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    Escritora e ativista Maya Angelou ganha Barbie em sua homenagem no mês da História Negra

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    Mônica Calazans tem 54 anos e trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (Foto: Arquivo pessoal)

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    Primeira vereadora negra eleita na Câmara de Curitiba, Carol Dartora recebeu ameaças de morte por e-mail (DIVULGAÇÃO/Imagem retirada do site El País)

    Ameaças de neonazistas a vereadoras negras e trans alarmam e expõem avanço do extremismo no Brasil

    Ingrid Silva é a primeira bailarina negra e brasileira a ser palestrante principal em Harvard

    Pesquisadoras também produziram livreto em homenagem às profissionais que atuam no combate ao coronavírus - Ilustrações: Marcelo Jean Machado

    Projeto dá visibilidade ao trabalho de cientistas negras brasileiras de forma lúdica

    Divulgação

    2º Festival Frente Feminina abre inscrições e seleciona artistas negras para residência artística virtual

    A cantora Alaíde Costa Kazuo Kajihara/ Sesc-SP

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      Alicia Keys (Foto: Rob Latour/Shutterstock)

      Alicia Keys pede para Joe Biden lançar iniciativa de justiça racial nos EUA

      Enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, é a primeira brasileira a receber dose da vacina Coronavac (Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação)

      “Precisa dizer que Mônica é negra?”: o racismo à brasileira e a CoronaVac 

      Em foto de 2019, Ananda Portela segura a mão da avó, internada com covid-19 Imagem: Acervo Pessoal

      Após o final do ano, a covid-19 explodiu em minha família – e no país

      Thiago Amparo (Foto: Marcus Leoni/CLAUDIA)

      O Brasil é uma enfermeira preta vacinada

      Imagem: Arquivo Pessoal

      “Lutei e provei inocência do meu filho, hoje ajudo mães em penitenciárias”

      Gilmar Bittencourt Santos Silva - Arquivo Pessoal

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      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

      Imagem: Geledes

      Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

      GettyImagesBank

      13 palavras e expressões da língua portuguesa para não usar mais

      Racismo e desigualdades: o que há de democrático na Covid-19?

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        O Movimento Negro Organizado Hoje: Vozes da Coalizão Negra Por Direitos #DesenraizandoRacismo

        Ana Hikari (Reprodução/Insytagram/@ _anahikari)

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              A FLUP – Festa Literária das Periferias denuncia o genocídio dos jovens negros brasileiros

              20/08/2018
              em Violência Racial e Policial
              Tempo de leitura: 6 min.

              A FLUP – a Festa Literária das Periferias – começou em 22 de maio, promovendo seus saraus, concursos de poesia, e honrando uma extensa programação, que vai até o dia o dia seis de novembro. Será a última etapa de uma das feiras de livros de maior relevância para o país, quando o Instituto Zuzu Angel receberá um evento de moda, em que todos os estilistas convidados são negros. Juntos, irão denunciar, através da moda, o genocídio de jovens negros das periferias pelo Estado Brasileiro – entre eles Marielle Franco e Amarildo de Souza – repetindo Zuzu Angel, que, com sua moda, denunciou no exterior a execução de jovens brancos de classe média, pela ditadura militar, em 1971.

              por Hildegard Angel no Jornal do Brasil

              Julio Ludemir, diretor da Festa Literária das Periferias – imagem: Jornal do Brasil

              A Coluna conversou com Júlio Ludemir, escritor, roteirista e um dos criadores da FLUP ao lado de seu fiel companheiro, Écio Salles. Para a dupla, tudo começou em Nova Iguaçu, com um projeto embrião, que envolvia feiras literárias e uma oficina para desenvolver textos jornalísticos sobre os problemas que envolviam o município. Naquele momento, afirma Júlio, “foi percebido que havia uma juventude interessada por literatura, e com um perfil mais crítico e maduro do que o meu quando jovem”. Assim, nasceu a primeira edição da FLUP.

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              Nesta entrevista a JOÃO FRANCISCO WERNECK, Júlio se define como um “mendigo profissional” nesse tempo à frente da Festa ao lado de Écio. Só que foi justamente este “mendigo” que ergueu o troféu da London Book Fair International Excellence Awards 2016, na categoria “Festival Literário”, em uma das cerimônias mais importantes do circuito literário, em Londres.

              Écio Salles fundou a FLUPP com Ludemir – imagem Jornal do Brasil

              Para Júlio, “não basta dar voz a essas pessoas, é preciso criar um produto, uma rede de contatos também é fundamental, pois essas pessoas precisam se falar, se conhecer. Nosso objetivo é entregar escritores para o mercado”. E a FLUP não deixa a desejar. Desde que foi criada, são 16 livros publicados e cerca de 250 autores revelados ao Brasil e ao mundo, como Geovani Martins, do Vidigal, cujos direitos de seu livro “O Sol na cabeça” já foram comprados por nove países. O evento prova que há algo a mais nas periferias, além de violência e do futebol.  A ideia sempre foi aproximar a arte e a literatura das comunidades carentes. E é um orgulho constatar que o projeto não só deu certo, como é um sucesso ao abrir portas para um segmento social que parece esquecida pelas autoridades públicas.

              Como nasceu a FLUP? 

              A Flup é um projeto de duas pessoas, uma delas sou eu, a outra é o Ecio Sales. É um projeto absolutamente dividido, particionado, e não tem uma autoralidade. Ele foi feito para a Cidade do Rio de Janeiro, e começou em momento em que Ecio era secretário de Cultura em Nova Iguaçu, e eu o adjunto. Nesse tempo, nós fizemos uma série de ações que envolviam literatura. E sempre houve um questionamento em torno do sucesso desses projetos, como se os jovens de hoje não gostassem mais de ler, ou escrever. Foi naquele momento a gênese da FLUP, quando eu tive a epifania de criá-la. Fiz a sugestão ao Ecio, e a gente começou a articular o projeto, imensamente difícil, que só foi exitoso por causa de uma particularidade muito específica que o Brasil vivia naquele momento.

              A qual particularidade você se refere? 

              Um governo popular, uma geração de pessoas que estava tirando proveitos das cotas, e que estava mais escolarizada. Uma maturidade daquele governo, sobretudo. Inclusive, se fosse pensada antes, a FLUP não teria acontecido, ela estaria no campo do delírio. Porque já era visionária naquele momento em que foi pensada. Havia o preconceito de que não havia leitor ou escritor nas favelas cariocas. Na verdade, a periferia era vista como o lugar do analfabetismo funcional, da ignorância, onde as escolas públicas não existem. Havia um imaginário popular sobre o que era o favelado, um povo da música, do samba, da festa, e só. Só que na verdade havia uma demanda por leitura e produção textual, sobretudo em áreas de UPP.

              Você falou das Unidades de Polícia Pacificadora. Antigamente, a grafia da FLUP tinha dois “P”. Agora só tem um. Por que? 

              Em primeiro lugar, ela nasceu com dois “P” por causa de um trocadilho infame que eu fiz.  E aconteceu que, no segundo ano de FLUP, nós entendemos duas coisas fundamentais. A primeira delas é que o público do evento é justamente o mais crítico ao projeto das UPP’s. É uma juventude de periferia que entrou nas faculdades através das cotas, e que teve de imediato a percepção de que as unidades de polícia pacificadora eram uma ideia equivocada. O segundo fator foi a morte do Amarildo. A partir daquele momento, um projeto que veio revestido de ideias populares, que precisava ter uma contrapartida cultural e social, mostrou todas as suas vulnerabilidades. Nós entendemos que nosso público não iria a um festival que tivesse a mínima associação a um estado que matou e escondeu o corpo do Amarildo. Foi uma grande contradição:  a FLUP nasceu como a festa literária internacional das UPP’s. E a gente precisou rever esse conceito, e a transformamos na Festa Literária das Periferias. A verdade é que ninguém queria participar de uma festa associada às UPP’s.

              O tema deste ano é “uma ode a nossas origens africanas”. Por que a escolha? 

              Em primeiro lugar, pela evidente relevância do tema, que precisa ser debatido. E há um conjunto de fatores que nos levou para esse caminho. O Cais do Valongo, por exemplo, que foi redescoberto recentemente e ganhou o status de Patrimônio Cultural da Humanidade. Esse Cais do Valongo é um evento histórico que precisa ser lembrado para nunca mais ser repetido. Ele foi o maior porto escravagista do mundo, com milhares de negros trazidos da África. Nunca houve tantas pessoas escravizadas passando por um mesmo porto. Isso é algo que precisa ser lembrado para sempre, como o Holocausto, para que nunca mais seja repetido, principalmente em um país como o Brasil, com sérios problemas raciais, que renega com frequência a história de seu povo.

              Qual a importância de uma feira literária dedicada para as favelas?

              É uma preocupação que acompanha a história da FLUP. A nossa feira nunca se propôs a ser pequena, exatamente por ela acreditar na grandeza do público para o qual ela trabalha. Uma grandeza social, cultural e numérica. As nossas principais referências sempre nasceram pequenas, e só depois foram se consolidando. A FLUP já nasceu com a pretensão de ser grande, porque nós queríamos dizer que havia uma nova geração de jovens no país. Quando a gente propõe este ano essa festa, com essas características, onde todos os autores convidados são negros, a gente também está evitando uma ideia de gueto. São autores que fugiram do gueto, que falam para todos, para qualquer um, sobre qualquer tema. Estamos falando da maioria da população.

              A Flup tem um formato extenso, que vai de maio até novembro. Tem algo a ver com essa pretensão de nascer grande? 

              Ela tem um formato muito próprio, que talvez seja a sua maior virtude. Ela é processual, o que significa o seguinte: ela recomeça do zero todos os anos. Então é importante que ela seja longa. A gente pode ir construindo uma relação com comunidade. Eu não sou o Pedro Bial, eu não sou a Regina Casé. Eu não sou rico, e não posso promover um evento em um lugar sendo visto como um desconhecido.  É preciso uma relação de confiança com aquelas pessoas. Então, é uma relação que se estabelece para a construção de uma nova literatura. Quando a gente cria um ambiente literário duradouro, com debates, mesas, slams de poesia e processos que duram por alguns meses, o resultado é um ambiente que estimula a produção. Essa troca de experiências é fundamental.

              São sete edições de FLUP. Há alguma história curiosa? 

              São tantas histórias tocantes… Mas vou te dar uma. Na edição que marcou a nossa ida para a Mangueira, o traficante Tuchinha tinha acabado de ser morto. Havia carros pela comunidade, em represália, com cabeças decepadas pelo tráfico. Foi uma negociação extensa, cansativa, que envolveu inúmeros atores, como polícia, tráfico, lideranças comunitárias, governo.

              No Vidigal também foi complicado? 

              No Vidigal, ano passado, às vésperas do evento, explodiu a guerra na Rocinha. As pessoas perguntavam: Qual é o plano B? E nós tivemos que negociar tréguas temporárias na cidade. Isso acompanha a nossa história, a negociação de paz entre polícia, traficantes, facções rivais. Só que negociar um armistício é algo irreal na Cidade do Rio de Janeiro. Havia a negociação, mas qual a certeza de que a bomba não iria explodir a qualquer momento?

              Tags: FLUPgenocídio de jovens negrosLiteratura
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              • A coluna NOSSAS HISTÓRIAS desta quarta-feira vem com a assinatura da historiadora Iracélli da Cruz Alves! O tema “Mulheres negras, política e cultura do cancelamento no Brasil republicano” é abordado no artigo e no vídeo nos quais ela oferece reflexões a partir de registros da atuação de mulheres negras integrantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na década de 1940! Confira um trecho: “O que essas mulheres têm em comum? Todas eram comunistas, trabalhadoras e muito provavelmente negras, como é perceptível nas poucas imagens que até hoje encontrei. Além disso, não podemos esquecer que a classe trabalhadora brasileira tem sido majoritariamente negra, o que aumenta a probabilidade de essa pressuposição fazer sentido para os casos em que não acessei registros fotográficos. Outro ponto em comum em suas trajetórias é que todas participaram ativamente da vida política do país em meados do século XX, atuando significativamente no partido no qual escolheram militar. No entanto, foram praticamente esquecidas (ou silenciadas?) tanto pela historiografia política do Brasil quanto pelas narrativas históricas sobre o PCB. Os nomes delas, na maioria das vezes, nem sequer são citados.” Leia todo o artigo no Geledés: https://www.geledes.org.br/mulheres-negras-politica-e-cultura-do-cancelamento-no-brasil-republicano/ Veja o vídeo no Acervo Cultne: https://youtu.be/pS35-3RuNMc
              • Já que o mundo está em medida de contenção social, acredito estar diante de um dos maiores desafios que o ser humano possa receber da vida, que é o de ter a oportunidade de ficar sozinho e explorar a sua consciência, conhecer quem é essa pessoa que cohabita em meu corpo, ou seja tentar descobrir quem “eu dentro de mim”. Leia o Guest Post de Tatiane Cristina Nicomedio dos Santos em: www.geledes.org.br
              • Enfermeira Monica Calazans, primeira pessoa vacinada em território nacional
              • "Escolhi parafrasear no título do presente guest post a escritora brasileira, Conceição Evaristo, que constrói contos e poemas reveladores da condição da população negra no país. A intelectual operaciona a categoria de “escrevivência”, através de uma escrita que narra o cotidiano, as lembranças e as experiências do outro, mas sobretudo, a sua própria, propagando os sentimentos, as lutas, as alegrias e resistências de um povo cujas vozes são silenciadas." Leia o Guest Post de Ana Paula Batista da Silva Cruz em: www.geledes.org.br
              • ✊🏾 1960-1970: Grupo Palmares de Porto Alegre e a afirmação do Dia da Consciência Negra ✊🏾 Está disponível mais uma sala da Exposição “20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra” no Google Arts & Culture! Link: https://artsandculture.google.com/culturalinstitute/beta/u/4/exhibit/1960-1970-grupo-palmares-de-porto-alegre-e-a-afirma%C3%A7%C3%A3o-do-dia-da-consci%C3%AAncia-negra/tgLSJakjmcizKA 🙌🏿 Esta sala é especialmente dedicada à movimentação do Grupo Palmares em Porto Alegre, fundado em 1971, afirmando o Vinte de Novembro como Dia da Consciência Negra. Em 2021, o Vinte completa 50 anos! Conecte-se ao compromisso de ativistas negros e negras gaúchas em defesa de uma história justa sobre as lutas negras por liberdade por meio de depoimentos, fotografias, poemas, anotações, cartas, entre outros documentos. Vamos junt@s! 🖤 O material pode ser acessado em português e inglês e é mais um resultado da parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs(@historiadorxsnegrxs , Geledés Instituto da Mulher Nega e o Acervo Cultne! (@cultne) 🎉 Ao longo de todo 2021, muitas outras “Nossas Histórias” sobre vidas, lutas e saberes da gente negra serão contadas em salas de exposições virtuais!
              • "A história do indigenismo no século XIX tem importantes pontos de conexão com a história do tráfico escravista. A investigação dessas conexões permite compreender como possibilidades de branqueamento foram projetadas na nação brasileira, para além da mais conhecida: a imigração europeia ocorrida entre o último quartel do século XIX e 1930." Leia o artigo do historiador Samuel Rocha Ferreira publicado na coluna “Nossas Histórias” **A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
              • "Afirmar que este ano foi ganho para a EDUCAÇÃO parece beirar à cegueira. Escolas fechadas, estudantes, professores, gestores todos os servidores em casa e sem aulas presenciais." Leia o Guest Post de Jocivaldo dos Anjos em: www.geledes.org.br
              • Territórios negros e periféricos no enfrentamento à pandemia da COVID-19: um estudo sobre as ações desenvolvidas na região metropololitana de São Paulo Por compreender a importância das diversas iniciativas realizadas para o enfrentamento da Covid-19, Geledés Instituto da Mulher Negra, Rede Conhecimento Social e um grupo de coletivos e movimentos sociais realizaram uma pesquisa sobre as formas de atuação e enfrentamento à pandemia da COVID-19 protagonizadas pela sociedade civil na região metropolitana de São Paulo, de forma a identificar as experiências, as problemáticas enfrentadas e os desafios para a continuidade das iniciativas. Para saber mais acesse www.geledes.org.br
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              GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundada em 30 de abril de 1988. É uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira.

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