Por preconceito, negros inteligentes são vistos como brancos

 

 

por Carol Castro

Pare e pense: ninguém se envergonha em sentir ‘inveja branca’. Mas se fosse preta a inveja seria ruim, então, é isso? Assim como o tal lado negro da vida, que só pode ser uma fase péssima. Mas péssimo mesmo é o preconceito presente em cada uma dessas expressões. No mundo dos estereótipos, negro ainda carrega uma carga negativa – sobra até para os gatos pretos. E esse pensamento vai longe: segundo pesquisanegros inteligentes parecem mais brancos aos olhos de outras pessoas – mesmo que inconscientemente.

Foi o que mostraram 125 voluntários (a pesquisa não diz se eram brancos ou negros). Metade deles foi subliminarmente exposto à palavra “educado”, enquanto a outra parte viu a palavra “ignorante”. Imediatamente depois, todos viram a foto do rosto de um homem negro. Em seguida, os pesquisadores mostraram a mesma imagem, mas acompanhada por três rostos mais negros e outros três mais brancos. Assim:

negros-1

Os participantes, então, tiveram de dizer qual dos rostos era aquele da foto original. E, adivinhem, aqueles que haviam subliminarmente visto a palavra “educado” costumavam errar mais – para o lado branco, claro. Lá no inconsciente, a cabeça vergonhosamente não entende que negro também pode ser bom, educado, inteligente…

“Quando a expectativa do estereótipo negro é violada (como encontrar um homem negro educado), essa informação culturalmente incompatível se resolve com a distorção do tom da pele da pessoa. Assim ela é guardada na memória como sendo mais branca”, explica Avi Bem-Zeev, líder da pesquisa.

Nesses tempos em que ainda barram gente em shopping center por conta de cor da pele e do estilo de roupa nada mais surpreende.

 

 

 

Fonte: Super Interessante

+ sobre o tema

Médica que defendeu paciente em polêmica do “peleumonia” sofre ataques racistas

Júlia Rocha chamou a atenção para a questão do...

Paulo Teixeira: Solidariedade aos haitianos

Portugueses, alemães, italianos, japoneses podem. Haitianos não podem? Por Paulo Teixeira...

Comissão analisa 105 processos que envolvem atos de discriminação por raça ou cor em São Paulo

Casos são avaliados por mediadores de conflitos e denunciado...

Vasco emite nota em repúdio a racismo sofrido por atletas da base

A equipe sub-16 do Vasco, que disputa o...

para lembrar

A exalação das ruínas

"Desgraceira" era o jeito sertanejo de qualificar desastres como...

Gaúcho é vitima de racismo e acaba baleado

  Uma discussão no Centro de Curitiba, que pode ter...
spot_imgspot_img

Anielle: letramento e regulação são caminhos contra racismo nas redes

Depois da morte de Marielle Franco, assassinada em março de 2018, ainda houve a violência da desinformação. A irmã da vereadora, professora Anielle Franco,...

Festa Literária das Periferias: líderes negras debatem legado de lutas

A 14ª edição da Festa Literária das Periferias (Flup) começou nesta segunda-feira (11), no Rio de Janeiro, com mais de 90% da programação composta por...

Nunca foi uma questão de mérito

Não há segunda chance para a maioria dos brasileiros. Por isso, quem se vê diante da melhor (senão a única) oportunidade de mudar de...
-+=