Massa óssea é maior nas crianças brancas do que nas negras

Fonte: Uol

Por GABRIELA CUPANI

 

Fatores ambientais, e não genéticos, respondem pela diferença encontrada entre brancos e negros

 

Uma pesquisa feita na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) revelou que, ao contrário do que sugerem outros dados de literatura médica, as crianças brancas apresentam maior massa óssea do que as negras. Os autores avaliaram 1.356 estudantes com idade entre seis e 11 anos.
O estudo foi feito em duas cidades do oeste paranaense com características de ocupação diferentes: Céu Azul, onde houve forte imigração de descendentes de alemães e italianos, e Vera Cruz do Oeste, que recebeu mais negros e descendentes de escravos. As duas populações têm pouca miscigenação, o que permitiu avaliar aspectos socioeconômicos e raciais.

 

Qualidade e quantidade
Para chegar aos resultados, os pesquisadores usaram exames de ultrassonografia das falanges, técnica relativamente recente, além de avaliar dados como peso, estatura e índice de massa corporal das crianças.
“Esse método avalia quantidade e qualidade da massa óssea”, diz o professor de educação física Roberto Régis Ribeiro, autor do estudo. Segundo ele, os resultados vão ajudar a construir curvas de normalidade de crescimento ósseo mais compatíveis com a realidade brasileira -atualmente as curvas usadas como referência são as europeias.
Segundo Ribeiro, as diferenças encontradas entre crianças negras e brancas se devem provavelmente a fatores ambientais, e não genéticos. “O nível socioeconômico foi mais baixo nas famílias negras, o que pode levar à falta de alimentação adequada”, diz.
Em comparação com as crianças europeias, a quantidade de massa óssea das brasileiras foi inferior à das polonesas e similar à das italianas.
Esse tipo de estudo é uma forma de monitorar o crescimento e o estado nutricional das crianças, diz o autor. Com os resultados, é possível detectar a ausência de nutrientes essenciais e combater o surgimento da osteoporose.
“A partir dos valores de referência, é possível implantar medidas de prevenção, como alimentação adequada e atividade física, para que a pessoa atinja todo o seu potencial de massa óssea”, diz ele. A prevenção da osteoporose depende da massa óssea adquirida na infância e na juventude.

Matéria original: Massa óssea é maior nas crianças brancas do que nas negras

+ sobre o tema

Entidades do Movimento Negro se reúnem para debater calendário de lutas

Por: Lívia Francez   Diversas entidades e organizações...

Evangélicos tentam invadir terreiro em Olinda

Vídeo que mostra grupo evangélico tentando invadir terreiro em...

Militantes apontam racismo como um obstáculo para prevenção e tratamento da aids

Os militantes pelos direitos da população negra organizaram...

Livro infantil apresenta a história dos afrodescendentes em Salto

Obra é de autoria da escritora Katia Auvray. ...

para lembrar

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da afirmação indígena é o Rio Yrurí – rio que treme –, atual rio Madeira, e...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=