Hoje na História, 18 de Junho, comemora-se o dia do Tambor de Crioula

Enviado por / FonteDo Foki
Nesta quarta-feira (18) comemora-se o dia do Tambor de Crioula, que é reconhecido desde 2007 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural brasileiro.
Reprodução/YouTube

O som é contagiante. A dança hipnotizante. O canto é improvisado. A descrição é comum para quem experimenta pela primeira vez uma apresentação do Tambor de Crioula. No Maranhão, a manifestação se apresenta livremente, não tendo uma época fixa. Há uma concentração maior dos grupos durante o Carnaval, nas Festas Juninas e nos rituais de morte do Bumba-meu-boi. Em São Luís, mais de 100 grupos estão oficialmente cadastrados nas instituições culturais.

Antigamente, as brincadeiras de Bumba-meu-boi e o Tambor de Crioula – as manifestações mais representativas do Maranhão – aconteciam sempre juntas. Identificam-se influências de uma em outra, descritas por vários estudiosos do assunto, presente nas cantigas, no ritmo dos toques e das danças e nos adereços, entre outros aspectos.

A dança se apresenta com as mulheres posicionadas em semicírculo diante dos tocadores. Quando o tambor começa a tocar, acontece uma comunicação corporal, musical e instrumental entre os participantes. Cada uma das dançantes, conhecidas como coreiras, é chamada ao centro da roda, quando acontece a punga (umbigada) – gesto entendido como saudação e convite que provoca as outras coreiras e os tocadores. Segundo estudos antropológicos, tal dança tem forte ligação simbólica com a feminilidade e a fertilidade.

O Tambor de Crioula é ancestral e remonta ao período da escravidão. Está incluído nos registros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como expressão dentro das classificações derivadas, originalmente, do batuque, pela polirritmia dos tambores, no ritmo sincopado, nos principais movimentos coreográficos e na umbigada. Os elementos rituais do Tambor permanecem vivos e reitera valores culturais afro-brasileiros.

A festa será marcada pela Alvorada dos Tambores, que começa a partir das 7h, na Praça do Pantheon, em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite, no Centro. Nesta edição do evento, os grupos “Arte Nossa”, “Brilho de São Benedito” e “Tambor de Crioula do Oriente” se apresentam na festa.

+ sobre o tema

Projeto SETA tem novo financiador e amplia trabalho aprofundando olhar interseccional

O Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista),...

CNU: governo decide adiar ‘Enem dos Concursos’ em todo país por causa de chuvas no RS

O governo federal decidiu adiar a realização das provas...

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

para lembrar

Os conceitos de Civilização, Império e Reino para as sociedades africanas

Por Bruno Pastre Máximo Civilização. Eu odeio esta palavra… Atrás...

MEC suspende 1.766 bolsas do ProUni por irregularidades

15 instituições de ensino superior também foram desligadas do...

A escola e o terreiro: diversidade e educação antirracista em pauta

Palestrantes Do Sesc   Stela Guedes Caputo Doutora em Educação, professora do Programa...

Discalculia, o transtorno por trás da dificuldade de aprender matemática

"O fracasso na matemática ─ assim como o fracasso...
spot_imgspot_img

Programa Erasmus oferece bolsas integrais na Europa

O Erasmus, programa promovido pela União Europeia para fomento a educação, formação, apoio a juventude e esportes, está com inscrições abertas para a edição 2024/25...

Projeto SETA tem novo financiador e amplia trabalho aprofundando olhar interseccional

O Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista), que atua em coalizão por meio da realização de pesquisas, incidência política, formações e campanhas...

CNU: governo decide adiar ‘Enem dos Concursos’ em todo país por causa de chuvas no RS

O governo federal decidiu adiar a realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como "Enem dos Concursos", que seriam aplicadas neste domingo...
-+=