Luiza Trajano dá receita do sucesso: inovar com simplicidade

 

Luiza Trajano começou a trabalhar na loja da tia aos 12 anos e transformou o Magazine Luiza em uma potência do varejo brasileiro/ Foto: Divulgação

O Caixeiro-viajante Pelegrino José Donato conheceu a balconista Luiza Trajano nos anos 1950. Os dois se casaram e compraram uma loja de móveis e eletrodomésticos chamada A Cristaleira na cidade de Franca, no interior de São Paulo. Com tino comercial apurado, dona Luiza promoveu um concurso de rádio para escolher um nome para rebatizar o estabelecimento. O escolhido foi: Magazine Luiza.

A loja se diferenciava das demais pelo atendimento e sua proprietária, Luiza, supervisionava as vendas e cuidava pessoalmente da pesquisa de mercado. Sua sobrinha, Luiza Helena Trajano, herdou não só o nome, mas também a visão de negócios da tia. Aos 12 anos, a menina começou a trabalhar como balconista na loja da família durante as férias e hoje é considerada uma das pessoas mais poderosas do país. A lista de prêmios tanto para a executiva, quanto para a rede é extensa.

Arrojada sem perder a simplicidade, Luiza Helena Trajano cuida da empresa como uma pequena empresária: conhece seus funcionários e conversa com seus clientes no dia a dia. Democrática, descentralizou o poder e transformou seus gerentes de loja em empreendedores. O respeito aos empregados e as decisões inovadoras são suas marcas registradas. Graças à sua ousadia, o Magazine Luiza foi uma das primeiras redes de varejo a abrir lojas virtuais no Brasil. A primeira Loja Eletrônica Luiza foi lançada em 1992, em uma época em que o acesso à internet ainda era bastante limitado no país.

De lá para cá, Luiza continuou a realizar ações ousadas e de impacto, como o lançamento simultâneo de 44 lojas na Grande São Paulo, em 2008. A empresária, aliás, não se contentou só com o mercado paulista e hoje o Magazine Luiza tem filiais espalhadas por Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Precisa e didática, Luiza compartilha sua visão de gestão e dá conselhos para quem quer “sair do seu quadrado” e inovar nos negócios.

A senhora trabalha na empresa desde os 12 anos e passou por várias funções. O empresário deve buscar conhecer seu negócio a fundo e desempenhar diversas funções para melhor administrá-lo?
É essencial conhecer bem o seu negócio. Não precisa necessariamente vivenciar todos os setores como ocorreu comigo, mas sim saber como eles funcionam. Escolher bem os líderes de cada setor e manter o diálogo sempre aberto, de forma que todos os colaboradores, independente de sua função, se sintam à vontade para dar sugestões.

Como é possível fazer a comunicação olho no olho de maneira eficaz?
Essa é uma das características do “Jeito Luiza de Ser”, que é como chamamos nossas diretrizes dentro da empresa. Nossos colaboradores são incentivados pelas lideranças a comunicar-se pessoalmente com seus pares e líderes, promovendo, assim, maior integração entre as equipes. Para que isso funcione, é preciso realmente colocar na prática o que incentivamos. Para se ter uma ideia, desde 1991, quando este conceito de “política de portas abertas” era novidade, nós derrubamos todas as paredes do escritório central e integramos todos os departamentos em um único espaço.

Como incentivar o empreendedorismo do funcionário para que ele se sinta parte da empresa?
Nossos gerentes de loja são verdadeiros empreendedores e respondem por praticamente tudo na loja. É como se fosse dele. Para isso, além de darmos todo o suporte, treinamento e assessoria necessária, possuímos diversas formas de remuneração e benefícios que incentivem o gerente e sua equipe a inovar e sentir a importância de sua contribuição para o sucesso da sua unidade.

O Magazine Luiza sempre está na lista das melhores empresas para trabalhar. Qual é a receita?
Novamente afirmo que é colocar em prática aquilo que a nos propusemos. Está no DNA do Magazine Luiza a valorização do ser humano e a empresa sempre busca dar suporte para a melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores, capacitação técnica e meios para evolução pessoal para que todos tenham uma visão de mundo mais ampliada. Esse é o nosso principal diferencial e acredito que é justamente por isso que estamos há 16 anos consecutivos na lista das melhores empresas para se trabalhar do Instituto Great Place to Work.

Qual é o segredo para cativar os clientes das classes C e D?
Nós sempre atuamos junto às classes C e D por meio de lojas tradicionais, de rua. Em primeiro lugar, para cativar o cliente, seja ele de qualquer classe, é primordial atentar para o atendimento, daí o nosso slogan “vem ser feliz”. Queremos que, independente da classe social, nossos clientes tenham experiências memoráveis em nossas lojas. É preciso ser honesto com o cliente, passar credibilidade e, é claro, oferecer produtos de qualidade, bom preço e opções de crédito.

Quais conselhos a senhora daria para um empresário que está começando?
Eu diria que é importante buscar novos conhecimentos, tentar se aprimorar sempre, buscar inovação, enfim, que cada um saia de seu “quadrado” e nunca se acomode. Também é preciso estar sempre atento ao fluxo de caixa. Falta de lucro não quebra uma empresa, mas erro no fluxo de caixa pode  derrubar qualquer companhia.

Fonte: Terra 

+ sobre o tema

Edital das bolsas de reportagem AzMina 2017

Quer fazer jornalismo feminista investigativo? As inscrições pro concurso...

Luiza Bairros defende cota para negros em todas pastas

A nova ministra da Secretaria de Políticas de Promoção...

Comissão receberá denúncias contra violação de direitos humanos na internet

O representante da associação civil SaferNet, Rodrigo Nejm,...

Médicos cubanos dão lição de humanismo no interior do Pará

  Miguel do Rosário,   Essa reportagem da...

para lembrar

Terror contra os povos indígenas do Ceará

No dia 11 de outubro de 2014, o Povo...

Moçambicana lança rap pelos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Não deixe ninguém para trás, ou “Leave no one...

Grito dos Excluídos protesta contra retirada de direitos sociais e trabalhistas

Economista destaca que ato é um "alerta" para o...

Como a mudança climática afeta as pessoas vivendo com HIV

Em meio à Cúpula de Ação Climática das Nações...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=