CPI de assassinato de jovens quer freio na violência policial

Relator da CPI do Assassinato de Jovens, com foco nos negros, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) sugere um freio na violência policial para conter as mortes no País.

por Grasielle Castro no HuffPost Brasil

Entre as sugestão do senador, apresentadas no relatório previsto para ser votado nesta quarta-feira (8), estão o fim dos autos de resistência, a desmilitarização da polícia, além da comunicação imediata da ocorrência de crime aos órgãos periciais.

O senador sugere ainda a criação nacional de dados com informações sobre violência no País, de um Observatório Nacional sobre Violência no âmbito do Congresso Nacional e a discussão de um Plano Nacional de Redução de Homicídios.

Autos de resistência

Embora ressalte que a violência policial não é a única causa da morte de jovens negros, o senador destaca que uma pesquisa realizada por Michel Misse, em 2005, mostra que dos 510 registros de ocorrência sobre autos de resistência, nos quais 707 pessoas foram vitimadas, apenas 355 tornaram-se inquéritos policiais.

“Três anos depois da realização da pesquisa, somente 19 desses casos foram levados à Justiça Criminal. Dos 19 que chegaram à Justiça, 16 foram encaminhados ao Ministério Público com pedido de arquivamento e em apenas três casos foi oferecida denúncia ao Poder Judiciário. O número de inquéritos policiais de autos de resistência, tramitando no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, arquivados ou que não tiveram denúncia oferecida, alcança a cifra de 99,2% do total.”

O relatório aponta que:

“Os autos de resistência possuem uma particularidade intrínseca: a autoria do fato típico é sabida desde o princípio. O próprio policial é comunicante da ocorrência e, em geral, admite ter disparado a arma de fogo em legítima defesa, informando o contexto da ocorrência e sua dinâmica, demais disso, os outros policiais que atuaram na ocorrência servem de testemunhas dos fatos.”

Antes de aprovado o impeachment pelo Senado Federal, a presidente afastada Dilma Rousseff chegou a dizer que enviaria ao Congresso um projeto para acabar com o auto de resistência.

Desmilitarização

Residents react as they look at the bodies of two men found dead on top of the Sao Carlos slums complex in Rio de Janeiro May 15, 2015. According to residents of the complex, there is an ongoing war between drug dealers in the region and these two men were killed by the police during a police operation in the same area the previous night. Police told local media that they will investigate the deaths. REUTERS/Ricardo Moraes
Residents react as they look at the bodies of two men found dead on top of the Sao Carlos slums complex in Rio de Janeiro May 15, 2015. According to residents of the complex, there is an ongoing war between drug dealers in the region and these two men were killed by the police during a police operation in the same area the previous night. Police told local media that they will investigate the deaths. REUTERS/Ricardo Moraes

Segundo o texto de Lindbergh, o colegiado defende que a “concepção de segurança pública centrada na ideia de combate ao inimigo interno deve ser reformulada por meio da desmilitarização”.

“Repise-se que não se trata de subtrair os bons valores militares, mas, estabelecer uma nova doutrina de trato com o cidadão. É imperioso, ademais, modificar-se a forma de treinamento dos membros da corporação.”

O senador destaca que há dificuldades para enfrentar esse tema, mas acredita que os impasses operacionais podem ser superados se houver vontade política.

Sem escola, sem trabalho

Presidente da comissão, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) aponta a geração “sem-sem”, sem escola e sem trabalho, como a mais vulnerável, “vítima da criminalização pela sociedade e atraído pelo tráfico de drogas”.

A opinião dela é corroborada pela avaliação do sociólogo Ignácio Cano, do Laboratório de Análise da Violência, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, citado no relatório.

Segundo ele, há duas dimensões determinantes para afetar a taxa municipal de homicídios contra jovens (não somente os negros): o crescimento populacional e as dinâmicas demográficas, associados a questões relacionadas à renda e à educação.

Perfil das vítimas

O colegiado identificou que os homicídios dolosos são a primeira causa de morte entre jovens. Do total, 77% são negros e 93% do sexo masculino.

“A cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no País. Entre 2002 e 2012, houve aumento no número de assassinatos de jovens negros de 32%. No mesmo período, observou-se uma redução equivalente de mortes de jovens brancos”, diz trecho do relatório.

+ sobre o tema

Farm representa Iemanjá com modelo branca e causa polêmica na web

O que era para ser uma homenagem se tornou...

“Somos jovens, negros, favelados–Queremos viver!”

Juventude Protesta e Pensa Soluções para Violência Policial nas...

Por preconceito, negros inteligentes são vistos como brancos

    por Carol Castro Pare e pense: ninguém se envergonha em...

para lembrar

PM mata jovem negro dentro de quadra de uma escola

Alvejado por um policial militar na quadra da Escola...

Enquanto isso no Brasil: Rafaela Silva e COB desistem de caso de racismo

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) informou nesta terça-feira que...

Mulher é presa por racismo em Pitangueiras

Ela teria chamado o vizinho de 'macaco' ...

ONU contesta Mourão e pede debate urgente sobre o racismo brasileiro

Em nota publicada nesta sexta-feira, 20, a Organização das...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=