I Encontro das Culturas Negras

Entre os dias 08 e 12 de novembro, na capital ibero-americana dos afrodescendentes, Salvador, acontece o I Encontro das Culturas Negras. O evento pretende dar início à “Década Afro Descendente”, tornando-se um grande encontro anual das culturas negras existentes no Brasil, nas Américas e no mundo, reunindo criadores, artistas, intelectuais, profissionais da cultura, gestores culturais, pesquisadores, parlamentares, lideranças e representações do movimento cultural negro.

A programação compreende mesas temáticas, bem como programação cultural ao longo do período. Suas atividades se integram também às celebrações do Novembro Negro, iniciativa do Governo do Estado da Bahia, que reúne uma série de ações em prol da memória e consciência negra.

Além das mesas temáticas, debates e discussões, integram também a programação do I Encontro das Culturas Negras, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (Secult/BA), manifestações artístico-culturais, a serem realizadas ao final de cada dia de atividade. Artistas e grupos, nacionais e internacionais, que desenvolvem trabalhos ligados à diversidade cultural do povo negro se apresentarão no Forte da Capoeira (Santo Antonio Além do Carmo) no dia 08 de novembro, nos dias 9 e 10 de novembro, simultaneamente, nas praças Pedro Arcanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água, localizadas no Pelourinho, e no dia 12 de novembro no Teatro D. Canô.

Os participantes do evento poderão apreciar apresentações como Ilê Aiyê, Olodum, Cortejo Afro, Orquestra de Berimbaus, Samba de Roda – D. Nicinha, Orquestra de Berimbaus, entre outros. Exposições paralelas no Museu Afro-brasileiro, no Galeria Solar ferrão e no Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira também estão programadas.

O encontro é uma das ações em prol da memória e da consciência negra, implementadas pelo programa Novembro Negro e tem como objetivo conferir maior visibilidade à pluralidade e a diversidade das culturas negras, incrementar o intercâmbio cultural, a cooperação nacional, regional e internacional sobre o tema, bem como contribuir para a formulação de políticas públicas voltadas para esta cultura identitária.

Fonte: Mulher Negra

+ sobre o tema

África: Quatro líderes e os seus desafios para 2020

Quatro líderes africanos foram, recentemente, celebrados como inovadores. Mas...

Nilbar Güres, artista residente da Bienal de SP, tratará de racismo em obra inédita

    Desde que chegou à capital paulista há três semanas,...

Aos 4 anos, filha de Serena Williams mostra habilidade com raquete de tênis

Com apenas quatro anos, Alexis Olympia Ohanian Jr. mostrou...

Quilombo produz rapadura artesanal e aumenta renda com projeto Pró-Semiárido

O Globo Rural deste domingo (26) foi até quilombo Bananeira dos...

para lembrar

Rio de Janeiro sediará evento sobre “O Negro no Cinema Brasileiro”

A atração será gratuita e completamente aberta ao público...

A jornada espiritual de John Coltrane

Disponível no Netflix, longa conta como o músico venceu...

Hillary Clinton visita Faculdade Zumbi dos Palmares, em SP

  A secretária de Estado dos Estados Unidos,...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=