Ministro da Secretaria de Direitos Humanos diz que ECA nunca foi cumprido integralmente no Brasil

Paulo Vannuchi diz que saúde, educação são temas que devem ser priorizados no ECA

 

Nesta terça-feira (13), dia em que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) completa 20 anos de vigência, o ministro da SEDH (Secretaria Especial de Direitos Humanos), Paulo Vannuchi, afirmou que a lei nunca foi integralmente cumprida no país.

 

Ao participar do programa de rádio Bom Dia, Ministro – produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República – Vannuchi lembrou que o país se prepara para sediar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Segundo ele, esses eventos devem funcionar como uma espécie de prazo para que problemas como a exploração sexual de crianças e adolescentes, além do trabalho infantil, sejam combatidos.

– Temos que aproveitar esse momento positivo do Brasil com um sistema que dê inteiramente conta desse desafio. O ECA previu essa grande engenharia e, para saber o que se passa com a criança e o adolescente, temos que ter braços em cada município.

 

De acordo com o ministro, a exigência de que cada cidade tenha, no mínimo, um conselho tutelar “agiliza e alivia” a sobrecarga de trabalho no Poder Judiciário. Atualmente, 98% dos municípios brasileiros contam com a estrutura que precisa ter, pelo menos, cinco funcionários.

– O ECA é muito forte na ideia da municipalização. A criança tem que ser tratada pela sua cidade: o prefeito, a câmara de vereadores, a igreja, as escolas; com o governo federal apoiando.

Para Vannuchi, quatro temas devem ser priorizados para um melhor cumprimento do ECA: saúde, educação, assistência social e justiça.

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

O papa Francisco visita a tenda da cafunagem

sigo minha peregrinação internacional a divulgar minha doutrina. a...

Tribunal confirma condenação da M.Officer por escravidão

Empresa pode ser banida do estado de São Paulo...

Edson Cardoso fala da imprensa negra e da luta pela consciência negra

Dentro da ideologia vigente, que oculta as desigualdades raciais,...

para lembrar

Oportunidades de trabalho

Gestor de Projeto CNDA O CNDA -...

Sete em 10 mulheres descobrem câncer de ovário ‘tarde demais’

Histórico familiar e obesidade estão entre os fatores de...

Regina Casé, a Globo e a suposta denúncia da violência policial

A mãe de DG foi ao Esquenta, mas não...

Milícias já superam facções no Rio, diz estudo

Fonte: Yahoo! Notícias -   As milícias já...
spot_imgspot_img

Em seminário paralelo do G20, organizações convocam bancos a discutir programa efetivo no empoderamento de afrodescendentes

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Geledés – Instituto da Mulher Negra, ONU Mulheres, Civil 20 (C20) e Women 20 (W20), ao lado...

Candidatos do CNU podem acessar nesta terça cartões de resposta

A partir desta terça-feira (10) serão disponibilizadas para quase 1 milhão de candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) as imagens dos cartões de resposta....

Empoderamento econômico negro aumentaria PIB, apontam especialistas

O Brasil poderia ter economia 30% maior se fosse menos desigual e se os negros, que representam 52% da população, tivessem as mesmas oportunidades...
-+=