Jogos africanos de Maputo-2011: começou contagem decrescente

Já estamos na contagem decrescente rumo aos X Jogos Africanos de Maputo-2011! Dentro de 350 dias – ontem eram 351 –, a capital moçambicana estará engalanada para receber a maior festa desportiva do continente e, já nessa perspectiva, a Praça da Independência acolheu ontem à noite uma cerimónia emblemática e que constituiu a reafirmação do país de organizar o evento. Tratou-se da apresentação do relógio de contagem regressiva, da mascote dos Jogos, denominada “Cojito”, do vinho oficial, assim como de canções alusivas ao acontecimento, actos que contaram com a presença do Presidente da República, Armando Guebuza.

Logo no início da cerimónia, os convidados se surpreenderam com a chegada das “nuvens”, através de uma grua, da actriz Lucrécia Paço, para declamar um poema inédito dedicado ao evento. Na sua forma peculiar, Lucrécia cativou os presentes com a sua voz penetrante, sob um fundo musical, dando as boas-vindas aos Jogos Africanos de Mapuito-2011 através de um incessante “hoyo-hoyo” e do “syavuma” inspirado no acervo poético de José Craveirinha.

Num ambiente vivo, interactivo e bastante alegre, vários números do nosso rico património cultural foram desfilando, tendo como denominador comum a festa desportiva que decorrerá entre nós de 3 a 18 de Setembro de 2011. São disso exemplo a dança xigubo interpretada com brasões representativos das modalidades que estarão em competição, assim como as canções saídas das conhecidas vozes de Gabriela, Dama do Bling, Simba, Delizy e Ildo Ferreira.

Mas o momento mais marcante foi a apresentação do “Cojito”, a mascote dos Jogos que, parafraseando o Ministro da Juventude e Desportos, Pedrito Caetano, mais do que um mero símbolo do evento, será, doravante, filho, irmão e amigo de cada moçambicano; marca indelével que fará parte do nosso quotidiano, nas cidades e vilas, nos bairros e nas comunidades, nas escolas e nos locais de trabalho, na rua e nas nossas casas, representando todo o mosaico moçambicano.

Falando na ocasião, o Ministro da Juventude Desportos disse que se tratava de um acontecimento particularmente importante e que seguramente ficará gravado nos anais da história da preparação e organização da Olimpíada continental, um evento de uma grandiosidade incomensurável e que os moçambicanos se orgulham de poder acolher.

“A contagem decrescente já começou de forma rigorosa. E hoje, com a apresentação ao país, ao continente e ao mundo da mascote e das canções dos Jogos, assim como do relógio de contagem regressiva, estamos a vincar a nossa determinação de fazer com que o evento não somente seja um sucesso do ponto de vista desportivo como também de organização e de hospitalidade que é apanágio do nosso maravilhoso povo”, referiu Pedrito Caetano.

Fonte: CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO DESPORTIVA DE MOÇAMBIQUE

+ sobre o tema

Seedorf deve estrear no domingo pelo Botafogo

Meia fará coletivo contra juniores nesta segunda e segue...

Com autores negros, biblioteca na quebrada aposta na subversão contra o racismo

Um levantamento do Centro de Estudos da Metrópole (CEM)...

Senado derruba portaria para “moralizar” lista de personalidades negras

O Senado aprovou nesta 4ª feira (9.dez.2020) projeto de...

para lembrar

spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...
-+=