o pedido de autorização para apreensão de crianças e adolescentes, chamadas repetidamente pelo requerente de “em situação de rua”, indicando atitude discriminatória e ilegal”, afirma a magistrada.

A juíza diz ainda que a suposta preocupação com a segurança dos menores — que se debruçam nas escadas rolantes e sobem em sentido contrário — parece querer ocultar o incômodo que eles causam nos frequentadores e na administração do shopping. Monica Arnoni lembrou que o shopping tem capacidade econômica para criar programas de auxílio aos que “não se enquadram no desejável público de frequentadores do empreendimento”.

Shopping vai recorrer

O advogado Daniel Bialski, que representa o Pátio Higienópolis, afirmou que a intenção do shopping é apenas alertar o poder público e evitar problemas para seus frequentadores e seguranças, que terão de agir se houver indícios de atitudes suspeitas, atos obscenos, de intimidação ou desrespeito. Segundo ele, o shopping é aberto ao público, mas é um espaço privado, que age com civilidade e espera que seus frequentadores tenham o mesmo tipo de comportamento.

— Vamos recorrer a todos os canais competentes, ao Tribunal de Justiça e aos órgãos correicionais. Essas crianças e adolescentes causam um transtorno e insegurança enorme aos frequentadores. Queremos evitar ocorrências. O shopping é frequentado por moradores do bairro, que vem a pé e se sentem intimidados — afirmou o advogado.

Bialski disse que não há qualquer tipo de preconceito ou segregação por raça, cor, religião ou qualquer outro tipo de discriminação.

— O problema é quando as crianças ficam fazendo arruaça. Infelizmente pegamos um juíz com uma cabeça diferente. O que queremos é evitar problemas. Se tiver ocorrência dentro do shopping o poder público não vai se responsabilizar. O responsável será o shopping. Se infringirem a ordem (os seguranças) vão agir, e com todo o direito — afirmou.

Em 2010, um grupo de moradores de Higienópolis se opôs à construção de uma estação do metrô na principal avenida, a Angélica. Uma das moradoras argumentou, em entrevista, que o metrô atrairia “drogados, mendigos e uma gente diferenciada” que costuma ficar perto das estações. A declaração causou polêmica e revolta e deu origem a protesto batizado de “gente diferenciada”. A estação de metrô não foi construída no local inicialmente projeto, mas em outra área mais distante dos prédios de luxo do bairro.

+ sobre o tema

MPF/SE arquiva novo procedimento pelo fim das cotas em Sergipe

    O Ministério Público Federal em Sergipe...

O lugar do corpo negro e o racismo institucional

Cabelo veio da África Junto com meus santos Benguelas, zulus, jejês Rebolos,...

Imagem de jovens negros usando beca de formatura faz sucesso nas redes

Fotógrafo Matheus Leite quis mostrar como brancos ainda são...

para lembrar

CPI de assassinato de jovens quer freio na violência policial

Relator da CPI do Assassinato de Jovens, com foco...

O fenômeno do rolezinho, o occupy da periferia

Por: RUDÁ RICCI O fato é que o rolezinho...

Policial mata homem negro depois de errar seu próprio apartamento nos EUA

A policial Amber Guyger entrou em um apartamento, que...

O que faz o Brasil se comover quando estátuas são incendiadas?

As imagens da estátua de Mãe Stella de Oxóssi...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=