Entidades do Movimento Negro se reúnem para debater calendário de lutas

Por: Lívia Francez

 

Diversas entidades e organizações do Movimento Negro no Estado se reuniram no sábado (26) em assembleia para debater propostas e políticas de promoção da igualdade racial no Estado. O evento já é considerado um marco na luta por igualdade, já que as entidades puderam discutir e referendar propostas formuladas que podem integrar o conjunto de leis capixaba. Além disso, as assembleias periódicas podem garantir a unidade entre as entidades que compõem o Movimento Negro no Estado e intensificar a luta contra o racismo no Estado.

A primeira mesa de debate do encontro teve o tema “Análise de conjuntura e o processo de institucionalização das Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Espírito Santo” e nela foram apresentadas as propostas defendidas pelo Movimento Negro no Grupo de Trabalho (GT) criado pelo governador Renato Casagrande para o diálogo em torno de políticas de enfrentamento à desigualdade racial.

As entidades presentes no encontro referendaram as propostas de criação da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Estadual da População Negra e se comprometeram com a mobilização em torno da defesa dessas propostas.

A segunda mesa debateu a “Organização e Calendário de lutas Unificado do Movimento Negro do Espírito Santo” e apurou a necessidade de garantir a unidade do Movimento e manter a mobilização das entidades no fortalecimento da luta contra o racismo no Estado.

Ao fim da mesa de debater foi lançado um plano de lutas, que contempla as principais bandeiras do Movimento Negro no Estado, dentre elas a defesa das cotas raciais na Ufes, dos territórios quilombolas, da diversidade religiosa, do enfrentamento da violência contra a mulher negra e da implementação da Lei Federal 10.639/03, contra o extermínio da juventude negra.

 

 

Fonte: Seculo Diário

+ sobre o tema

Bebê morre durante parto e família acusa médica de negligência em Mangaratiba, no Rio

Segundo mãe da criança, obstetra falava ao celular durante...

Amazônia: mulheres negras protagonizam a luta popular

O capitalismo patriarcal e machista é um dos indicativos...

Unegro promove campanha publicitária de combate ao racismo

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) completou...

Se Eike Batista tivesse ouvido a dona Laurinda – Por: Fernanda Pompeu

Leio que Detroit, a cidade que aprendemos a...

para lembrar

spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=