Morreu o maestro James DePreist, um dos primeiros afro-americanos a dirigir orquestras

O maestro James DePreist, de 76 anos, morreu sexta-feira na sua casa, em Scottsdale, nos Estados Unidos, devido a complicações surgidas depois de um ataque cardíaco em Março de 2012, confirmou o seu agente. Nascido em Filadélfia em 1936, viria ainda cedo a afirmar-se como maestro de orquestras de alto nível, algo que ainda hoje é uma raridade para um afro-americano.

Outra raridade era o facto de dirigir as orquestras a partir de uma cadeira de rodas motorizada, mantendo-se uma figura imponente quando em palco com a Filarmónica de Nova Iorque ou com a Sinfónica do Oregon, ou ainda na companhia dos estudantes da Juilliard School, onde foi o director dos estudos para maestros e orquestras durante sete anos.

Paralisado das duas pernas devido à poliomielite contraída em 1962, viria dois anos mais tarde a ganhar a medalha de ouro num concurso internacional de maestro de orquestras e em 1965 tornou-se assistente de maestro na Filarmónica de Nova Iorque. Apesar de ser visto como um modelo pelos afro-americanos, tinha relutância em ser olhado dessa forma. Preferia ser reconhecido apenas pelas suas competências artísticas.

Foi o director musical da Sinfónica do Oregon entre 1980 e 2003, transformando-a numa referência nacional em termos de orquestras. Também dirigiu orquestras em Tóquio, no Quebeque, Monte Carlo ou em Malmö, na Suécia, tendo uma carreira internacional de prestígio.

Em 2005, o então Presidente George W. Bush atribuiu-lhe a Medalha Nacional das Artes, tendo sido agraciado também várias vezes com doutoramentos honoris causa em países tão diferentes como a Finlândia ou o Japão.

 

Fonte: Publico PT

+ sobre o tema

Olimpíadas 2012: Etíope vence maratona e registra novo recorde

A etíope Tiki Gelana conquistou neste domingo a medalha...

Grupo protesta em Brasília contra preconceito a religiões africanas

Cerca de 400 praticantes de religiões afro-brasileiras protestaram na...

para lembrar

Edição de abril da Vogue russa é dedicada a top Naomi Campbell

A Edição de abril da Vogue russa será inteirinha...

Luiz Gama: o nosso Solomon Northup

Na História do Brasil, quando estudamos a abolição, geralmente...

Recife: Mostra festeja 83 anos do Maracatu Almirante do Forte no Recife

Para comemorar os 83 anos do Maracatu Nação Almirante...

Mercado de cosméticos ainda está em falta com a pele negra

A variedade da pele negra é enorme, mas o...
spot_imgspot_img

Sociedade Protetora dos Desvalidos completa 192 anos com desafio de manter legado

A última semana foi de celebração aos 192 anos da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), em Salvador. A mais tradicional organização civil antirracista brasileira se...

Mais de 700 obras de arte afro-brasileiras serão repatriadas dos EUA para o Muncab, de Salvador, em 2025

José Adário tinha 11 anos quando, no final dos anos 1950, começou a aprender com um mestre o ofício ao qual dedicou sua vida...

Lenna Bahule apresenta novo EP no Sesc Bom Retiro nos dias 04 e 05 de outubro

A cantora e compositora moçambicana Lenna Bahule faz show de lançamento do EP Nadawi, segundo capítulo da trilogia sonora Kumlango. O público de São Paulo vai...
-+=