Fashion Week: Protesto por mais modelos negros na passarela

Enviado por / FonteDo

Com faixas e um megafone, cerca de 25 integrantes da ONG Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro) realizaram um protesto na entrada da São Paulo Fashion Week, que começou nesta segunda-feira, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. O grupo reivindica a presença de 20% de modelos negras em desfiles do principal evento de moda da América Latina. “Ô Fashion Week, leia os jornais, o povo negro é metade e muito mais”, gritavam os manifestantes.

De acordo com o diretor executivo da Educafro, frei Davi dos Santos, a entidade tentou contato com a organização da SPFW há cerca de três meses para discutir a cota que, segundo ele, atualmente é de 10% de modelos negras. No entanto, Santos garantiu que não foram atendidos.

“Essa é a terceira vez que realizamos esse tipo de manifestação. Na primeira vez, há 4 anos, conseguimos que a cota saísse do zero para 10% o número de modelos negras desfilando, mas aí descobrimos que a SPFW nos enganou ao contratar uma modelo negra que atuava no exterior. Ele fez vários desfiles e cumpriu a cota e, com isso, o Ministério Público não abriu processo contra a diretoria do evento. Nós queremos que a SPFW represente também um País que tem negros e índios”, afirmou o diretor.

Frei Davi se esquivou de responder o motivo de o protesto não ter sido feito na última edição, em janeiro, durante a temporada inverno da SPFW, mas afirmou que a ONG fará novos protestos a partir desta segunda-feira. “Queremos voltar no dia do desfile da modelo mais paga”, disse ele, sem citar nomes.

O diretor da Educafro garantiu que a entidade vai brigar na Justiça para aumentar o número de modelos negras em desfiles e que, em julho, será realizada uma reunião para avaliar o que ele chamou de “descaso” da SPFW sobre a questão.

A assessoria do evento foi procurada por telefone para falar sobre o assunto, mas as ligações não foram atendidas.

 

+ sobre o tema

F1 Rocks traz Macy Gray e Jessie J a São Paulo

O festival F1 Rocks traz a diva da soul...

Toni Braxton é hospitalizada

Toni Braxton foi hospitalizada no início da semana por...

Jay-Z vai transmitir show ao vivo direto do festival South By Southwest

Depois de interromper sua carreira para cuidar de sua...

Beyoncé se sente mais bonita depois do nascimento do filho

A cantora Beyoncé, ganhadora do prêmio Grammy, foi eleita...

para lembrar

Nós não estamos nos separando, afirma Jada Pinkett Smith

Jada Pinkett Smith afirma que não vai se separar...

Rihanna e Chris Brown trocam beijos em boate de Nova Iorque

Rihanna e Chris Brown podem estar prestes a reatar...

Beyoncé vai cantar na posse de Barack Obama

Beyoncé foi escolhida para cantar o hino dos Estados...

Tons de cinza valorizam peles negras e pardas

Quem tem a pele negra, morena ou parda pode...
spot_imgspot_img

Quem foi Mama Cax? Conheça a homenageada do Google que foi símbolo de representatividade na Moda

Celebrando o Mês da História Negra nos Estados Unidos, o Google homenageia nesta quarta-feira (08) a modelo Mama Cax. A homenageada se firmou como uma grande referência no mundo da Moda...

Modelos na passarela contra o racismo e pela autoestima dos negros e negras

"Um sorriso negro, um abraço negroTraz....felicidadeNegro sem emprego, fica sem sossegoNegro é a raiz da liberdade..." Assim cantava a sambista Dona Ivone Lara em sua magnífica...

Influenciadoras negras lutam para ser valorizadas pelas marcas

Ao navegar pelo Instagram é possível encontrar muitas pessoas que trabalham produzindo conteúdo digital sobre diversos assuntos. Um nicho que fez muito sucesso nos...
-+=