Morre aos 88 anos Bill Russell, 11 vezes campeão da NBA e ídolo dos Celtics

Enviado por / FonteDo UOL

Lenda do Boston Celtics, o ex-jogador de basquete Bill Russel morreu hoje (31), nos Estados Unidos, aos 88 anos de idade. O anúncio da morte foi publicado no perfil do 11 vezes campeão da NBA nas redes sociais.

“É com o coração muito pesado que queremos informar a todos os amigos, fãs e seguidores de Bill”, introduziu o comunicado. “Bill Russell, o vencedor mais polífico da história dos esportes norte-americanos, morreu em paz hoje aos 88 anos, com sua esposa, Jeaninne, ao seu lado”, continuou.

“Os preparativos para seu memorial serão anunciados em breve”, seguiu a nota, listando os feitos da lenda em sua carreira.

Antes de chegar na NBA, o ex-pivô foi duas vezes campeão no colegial e também da NCAA, associação de esporte universitário. Na NBA, Russell defendeu as cores do Boston Celtics durante as 13 temporadas que passou na liga.

Ele levou a franquia a 12 finais e venceu 11 títulos, sendo oito conquistas consecutivas. O ex-jogador também foi eleito 5 vezes MVP (‘Most Valuable Player’).Depois da aposentadoria, ele ainda se tornou o primeiro negro a comandar uma equipe profissional na história dos EUA.

Além de ser o atleta mais vitorioso da liga, Bill Russell foi um grande ativista fora das quadras por décadas. Ele chegou a boicotar uma partida em 1961 para protestar contra “a discriminação tolerada por tempo demais”. Em 2010, o histórico camisa 6 dos Celtics recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade por sua atuação.

A NBA, por meio de seu comissário Adam Silver, prestou homenagem ao ex-pivô. “Bill Russel foi o maior campeão de todos os esportes coletivos”, iniciou o comunicado.

“Ele representou algo muito maior do que os esportes: os valores de igualdade, respeito e inclusão que ele estampou no DNA de nossa liga”, apontou a nota do comissário. Silver encerra afirmando que a influência de Bill na NBA “será sentida para sempre”.

+ sobre o tema

Morreu no sábado, aos 78 anos, o sociólogo José Maria Nunes Pereira

Um dos maiores expoentes no Brasil dos estudos sobre...

O sepultamento de Luiza Bairros será na próxima 5ª feira 14 de julho as 15h

O sepultamento de Luiza Bairros será na próxima 5a....

Como Dona Ivone Lara se afirmou, “pisando devagarinho”, no mundo masculino do samba

Se até hoje contam-se nos dedos as mulheres que...

Morre John Lewis, emblemático ativista dos direitos civis nos EUA

John Lewis, defensor dos direitos civis que marchou com...

para lembrar

Astros da NBA inauguram quadra em comunidade

O Rio recebe, nesta semana, três lenda da...

Isaiah Thomas dá suporte a WNBA: ‘Se você não respeita o basquete feminino, você é uma piada, cara’

Parece que o basquete feminino dos Estados Unidos está tomando...

O esporte goleia o racismo

Enfim, o racismo sofre uma derrota dessas de mudar...

Kobe Bryant e LeBron James virão ao Brasil durante a Copa do Mundo

Astros da NBA participarão de evento no Armazém 6...
spot_imgspot_img

Nono maior pontuador da NBA, Carmelo Anthony anuncia aposentadoria

O nono maior artilheiro da história da NBA, Carmelo Anthony, anunciou a aposentadoria do basquete após 19 temporadas. Aos 38 anos, o jogador publicou...

Nem LeBron James: veja lista de recordes “impossíveis” de bater na NBA

LeBron James se tornou o maior pontuador da história da NBA (em temporadas regulares) na última terça-feira, ao deixar para trás o lendário Kareem...

LeBron James recebe homenagem do Google por quebrar recorde de pontos na NBA

O Google realizou uma homenagem ao jogador de basquete LeBron James na última terça-feira (7) em razão do atleta ter batido um recorde importante na NBA. Nesse sentido, ele...
-+=