Intérprete de Luiz Felipe Scolari está preso após briga e ofensa racista

Por: JAMIL CHADE

O Bunyodkor, time do técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari, se envolveu em um incidente diplomático na quarta-feira. Marcelo – que é seu o tradutor – agrediu o quarto árbitro depois de ser ofendido por declarações de cunho racista, após jogo pela Liga dos Campeões Asiáticos. O intérprete está em Jedah, em uma delegacia, enquanto o Itamaraty e a Fifa já foram acionados.

 

A equipe usbeque enfrentou o Al Ittihad em uma partida disputada na Arábia Saudita. O intérprete reclamou ao final da partida de que o quarto árbitro não permitiu que um dos jogadores da equipe voltasse à campo, depois de ser atendido pela equipe médica. O assistente teria dito que não falaria com “macaco”.

 

Uma pancadaria, então, se sucedeu. Marcelo, que é Recife, deu um chute no árbitro assistente e teve de deixar o campo cercado por policiais. Foi levado para uma delegacia e passou a noite em uma sala sem cama, dormindo apenas sobre um tapete, enquanto o técnico brasileiro manteve o time no estádio.

 

Felipão se colocou na frente de seus jogadores e tentou parar a confusão, mandando o time ir para o vestiário.O atacante Denilson também reclamou bastante e gesticulou em direção aos policiais. Rivaldo não jogou. A ideia do técnico era a de não abandonar o intérprete, mas o visto dado pelos árabes terminava naquele mesmo dia e não foi renovado. O time foi obrigado a retornar ao Usbequistão.

 

Dois dirigentes do clube permaneceram em Jedah e a embaixada do Brasil em Riad explicou ao Estado, por telefone, que diplomatas já haviam sido despachados ao local para negociar a saída de Marcelo. Até o início da noite desta quinta (horário local), ele permanecia preso.

 

A rivalidade entre árabes e a população do Usbequistão é tradicional. Mas o jogo foi tenso também porque a equipe local precisaria vencer para tentar passar para a segunda fase da Liga. Com o empate, terão de vencer uma equipe do Irã em Teerã, algo considerado como impossível.

 

Fonte: Estadão

+ sobre o tema

Juíza manda prender cidadão negro e pobre por estar na calçada do fórum; veja vídeo

A juíza Yedda Christina Ching-san Filizzola, do Plantão Judiciário...

Jornal da Santa Sé denuncia racismo na Itália

Cidade do Vaticano, 12 jan (RV) - O jornal...

2015, o ano mais violento no Alemão desde a ocupação militar em 2010

O fotógrafo Betinho Casas Novas escreveu artigo para o...

Funcionária da Record dá carteirada e vai presa por racismo

BRASIL - Uma funcionária da Record no Rio Grande...

para lembrar

Autores de ataques a professor da Ufes são denunciados por crime de racismo

As ofensas racistas proferidas a um professor universitário do...

Rio acumula mortes por “balas perdidas” não investigadas

A designer Kathlen Romeu, morta aos 24 anos após ser atingida...

O negro na sociedade brasileira, por João Baptista Borges Pereira

Professor emérito da USP e professor pleno de Pós-Graduação...

Pais de jovens mortos ou desaparecidos relatam dramas

Mães e pais denunciam à Anistia Internacional uma série...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=