Jornalista Luciana Barreto ganha prêmio ‘Sim à Igualdade Racial’

A jornalista Luciana Barreto, âncora da primeira edição do telejornal Repórter Brasil, da TV Brasil, recebeu o prêmio “Sim à Igualdade Racial”, concedido pelo Instituto Identidades Brasil, a personalidades que lutam pela igualdade racial.

Do Portal IMPRENSA

Foto:Divulgação/TV Brasil

A apresentadora foi premiada na categoria “Raça em Pauta”, em que concorreu com a jornalista da TV Globo, Fátima Bernardes, e com o diretor, dramaturgo e roteirista de cinema e televisão Elísio Lopes.

“A minha militância pessoal, que tem a ver com a minha história de vida e com a minha indignação diante dos números relacionados à população negra, está misturada com a possibilidade de denunciar isso todos os dias no jornalismo público”, declarou a jornalista.

Luciana trabalha na TV Brasil desde 2007 e participou das transmissões inaugurais da emissora. Em sua trajetória no canal, a jornalista cobriu diversas pautas sobre racismo e igualdade racial. Neste mês, ela conduziu a série de reportagens do seu telejornal il sobre 130 anos da abolição da escravatura.

Em novembro do ano passado, durante a Semana da Consciência Negra, a jornalista apresentou o especial Um Abraço Negro. Nele, recebeu personalidades para debater a situação dos afrodescendentes no país, destacar conquistas e reverenciar grandes expoentes.

Em 2016, a jornalista fez a abertura dos filmes da sessão Nossa Língua, faixa de documentários indicados pelas emissoras públicas dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). As produções traziam uma ampla visão contemporânea da diversidade cultural, social e política das nações de língua portuguesa no mundo.

As 12 categorias da premiação foram: Intelectualidade Negra; Projetos de Impacto; Inspiração; Educação e Oportunidades; Representatividade em Novos Formatos; Raça em Pauta; Música; Produção Cultural; Comprometimento Racial; Lideranças Negras; Liderança e Influência; e GPTW – Great Place to Work.

 

+ sobre o tema

Federação dos direitos humanos apresenta relatório de violações

Por Diulia A Federação Internacional de Direitos Humanos...

Documentário brasileiro Sem Pena discute a questão das prisões nacionais

Filme foi eleito o melhor pelo júri popular no...

Duas histórias, faça sua escolha

No caderno dedicado a sua reforma gráfica, no último...

Negros com hipertensão têm mais dificuldade em tratar a doença do que brancos, aponta Unicamp

Resultado alcançado nos EUA condiz com realidade brasileira, diz...

para lembrar

100 Livros para Inspirar o Jornalismo

  Leonardo Sakamoto Respondendo a uma leitora receosa...

Chamado de ‘racista’, Feliciano manda prender manifestantes e provoca confusão com a polícia

Colegas abraçam acusado de xingamento, tentam impedir prisão, e...

Concursos abrem inscrições para 3.723 vagas nesta segunda-feira

Entre os órgãos estão Ministério da Saúde e...

O mito da imprensa democrática

É certo que a justificativa moral da atividade jornalística...
spot_imgspot_img

Respeitar o descanso causa mudança radical, diz Tricia Hersey, a ‘Bispa do Cochilo’

Depois de seis anos à frente do "Ministério do Cochilo", um mix de movimento cultural com arte performática criado por ela, que se autointitula...

Em seminário paralelo do G20, organizações convocam bancos a discutir programa efetivo no empoderamento de afrodescendentes

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Geledés – Instituto da Mulher Negra, ONU Mulheres, Civil 20 (C20) e Women 20 (W20), ao lado...

Candidatos do CNU podem acessar nesta terça cartões de resposta

A partir desta terça-feira (10) serão disponibilizadas para quase 1 milhão de candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) as imagens dos cartões de resposta....
-+=