Fabiano dos Santos Piúba: Dias melhores virão?

“As coisas podem parecer uma simples dualidade ou demarcação de lugares e posições. Ocorre que o mundo é feito dos signos e significados, dos sentidos e sentimentos que atribuímos a ele – o mundo – e à nossa relação com o outro”.

Por *Fabiano dos Santos Piúba Do Vermelho

Se não expressasse as imagens de pensamento que vão atravessar este texto, seria capaz de sair escrevendo-as pelos muros do País: Parte dos brasileiros tem se mostrado tolerante com o ódio e intolerante com o amor. Tolerante com a homofobia e misoginia e intolerante com diversidade e identidade de gêneros. Tolerante com a violência cotidiana sofrida por mulheres e intolerante com o feminismo. Tolerante com o racismo e intolerante com a diversidade étnica. Tolerante com a canastrice preconceituosa de pregadores e intolerante com terreiros de umbanda e comunidades remanescentes de quilombos.

olerante com arruaças de “filhinhos de papai” que queimam índios e mendigos e intolerante com rolezinhos e saraus organizados por jovens das periferias. Tolerante com chacinas que vitimam jovens dos subúrbios e intolerante com assaltos nos semáforos sofridos por jovens em seus carros importados. Tolerante com violências e assassinatos contra travestis e intolerante com suas presenças na cena das cidades.

Tolerante com infrações de trânsito e intolerante com faixas de pedestres e ciclofaixas. Tolerante com desmatamento das florestas e parques urbanos e intolerante com ecologistas. Tolerante com massacre aos povos indígenas e intolerante com seus direitos originários sobre suas terras e crenças. Tolerante com agrotóxicos dos agropecuaristas e intolerante com o cultivo orgânico da agricultura familiar.

Tolerante com trabalho escravo e intolerante com direitos trabalhistas. Tolerante com torturadores da Ditadura Militar e intolerante com a Comissão Nacional da Verdade. Tolerante com o homofóbico e misógino Bolsonaro e intolerante com o gay e deputado Jean Wyllys. Tolerante com corrupção do Temer e intolerante com pedaladas da Dilma. Tolerante com corrupção de determinados partidos e intolerante com corrupção de um partido em particular. Tolerante com o desmonte da Constituição Federal de 1988 e intolerante com a democracia. Tolerante com os ataques aos direitos sociais e intolerante com a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948.

Ditas assim, as coisas podem parecer uma simples dualidade ou demarcação de lugares e posições. Ocorre que o mundo é feito dos signos e significados, dos sentidos e sentimentos que atribuímos a ele – o mundo – e à nossa relação com o outro. Se essa relação se constrói no embate, ela também se faz com o diálogo.

*Fabiano dos Santos Piúba é historiador; mestre em História e doutor em Educação; secretário da Cultura do Estado do Ceará

+ sobre o tema

Quilombolas pedem orçamento e celeridade em regularização de terras

O lançamento do Plano de Ação da Agenda Nacional...

É a segurança, estúpido!

Os altos índices de criminalidade constituem o principal problema...

Presidente da COP30 lamenta exclusão de quilombolas de carta da conferência

O embaixador André Corrêa do Lago lamentou nesta segunda-feira (31)...

Prefeitura do Rio revoga resolução que reconhecia práticas de matriz africana no SUS; ‘retrocesso’, dizem entidades

O prefeito Eduardo Paes (PSD) revogou, na última terça-feira (25), uma...

para lembrar

Zorra total e racismo explícito

  Um quadro do programa Zorra total, da Rede Globo,...

TSE vê elemento étnico e cultural e libera foto de candidato com boné

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) discutiu um caso que, à primeira...

EUA precisam analisar seu papel em regimes autoritários na América Latina,diz Obama

O presidente norte-americano, Barack Obama, disse, durante ato de...

Villa: viagem de Bolsonaro aos EUA é desastrosa

O colunista Marco Antonio Villa, que se notabilizou como...

Decisão de julgar golpistas é histórica

Num país que leva impunidade como selo, anistia como marca, jeitinho no DNA, não é trivial que uma Turma de cinco ministros do Supremo...

A ADPF das Favelas combate o crime

O STF retomou o julgamento da ADPF das Favelas, em que se discute a constitucionalidade da política de segurança pública do RJ. Desde 2019, a...

STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe e abre caminho para julgar ex-presidente até o fim do ano

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (26), por unanimidade, receber a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) e tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)...
-+=