Jandira Feghali: Despolitização, não

Quando era bem pequena tinha uma curiosa mania junto à minha mãe. Na mesa da cozinha analisava seus meticulosos dedos separando com paciência os feijões do jantar. A refeição costumava ser maravilhosa, enchendo nosso lar de um aroma único. “É preciso separar os bons dos ruins para ser perfeito”, dizia saudosa e querida ao nos ver comendo.

Por Jandira Feghali*, no Jornal do Brasil

Não há sabedoria mais verdadeira do que o simbolismo de sua frase, floreada por nossos sonhos e vivências. E é por causa deste ensinamento que me pego muitas vezes indignada ao assistir uma crescente campanha contra a política, pautada por interesses do poder econômico, neo-liberais e de monopólios da informação. Todos veladamente a favor, acredite, da não-política.

Enquanto a desinformação cresce segregando grandes feitos da política, generalizando tudo e todos, em assembleias e no Congresso Nacional, faço um chamamento ao povo brasileiro contra a despolitização. Um momento em que é preciso renovarmos os laços democráticos entre povo e eleitos, cidadãos e seus anseios junto aos parlamentos regionais ou nacional.

De forma decisiva, e no bater do relógio, é momento de reforçarmos a política como instrumento popular, sem rejeitar nossa maior conquista democrática que é o voto livre. A chamada não é pela obrigatoriedade de uma caminho ou de outro, mas pela consciência de escolha e da importância dela nos rumos de sua comunidade. Que seja feita com plenitude.

Um famoso manifesto brasileiro, escrito pelo militante histórico do Partido Comunista do Brasil, Bernardo Jofilly, transversa uma verdade vestida em metáfora: “Toda noite tem aurora / E toda aurora tem seus galos / clarinando no escuro o dia por nascer”. O amanhecer é, realmente, um recomeço. É viver outras perspectivas e expectativas. Onde a possibilidade de um novo momento se faz repleto de esperança. Este momento é de esperança. E é a política que ditará as possibilidades.

Como dizia minha mãe, basta escolher o grão certo.

*Jandira Feghali é médica, deputada federal (PCdoB/RJ) e presidenta da Comissão de Cultura ds Câmara.

Fonte:Vermelho

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Quero o aconchego de uma República laica e nada mais

Por: Fátima Oliveira   Difícil escolher o que escrever. A semana...

Brasil intensifica relação com países africanos em 2013

A relação do Brasil com os países da África...

Sobre o ódio

Na democracia, pertencemos a uma comunidade política onde todos...

Há coragem para um novo pacto racial?

"É um momento histórico de unidade para derrubar Bolsonaro. Unidade...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=