Morreu o maestro James DePreist, um dos primeiros afro-americanos a dirigir orquestras

O maestro James DePreist, de 76 anos, morreu sexta-feira na sua casa, em Scottsdale, nos Estados Unidos, devido a complicações surgidas depois de um ataque cardíaco em Março de 2012, confirmou o seu agente. Nascido em Filadélfia em 1936, viria ainda cedo a afirmar-se como maestro de orquestras de alto nível, algo que ainda hoje é uma raridade para um afro-americano.

Outra raridade era o facto de dirigir as orquestras a partir de uma cadeira de rodas motorizada, mantendo-se uma figura imponente quando em palco com a Filarmónica de Nova Iorque ou com a Sinfónica do Oregon, ou ainda na companhia dos estudantes da Juilliard School, onde foi o director dos estudos para maestros e orquestras durante sete anos.

Paralisado das duas pernas devido à poliomielite contraída em 1962, viria dois anos mais tarde a ganhar a medalha de ouro num concurso internacional de maestro de orquestras e em 1965 tornou-se assistente de maestro na Filarmónica de Nova Iorque. Apesar de ser visto como um modelo pelos afro-americanos, tinha relutância em ser olhado dessa forma. Preferia ser reconhecido apenas pelas suas competências artísticas.

Foi o director musical da Sinfónica do Oregon entre 1980 e 2003, transformando-a numa referência nacional em termos de orquestras. Também dirigiu orquestras em Tóquio, no Quebeque, Monte Carlo ou em Malmö, na Suécia, tendo uma carreira internacional de prestígio.

Em 2005, o então Presidente George W. Bush atribuiu-lhe a Medalha Nacional das Artes, tendo sido agraciado também várias vezes com doutoramentos honoris causa em países tão diferentes como a Finlândia ou o Japão.

 

Fonte: Publico PT

+ sobre o tema

Ingressos para show de Beyoncé em Salvador esgotam em duas horas

O primeiro lote de ingressos para o shows de...

Cia. Os Crespos pesquisa levantes negros em “De Brasa e Pólvora”

Espetáculo será apresentado nas ruas de São Paulo de...

Cinema Nosso promove atividade para campanha ‘21 Dias de Ativismo Contra o Racismo’

Criado há vinte anos com propósito de promover a...

Serena chora ao encerrar longo boicote a torneio por racismo

Serena Williams se emocionou após 14 anos de boicote...

para lembrar

Cala boca, Danny Glover

Danny Glover, 66, astro de "Máquina Mortífera" e "Ensaio...

Haiti Muda a Face do Mundo

Marco Aurélio Luz*   Depois que o reino...

Democracia racial: mito ou realidade?

Sem a escravidão a estrutura econômica brasileira não teria...

Milton Nascimento anuncia despedida dos palcos com turnê em 2022

O cantor e compositor Milton Nascimento anunciou de maneira sutil e...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=