Geledés promove em sua sede segunda edição de formação de gestores em equidade de raça e gênero na educação

Formação proposta pela organização visa alcançar a promoção da equidade racial e de gênero

Geledés – Instituto da Mulher Negra realiza em sua sede, na cidade de São Paulo, o curso Formação de Gestoras e Gestores em Equidade de Raça e Gênero na Educação. A iniciativa, que teve início no último dia 5 e vai até o final de outubro, busca contribuir com a elaboração de programas e políticas públicas que atuem no enfrentamento das desigualdades de gênero e raça na Educação. A partir de análise interseccional dos indicadores educacionais e de trabalho intersetorial, a formação proposta pela organização visa alcançar a promoção da equidade racial e de gênero na Educação no Estado de São Paulo.

Este segundo curso, ministrado pela socióloga e coordenadora de Geledés, Suelaine Carneiro, e pela Doutora em Antropologia Social, Jaqueline Lima Santos, conta a participação de representantes da Secretaria Municipal da Educação dos municípios de Campinas, Taboão da Serra, São Caetano do Sul e Diadema.  

A formação faz parte do projeto Defesa do Direito à Educação das Meninas Negras, voltado ao monitoramento e fortalecimento das políticas públicas de Educação a partir de três pilares: incidência nas agendas de gênero e raça; proposição de políticas públicas e programas em defesa do direito à educação de meninas negras; e fortalecimento da convivência democrática. 

O projeto conta com o apoio do Fundo Malala – organização que investe e apoia ações que garantam os estudos e o aprendizado de meninas, com presença em oito países (Afeganistão, Brasil, Etiópia, Índia, Líbano, Nigéria, Paquistão e Turquia) e da Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala.

São quatro módulos, com as seguintes temáticas: As desigualdades e as agendas de gênero e raça nas políticas educacionais: uma abordagem sócio-histórica; Indicadores Educacionais e Diagnóstico das Desigualdades na Educação Básica; Mapeando as desigualdades de raça, gênero e território nos municípios parceiros e O papel da intersetorialidade nas ações de enfrentamento às desigualdades.

+ sobre o tema

para lembrar

Regulamentação do novo Fundeb e superação das desigualdades: equidade e combate ao racismo na educação

O novo Fundeb A Emenda Constitucional 108/2020 (EC 108), aprovada...

Prêmio “Viva seu sonho” concede bolsas de estudo para mulheres

Promovida pela Soroptimist, premiação apoia mulheres que sejam chefes...

Ato do Escola Sem Partido em frente ao Colégio Bandeirantes é rejeitado por alunos

Motivada por posicionamento contrário da escola ao projeto, manifestação...

Educadores participam de seminário sobre povos e culturas indígenas

O programa de Informações Sobre os Povos e Culturas...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=