Líder de luta das domésticas receberá título de doutora honoris causa

Creuza Oliveira é presidente de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas e receberá honraria da Universidade Federal da Bahia

Uma das pioneiras da luta das trabalhadoras domésticas no Brasil, a sindicalista e ativista Creuza Oliveira vai receber o título de doutora honoris causa concedido pela UFBA (Universidade Federal da Bahia).

O título foi proposto pelas professoras Elisabete Aparecida Pinto, Marina Silva e Patrícia Zucoloto, do Instituto de Psicologia, e aprovado em 29 de junho pelo Conselho Universitário da UFBA.

Baiana de Santo Amaro, cidade do Recôncavo baiano, Creuza Oliveira é uma das mais importantes líderes da luta pelas trabalhadoras domésticas e presidente de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas.

Foi protagonista na luta pela aprovação em 2013 da PEC das Domésticas, a Proposta de Emenda Constitucional que garantiu às trabalhadoras domésticas direitos trabalhistas semelhantes ao de outras profissões. Também se destacou pela militância no movimento negro, em defesa dos direitos das mulheres e contra a exploração do trabalho infantil.

“Esse título não é só meu, é um título merecido por toda a categoria. A luta das domésticas tem mais de 80 anos de organização sindical e teve a participação de muitas pessoas. É importante reconhecer e dar visibilidade a essa história”, afirmou Creuza em entrevista à Folha.

Em nota, a UFBA classificou a honraria como marco da história do Instituto de Psicologia e “uma importante expressão do nosso projeto de unidade acadêmica comprometida e em diálogo permanente com a vida social e com riqueza de saberes que a diversidade humana tem a nos ensinar.”

Creuza Oliveira começou a trabalhar como empregada doméstica em Santo Amaro, aos 9 anos, para ajudar no sustento da família. Mudou-se para Salvador, aos 14 anos, continuou sua trajetória trabalhando em casas de famílias e, aos poucos, engajou-se na luta pelos direitos da categoria.

Nos anos 1980, aos 28 anos, passou a integrar um grupo de pessoas que se reuniam para discutir os direitos dos trabalhadores domésticos, duas vezes por mês.

Um ano depois, em 1986, fundou a Associação das Empregadas Domésticas da Bahia. Quatro anos depois, ajudou a fundar e foi a primeira presidente do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia.

Em Salvador, ajudou a idealizar a construção do Conjunto Habitacional 27 de abril, no bairro do Doron, inaugurado em 2012. O condomínio é composto por quatro prédios, uma creche e exclusivo para trabalhadoras domésticas.

Em julho deste ano, Creuza Oliveira também recebeu a comenda da Ordem Dois de Julho, principal honraria do Governo da Bahia. A medalha homenageia personalidades que se destacaram na garantia das liberdades públicas e foi parte das comemorações pelos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia.

+ sobre o tema

As mulheres que cultivam mandioca no Suriname para vendê-la nos Países Baixos

Tania Liew-A-Soe é a presidenta e fundadora da cooperativa...

O reflexo da Malungagem na teoria Interseccional: diálogos de uma mulher negra no 08 de março

As narrativas que acompanham o surgimento do Dia Internacional...

Naná Sodré, uma força cênica. Conheça a trajetória da atriz

Atriz celebra 20 anos de carreira e colhe frutos...

Jornal italiano publica HQ sobre Marielle Franco

No último dia 30 de março, o jornal italiano Il...

para lembrar

10 anos da morte de Alyne da Silva Pimentel

Dia, 16 de novembro, completaram exatos dez anos da...

Diversus consultoria dará 5 bolsas de estudo em desenho para pessoas trans

A Diversus, criada em 2016, é uma empresa de consultoria...

Por que eu, mulher negra da quebrada, quero ser vereadora

Colaborou Juliana Martins, especial para o blog MULHERIAS. Dados da...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=